PARANÁ
Estado reforça limpeza e coleta de lixo na Ilha do Mel durante a alta temporada
Publicado em
5 de janeiro de 2023por
Itajuba TadeuO aumento expressivo no fluxo de turistas durante a alta temporada na Ilha do Mel gera uma demanda de coleta de lixo difícil de ser administrada apenas pela Prefeitura de Paranaguá. Para resolver o problema, o Governo do Estado atua como parceiro durante o verão.
Essa operação especial de coleta de resíduos e de limpeza faz parte do Verão Maior Paraná e é disponibilizada a todos os municípios litorâneos do Estado durante esta estação do ano. Apenas na Ilha do Mel, o investimento previsto é de R$ 918 mil entre os dias 16 de dezembro e 26 de janeiro, quando acaba o projeto.
Segundo a gerente de Bacias Hidrográficas do Instituo Água e Terra (IAT), Danielle Tortato, o serviço é prestado por uma empresa especializada, contratada via licitação. “Todos os anos o Governo do Estado dá um suporte aos municípios do Litoral do Paraná por conta do aumento temporário da população na região, que chega a triplicar no verão”, explica Danielle, que também é responsável pela fiscalização do contrato na ilha.
- Sanepar recolhe 10 toneladas de resíduos por dia nas praias do Litoral
- Com cadeiras especiais, 51 pessoas com mobilidade reduzida aproveitaram as praias no Paraná
COMPLEXIDADE – Na Ilha do Mel, a gestão de resíduos é especialmente complexa devido à logística necessária no local, onde não circulam veículos e existem diversas trilhas. Por isso, o contrato gerido pelo Instituto Água e Terra (IAT) envolve o serviço de 30 pessoas contratadas temporariamente pela empresa vencedora da licitação, que trabalham em dois turnos, divididas entre as localidades de Encantadas e Nova Brasília.
Cada equipe conta com dois carrinhos elétricos, que tornam o processo de coleta, transporte e depósito do lixo orgânico e reciclável mais eficiente. Os resíduos são temporariamente acondicionados nas chamadas áreas de transbordo, de onde são levados para o continente por embarcações específicas para posterior tratamento e destinação final feita pela Prefeitura de Paranaguá.
“Fechamos um convênio com o município e, a partir daí, fazemos a contratação da empresa responsável pelo serviço. Depois, fiscalizamos periodicamente o trabalho para verificar se o serviço está sendo feito de forma adequada e se há destinação correta dos resíduos”, informa a gerente.
EMPREGO E RENDA – Outro benefício do projeto é oferecer uma oportunidade de emprego temporário a moradores do Litoral. No caso da Ilha do Mel, todos os 30 trabalhadores envolvidos residem na ilha. “Quando fechamos o contrato com a empresa vencedora, solicitamos que priorizem a contratação de moradores para fortalecer a comunidade, além de envolver pessoas que conhecem melhor as características do local”, argumenta Danielle.
Um exemplo é Orlando Bueno, de 40 anos, que há 26 vive na Ilha do Mel. Por duas temporadas consecutivas ele atua como supervisor do serviço de limpeza em Encantadas e percebe o grande impacto do trabalho pelo qual é responsável.
“A ilha é o segundo lugar mais visitado do Paraná no verão e esse reforço do Estado na limpeza durante a Operação Verão Maior é muito importante. Conhecemos bem a ilha e as suas dificuldades e fazemos o possível para fazer um bom trabalho. Os turistas e a comunidade em geral nos agradecem porque reconhecem o trabalho e sabem que mantemos a ilha limpa”, diz Bueno.
“Sempre quando chega o mês de novembro já temos uma lista de espera de interessados em participar, porque o pessoal procura essa oportunidade de trabalho e fica na expectativa para ter um serviço temporário”, completa.
BANHEIROS ECOLÓGICOS – Outra ação englobada no projeto é a instalação de quatro banheiros químicos com biodigestor, dois em cada lado da ilha. O sistema faz o processamento de matéria orgânica para tratamento dos resíduos por microrganismos, o que acelera o processo de degradação, tratando os dejetos de maneira segura e ecologicamente correta, sem contaminação do solo.
As estruturas ficam nos postos do IAT em Encantadas e Nova Brasília, em trechos de grande circulação de turistas e residentes, e podem ser utilizadas gratuitamente.
Depois de muito tempo como turista, o sócio da Pousada Paraíso, Paulo Marques, resolveu empreender na Ilha do Mel há sete anos. Ele, assim como outros comerciantes locais, aprova a limpeza das praias, coleta de lixo e a instalação dos banheiros ecológicos no Verão Maior Paraná.
“É interessante esse projeto do Governo do Estado e está suprindo as necessidades da ilha. A limpeza está boa e os turistas estão bem satisfeitos. O pessoal está fazendo a coleta todos os dias pela manhã e à tarde e os próprios empresários têm colaborado, fazendo a separação correta entre o lixo orgânico e o reciclável”, afirma.
OUTROS MUNICÍPIOS – Além da Ilha do Mel, que é vinculada à Prefeitura de Paranaguá, os serviços de reforço de coleta de lixo e limpeza são realizados pelo Governo do Estado em Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná, Antonina, Morretes e Guaraqueçaba. Nesta temporada, os investimentos estaduais nos projetos foram de aproximadamente R$ 12 milhões.
VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná tem ações voltadas aos veranistas e comunidade local, com atividades esportivas e de lazer, aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, torneios e eventos esportivos, além de uma série de outras práticas relacionadas ao entretenimento. No site verao.pr.gov.br é possível conferir a programação completa das atrações promovidas pelo Governo do Estado, que acontecem nos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, na região Noroeste.
Fonte: Governo do Paraná
PARANÁ
Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná
Published
2 semanas agoon
5 de maio de 2025By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2.
Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.
O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor.
De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.
Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.
SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).
Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.
Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .
Fonte: Governo PR

Comissão de heteroidentificação do TJPR segue resolução do CNJ
Desembargador José Antônio Vidal Coelho

3ª Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se! no Paraná promove acesso à cidadania

Seminário nacional discute justiça socioambiental e conflitos territoriais em Brasília
TJPR participa da 1ª Reunião Preparatória para o 19º Encontro Nacional do Poder Judiciário
PARANÁ


Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná
O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto...


Espetáculo Orfeu e Eurídice retorna ao palco do Guairão no próximo final de semana
Após uma estreia de sucesso em novembro de 2024, o espetáculo Orfeu e Eurídice, do Balé Teatro Guaíra, retorna ao...


Método Wolbachia: Londrina e Foz do Iguaçu vão ampliar projeto para 100% do território
Os municípios de Foz do Iguaçu, no Oeste, e Londrina, no Norte do Estado, ampliarão o projeto relacionado à implementação...
POLÍCIA


BPTran Realiza Fiscalização Intensa no Litoral no Feriado do Dia do Trabalhador
O Batalhão de Polícia de Trânsito, por meio da Companhia Tático Móvel de Trânsito, realizou, no último fim de semana...


BPTran apreende 279 kg de maconha após veículo capotar na região sul de Curitiba
Uma ação rápida da Polícia Militar do Paraná, por meio do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), no dia 1º...


BPTran promove educação no trânsito para crianças da Escola Viver
Nesta quarta-feira (30), a Escola Viver, localizada no bairro Boqueirão, recebeu uma visita especial do Batalhão de Polícia de Trânsito...
ENTRETENIMENTO


Filho de Carla Perez e Xanddy revela mudança na rotina fitness: ‘Aumentar HRV’
Victor Alexandre, de 22 anos, filho de Carla Perez e Xanddy, impressionou seguidores ao exibir nas redes sociais seu abdômen ultradefinido e...


Fernanda Torres faz selfie com a mãe, durante passeio e declara: ‘Doce de mãe’
Fernanda Torres, de 59 anos, compartilhou em seu Instagram, neste domingo (4), alguns registros do encontro com sua mãe, Fernanda Montenegro,...


Isis Valverde se emociona durante troca de votos com Marcus Buaiz: ‘Meu porto’
Isis Valverde chorou na troca de votos do casamento religioso com Marcus Buaiz. O casal, que trocou alianças no sábado (3), compartilhou neste domingo...
ESPORTES


Cruzeiro vence o Flamengo com gol de Gabigol e assume o G4 do Brasileirão
Em uma partida emocionante e disputada até os últimos instantes, o Cruzeiro venceu o Flamengo por 2 a 1, neste...


Palmeiras vence o Vasco com gol de Vitor Roque pelo Brasileirão
Em uma partida disputada no Estádio Mané Garrincha, o Palmeiras superou o Vasco por 1 a 0 neste domingo, garantindo...


Grêmio vence o Santos e afasta fantasma do rebaixamento no Brasileirão
Em um jogo tenso e de extrema importância para ambas as equipes, o Grêmio venceu o Santos por 1 a...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
Justiça6 dias ago
Estudantes de Direito e Economia da UEPG e TJPR atendem superendividados
-
Justiça6 dias ago
TJPR dá início à 3ª Semana Nacional do Registro Civil – “Registre-se!”
-
Justiça7 dias ago
Seminário no TJPR aborda a prevenção ao assédio e à discriminação e as boas relações de trabalho
-
Justiça6 dias ago
Ejud-PR promove Roda de Conversa “Advocacia, Ministério Público e Magistratura: o que podemos melhorar nesta relação”