NOVA AURORA

PARANÁ

Estado reúne 200 professores de robótica para encerramento da jornada educacional de 2024

Publicado em

A Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) promove até sexta-feira (1º), em Curitiba, o Terceiro Seminário Robótica Educacional, evento especial de encerramento da jornada 2024, com 200 professores de robótica da rede estadual de ensino. O encontro reúne docentes de todos os 32 Núcleos Regionais de Educação do Estado e é realizado por meio da Diretoria de Tecnologia e Inovação (DTI) da Seed-PR.

A programação tem como foco valorizar os professores e as práticas pedagógicas que consolidam o programa de robótica da Seed-PR como referência nacional em ensino e aprendizagem.

A robótica foi implantada na rede estadual de ensino do Paraná em 2021. À época, a primeira ação da Secretaria foi a aquisição de 2.577 kits, distribuídos a 277 escolas, para o início do projeto nas salas de aula naquele mesmo ano. Atualmente, chega a quase 1.700 escolas e a cerca de 150 mil estudantes utilizando cerca de 20 mil kits do ensino regular e no contraturno. Atualmente, mais de 160 mil alunos estão matriculados no componente curricular.

Durante a abertura do evento, o secretário Roni Miranda, destacou a relevância da robótica para a educação. “Em 2024, o programa celebra quatro anos. Desde então, por meio da robótica, nossos alunos têm aprendido conceitos de matemática, física e programação de forma prática, aplicando o conhecimento em projetos reais e experimentais. Com isso, nossos jovens estão cada vez mais familiarizados com as tecnologias que estão transformando o mercado de trabalho, o que os prepara para as profissões”, disse.

Leia Também:  Semi-jóias são apreendidas após abordagem policial

As atividades do seminário de robótica incluem oficinas, palestras e apresentações sobre diferentes temas relacionados ao componente curricular, abrangendo desde boas práticas em sala de aula, ao desenvolvimento de projetos inovadores. Serão realizadas quatro oficinas. 

A oficina de “Monitoramento nível de líquido sem contato com ele” abordará a metodologia ativa, com enfoque na resolução de problemas. Já a oficina “Mão na Massa” trará uma abordagem prática para ensinar como avaliar a quantidade de líquido em reservatórios, por meio do uso de sensores de medição sem contato. 

Na oficina “Semáforo da alimentação em uma perspectiva de Aprendizagem Criativa”, os professores têm o desafio de realizarem a construção de projetos, vivenciando as etapas da aprendizagem criativa. No processo, conceitos de mecânica, eletrônica e programação, além de bases metodológicas para o ensino de robótica em uma abordagem construcionista, serão aplicados 

Voltada à aprendizagem criativa, a oficina “Operação robótica: missão impossível” terá como foco a realização, teste e colaboração, por meio de desafios práticos. 

Por fim, na oficina “Braço Robótico 3D” será utilizada a metodologia ativa ‘atividade maker’ (associada às habilidades de montagem e manuseio de projetos na robótica). Serão abordadas técnicas de montagem de braço robótico 3D, conexões de servomotores com Arduino (plataforma programável de prototipagem eletrônica de placa única e hardware livre, que permite aos usuários criar objetos eletrônicos interativo) e lógica de programação.

Leia Também:  Nova matrícula online para escolas estaduais e municipais tem 877 mil acessos em 20 dias

BATALHA DE ROBÔS – Na etapa do evento dedicada à batalha de robôs, será realizado o primeiro Torneio de Robô-Sumô da Robótica Educacional do Estado do Paraná, reunindo 18 equipes de todos os NREs do Estado. Cada grupo apresentará robôs personalizados, construídos com kits de robótica Arduino, cujos projetos têm sido desenvolvidos desde 2022. A luta será realizada em um dojo (pista especialmente preparada) onde os robôs se enfrentarão em disputas. 

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

PARANÁ

Calendário turístico de abril tem eventos regionais de Páscoa, Festa do Pacu e ExpoLondrina

Published

on

By

As celebrações da Páscoa, exposições e festas típicas são destaques entre os eventos que atraem turistas e movimentam as diversas regiões do Paraná no mês de abril. Eles compõem a programação do calendário de eventos da Secretaria do Turismo (Setu-PR) e do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor. 

A gastronomia, como sempre, ajuda a enriquecer e dar sabor ao calendário. Um exemplo é o Circuito Gastronômico de Matinhos, no Litoral, que começou no dia 1º do mês e segue até junho. São ofertados pratos típicos, que valorizam a cultura caiçara, em 17 estabelecimentos do município, atraindo visitantes e consumidores para a cidade, em período fora da temporada.

Em Icaraíma, na região Noroeste, acontece a Festa do Pacu, nos dias 12 e 13. Rancho Alegre do Oeste (Oeste) realiza, também nos dias 12 e 13, a Festa da Tilápia no Tacho e Arraiá Municipal, enquanto em Rio Bom (Vale do Ivaí) tem a tradicional Festa do Espeto de Bambu (25 a 27).

Cascavel promove junto, com com a homenagem do Dia do Trabalhador, a 28ª Festa do Costelão, entre 26 de abril e 1º de maio.

TURISMO RELIGIOSO – Unindo atividades físicas com a religiosidade paranaense, acontece no dia 6 a segunda edição do Pedalando com Fé, no município de Cruzeiro do Oeste (Noroeste). 

Entre 8 e 10 deste mês, Foz do Iguaçu recebe o 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, que vai reunir empresários e profissionais ligados ao segmento, em um momento capacitação e networking sobre o turismo ligado à fé, em suas mais variadas matrizes.

A Paixão de Cristo ganha apresentações e encenações ao redor do Paraná na semana de 13 a 20. Elas acontecem nos municípios de Arapongas, no dia 13; em Altônia e Itaipulândia, ambas no dia 18; e em Medianeira, no dia 20. Já Antonina, no Litoral, promove no dia 11 a sua Páscoa municipal.

FEIRAS E EXPOSIÇÕES – Começa no dia 4 e segue até 13 a ExpoLondrina, uma das maiores feiras do setor agro do Paraná, que reúne, além de eventos técnicos, shows de Ana Castela, Luan Santana, Matheus e Kauan, Simone Mendes, entre outros.

Leia Também:  Semi-jóias são apreendidas após abordagem policial

Também acontecem a ExpoPalmeira (4 a 7), a ExpoRio, em Rio Bonito do Iguaçu (25 a 27) e a ExpoReal, em Realeza (30 a 4 de maio). Em Toledo, de 9 a 13, será realizada a segunda edição da Toledo Bulls, evento de grandes competições de montaria e shows de renomados artistas do cenário nacional.

Haverá festas de rodeios em Nova Esperança (10 a 12) e Manoel Ribas (25 a 27). Irati promove a sua Motofest, de 11 a 13. Na mesma data, São José das Palmeiras realiza sua festa municipal. Maripá conta com o Arrancadão de Tratores (de 25 a 27), enquanto Guaíra recebe a 46ª Festa das Nações, de 30 de abril a 4 de maio.

Por fim, Missal realiza a 22º Deu Tsches Fest, também de 25 a 27. O evento é um resgate e preservação das tradições germânicas na culinária, na religiosidade e na música e dança.

TRADE – O Viaje Paraná apresenta ao trade do turismo os potenciais do setor no Capacita CVC, em Foz do Iguaçu, de 2 a 6. Também na Terra das Cataratas, de 26 a 29, acontece a Convenção da operadora BWT, reunindo cerca de 300 agentes de viagens, que serão impactados com o turismo paranaense.

ANIVERSÁRIOS E EMANCIPAÇÕES – Abril é marcado também por comemorações que celebram o aniversário ou a emancipação política de municípios paranaenses. É o caso do 61º aniversário de Tapejara, nos dias 12 e 13, e dos 48 anos de emancipação de Francisco Alves, celebrado de 19 a 21.

Em comemoração ao Dia do Trabalhador, em 1º de maio, alguns municípios já antecipam festas alusivas à data. Em Jussara e Rondon, ambos no Noroeste, a comemoração inicia no dia 30.

FORA DO ESTADO – Neste mês, além dos encontros as confraternizações, convenções e festivais ao redor do Paraná, o Estado participa também de eventos ao redor do Brasil. Em São Paulo (SP), entre os dias 14 e 16, acontece a WTM Latin America, enquanto no Rio de Janeiro (RJ), o turismo paranaense estará presente mais uma vez na Boat Show, importante evento ligado ao segmento náutico, que segue até 4 de maio.

Leia Também:  Com R$ 1,2 milhão do Estado, UEL recebe impressora 3D para estudar construção de casas

Confira o calendário de eventos turísticos de abril:

1º de abril a 1º de junho – Circuito Gastronômico de Matinhos

02 a 06 – Capacita CVC Paraná – Foz do Iguaçu

04 a 13 – ExpoLondrina 2025 – Londrina

04 a 07 – ExpoPalmeira – Palmeira

06 – 2ª Edição do Pedalando com Fé – Cruzeiro do Oeste

08 a 10 – 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso – Foz do Iguaçu

09 a 13 – Toledo Bulls – 2ª Edição – Toledo

10 a 12 – Rodeio – Nova Esperança

11 – Páscoa Antonina 2025 – Antonina

11 a 13 – Festa do Município – São José das Palmeiras

11 a 13 – Irati Motofest – Iratí

12 a 13 – 61º Aniversário de Tapejara

12 a 13 – Festa do Pacu – Icaraíma

12 a 13 – Tilápia no Tacho e Arraia Municipal – Rancho Alegre do Oeste

13 – Cavalgada de Rio Bom – Rio Bom

13 – A Paixão de Cristo – Arapongas

14 a 16 – WTM Latin America – São Paulo

18 – Teatro da Paixão de Cristo – Altônia

18 – Encenação da Paixão de Cristo – Itaipulândia

19 a 21 – 48 Anos de Emancipação Política – Francisco Alves

20 – A Paixão de Cristo – Medianeira

25 a 27 – Festa Tradicional do Espeto no Bambu – Rio Bom

25 a 27 – 22º Deu Tsches Fest – Missal

25 a 27 – 30º Rodeio Crioulo – Manoel Ribas

25 a 27 – Exporio 2025 – Rio Bonito do Iguaçu

25 a 27 – Arrancadão de Tratores – Maripá

26 a 29 – Convenção BWT – Foz do Iguaçu

26 a 01 de maio – 57º Festa do Trabalhador e 28º Festa do Costelão – Cascavel

26 a 04 de maio – Boat Show – Rio de Janeiro

30 a 04 de maio – Expo Real – Realeza

30 a 01 de maio – Festa de Comemoração ao Dia do Trabalhador – Jussara

30 a 01 de maio – Festa do Trabalhador – Rondon

30 a 04 de maio – 46° Festa das Nações – Guaíra

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA