NOVA AURORA

PARANÁ

Estado vai apresentar atrativos turísticos de três regiões a 100 agentes de viagens

Publicado em

Os atrativos turísticos da Capital, Litoral e Campos Gerais serão apresentados, a partir deste sábado (02) e até o dia 08 de março, para mais de 100 agentes de viagens durante o 2º Integra BWT. A ação é organizada pela BWT Operadora, com apoio do Governo do Paraná, através da Secretaria do Turismo e do Viaje Paraná. Ao todo, serão sete dias de imersão por pontos turísticos. Os participantes terão acesso aos atrativos e também informações sobre a gastronomia para que ofereçam pacotes mais qualificados. 

Os 100 agentes e profissionais trabalham em Ribeirão Preto (SP), São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Vitória (ES), Campinas (SP), Campo Grande (MS) e Belo Horizonte (MG).

Na segunda-feira (04), o secretário do Turismo, Márcio Nunes, participa da capacitação em Matinhos, no Litoral. O dia será de troca de experiências e rodada de negócios entre os participantes. “Estamos apresentando nossos produtos estruturados para o turismo em diversas feiras e eventos nacionais e internacionais. Nosso foco é contar ao mundo que temos potencial e que podemos fazer parte, ainda mais, do roteiro dos turistas de todas as origens”, afirma.

Leia Também:  Em Irati, Educação lança projeto para o plantio de 40 mil mudas de árvores nativas

2º INTEGRA BWT – Este é segundo ano em que a Operadora BWT oferece um circuito a profissionais do setor. No ano passado, o destino foi a região de Bonito, no Mato Grosso do Sul. A programação começa com o passeio dentro do trem da empresa Serra Verde Express, em um curto trajeto pela Capital com jantar personalizado. No domingo (03), o grupo se concentra em Morretes para um tour pela cidade, com hospedagem na região. Na segunda-feira (04), todos participam de um dia de capacitações e rodadas de negócios no Sesc Caiobá. 

Também estão previstas visitas à Ilha do Mel, Buraco do Padre, Parque Vila Velha e Colônia Witmarsun. Em Curitiba, o grupo vai ao tradicional Restaurante Madalosso, no bairro Santa Felicidade, e o Bar do Alemão, no Largo da Ordem

Adonai Arruda Filho, CEO da BWT Operadora, explica que a ideia da imersão é despertar nas agências de turismo o potencial de vendas no Paraná. “Toda essa movimentação gera um grande fluxo de comunicação, especialmente nas redes sociais. Essa mídia espontânea, no ano passado, promoveu muitas vendas para o Mato Grosso do Sul em função desse grande compartilhamento de conteúdo e capacitação”, afirma.

Leia Também:  Número de carteiras assinadas em atividades turísticas cresce 6% em fevereiro no Paraná

“Reunimos parceiros, governos, prefeituras e o trade turístico para treinar esses profissionais responsáveis por divulgar e comercializar os destinos no Brasil inteiro”, complementa Gabriel Cordeiro, diretor-geral da BWT. 

A programação completa pode ser consultada AQUI.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Com maioria feminina, Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná tem mais de 700 inscritos

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Em Irati, Educação lança projeto para o plantio de 40 mil mudas de árvores nativas

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA