NOVA AURORA

PARANÁ

Estado vai instalar mais 255 academias e 110 parques adaptados em diversas cidades

Publicado em

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria do Esporte, vai instalar neste ano mais academias ao ar livre e parques adaptados para pessoas com deficiência, projetos que ofertam atividades físicas gratuitas à população. A previsão é instalar mais 255 academias ao ar livre em 123 municípios. Com isso, chegará a 267 o número de cidades beneficiadas, somando 564 unidades disponibilizadas em praças e outros espaços públicos de fácil acesso.

Podem usufruir das academias pessoas de qualquer idade, desde que com condições físicas para se exercitarem. Cada unidade é composta por dez equipamentos e uma placa com orientações sobre como usar cada um deles, de forma correta e com segurança.

Também está prevista a implantação de 110 parques adaptados para pessoas com deficiências em 68 municípios. Atualmente o projeto está instalado em seis municípios. Os parques adaptados são compostos por equipamentos inclusivos: carrossel cadeirante, gangorra, balanço frontal triplo cadeirante, balanço duplo (cadeirante mais nylon) e vai-e-vem cadeirante.

“São iniciativas que democratizam o acesso da população a atividades físicas com apoio de equipamentos básicos”, afirma Igor da Costa Durand, chefe do setor de demandas da Paraná Esporte.

A instalação de academias ao ar livre e parques adaptados faz parte do portfólio da Secretaria do Esporte para o programa Paraná Mais Cidades, desenvolvido pelo Governo do Estado em parceria com a Assembleia Legislativa. O programa atende as demandas dos municípios apontadas pelos deputados estaduais.

Leia Também:  Reta final: obra de duplicação da BR-277 em Cascavel se aproxima de 80%

A Secretaria do Esporte programa, ainda, uma nova distribuição de materiais esportivos para apoiar as atividades desenvolvidas nas cidades para a população em geral. As entregas envolvem materiais para todas as modalidades esportivas, como coletes, apitos, redes e colchonetes. Os conjuntos são organizados de acordo com a demanda apresentada pelas prefeituras.

ACADEMIA GRATUITA – Em Curitiba, a Paraná Esporte também tem uma academia gratuita, exclusiva para mulheres a partir de 55 anos e homens a partir de 60. Criada em 1994, o projeto atende atualmente mais de 160 alunos. As atividades acontecem de segunda a quinta-feira, de manhã e à tarde.

Rafael Ferreira de Oliveira, professor da academia, diz que inicialmente o projeto era destinado apenas a pessoas da Capital, mas com o tempo foi ganhando maior abrangência e hoje atende pessoas de cidades mais afastadas. “Como estamos falando da melhor idade, a gente fala de esporte para vida toda, então, é uma atividade física relacionada à saúde que traz muitos benefícios”, afirma.

O professor também explica que as atividades são pensadas para atender a individualidade de cada aluno, respeitando suas limitações. “A gente conta com idosos que têm diversas doenças e cirurgias no currículo, então, com o uso da musculação fazemos um trabalho que traga fortalecimento e mobilidade para a vida funcional dessas pessoas”, finaliza.

Leia Também:  Rondônia amplia prazo de plantio da soja até 20 de janeiro

A aluna Maria Antonia Erthal de Souza, de 71 anos, conta que pratica atividades na academia há mais de 20 anos e atualmente frequenta a turma de segundas e quartas. “Eu devo muito a esse espaço. Antes eu tinha muitas dores e depois que comecei a fazer atividade física melhorei bastante, nunca mais precisei tomar remédio pra dor”, completa.

Outro aluno da academia é Osni Leonel Alves, de 76 anos, que também frequenta o espaço há mais de 20 anos e conta sobre como o projeto o ajuda de diferentes formas. “É uma terapia muito boa, não só muscular como também mental, me sinto bem junto com o grupo e gosto de interagir”, diz. “As pessoas de mais idade têm essa necessidade de permanecer com o corpo em atividade”.

Em breve a academia irá ganhar uma área voltada para a medicina esportiva. Segundo a Secretaria, o atendimento será destinado a atletas que não têm condição financeira e também para a produção de estudos sobre evolução e desenvolvimento do esporte.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia

Published

on

By

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos específicos na área voltada para alunos desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio ou Ensino Médio Técnico das redes públicas e privadas de todo o País.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online pelo site www.obict.com.br/ ou pelo aplicativo Olímpico, disponível para os sistemas iOS e Android, até o dia 14 de abril, às 22h. As inscrições podem ser feitas pelos professores responsáveis das instituições de ensino, quanto de forma avulsa pelos alunos interessados.

Na primeira edição da Obict, o Paraná já demonstrou ser uma potência na competição. Além de ser o Estado com mais inscritos em todo o País (3.118 de 36.500 alunos), três estudantes do município de Borrazópolis, no Vale do Ivaí, conquistaram medalhas de ouro.

Para o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o Paraná tem todos os recursos para se destacar novamente na segunda edição da Olimpíada. “Vamos fazer um trabalho muito forte em conjunto com outras secretarias, principalmente a de Educação, para que nossos alunos participem ativamente da competição e que neste ano possam ter ainda mais alunos sendo premiados”.

Leia Também:  Ano novo, sorte nova? Nota Paraná realiza primeiro sorteio de 2023 nesta segunda-feira

Os medalhistas de ouro, Gabriel Telles, João Paulo Machado Filho e Kauê dos Santos, cursam o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual José de Anchieta, mas foram premiados na categoria Ensino Fundamental, pelo desempenho nas provas aplicadas em 2024, quando então estavam matriculados na Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, também em Borrazópolis.

“Os estudantes paranaenses têm se destacado em competições como a Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia, e isso é fruto de um trabalho contínuo direcionado à inovação e à inclusão de componentes curriculares como programação e robótica nas escolas paranaenses. Você que é estudante da rede estadual, inscreva-se na olimpíada, e você, professor, incentive seus estudantes a participarem. Vamos, juntos, mostrar a qualidade da educação paranaense para todo o Brasil”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

COMO FUNCIONA – A Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia será dividida em quatro fases, sendo as duas primeiras de forma online e as duas últimas, presenciais. A primeira fase é a online e acontece entre os dias 2 e 14 de abril, com uma prova que utiliza recursos multimídia e com possibilidade de consulta. A segunda está prevista para entre os dias 21 e 27 de abril, também no formato online, mas sem possibilidade de consulta.

Leia Também:  Estado investe R$ 51,3 milhões na pavimentação de rodovia entre Assis Chateaubriand e Toledo

A terceira etapa, marcada para 30 de maio, será presencial e aplicada em diversos polos ao redor do Brasil. A quarta e última fase também acontece de forma presencial, com data e local a serem divulgados pela organização da competição.

São quatro categorias: Júnior, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Sênior, para alunos do Ensino Médio e Técnico; a categoria livre, aberta para adultos e familiares acompanharem e incentivarem os jovens, e por fim a categoria para estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, novidade da segunda edição da Obict.

A inclusão da nova categoria visa estimular desde cedo o interesse de crianças pelos estudos em ciência, tecnologia e inovação, além do espírito competitivo. Todos os alunos inscritos recebem certificados de participação, e os melhores colocados recebem uma medalha exclusiva ao final da competição.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA