NOVA AURORA

PARANÁ

Estado promoverá sessões de cinema nas cidades do Litoral durante a temporada

Publicado em

Uma iniciativa do Governo do Paraná que conquistou milhares de paranaenses em todas as regiões do Estado vai se mudar para o Litoral durante a temporada, como parte da programação do Verão Maior Paraná. 

As sessões gratuitas do Cinema na Praça serão realizadas em espaços públicos nos municípios de Matinhos, Antonina, Morretes, Guaratuba, Paranaguá e Pontal do Paraná entre 4 de janeiro e 12 de fevereiro de 2023. Confira a programação AQUI.

O objetivo é levar o entretenimento do cinema e proporcionar acesso à cultura de forma gratuita para espectadores de municípios que não possuem salas de exibição. “Esse é um projeto que envolve espectadores de todas as idades, por isso também tem tudo a ver com a temporada de férias, quando as pessoas querem se divertir em família”, diz André Avelino, coordenador de ação cultural e economia criativa da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura.

Elaine Pereira Almeida, representante da Governadoria, destaca o sucesso que as exibições têm feito no Interior do Estado. A retomada da programação aconteceu em outubro. “Temos tudo para reproduzir esse alcance no Litoral e consolidar o Cinema na Praça como uma grande realização do governo no setor cultural”, diz.

Leia Também:  Polícia Rodoviária prende motoristas por embriaguez ao volante durante Operação Natal

FILMES – Dois filmes foram selecionados para esta etapa: “O Poderoso Chefinho 2 – Negócios da Família” e “Os Croods 2 – Uma Nova Era”. As sessões acontecem sempre às 19h e 21h e estão sujeitas a remarcações devido às condições climáticas. 

As películas são concedidas pela Motion Picture Association of America – associação comercial americana que representa os principais estúdios cinematográficos de Hollywood.

A programação conta com acessibilidade, disponibilizando as primeiras fileiras para pessoas com deficiência, idosos e gestantes. Todos os filmes têm classificação livre para que todas as famílias tenham acesso à iniciativa.

Na primeira edição, em 2019, o projeto Cinema na Praça alcançou 24 mil espectadores em 32 cidades. Em 2022/23, o projeto foi dividido em duas etapas. Na primeira, que ocorreu de 28 de maio a 01 de julho, foram exibidos os filmes “Patrulha Canina – O filme” e “A Família Addams 2 – Pé na Estrada”, atingindo cerca de 15 mil espectadores. Na atual etapa do projeto, que se encerra no Litoral, estão sendo atendidos outros 54 municípios.

VERÃO – Durante o Verão Maior Paraná, na mesma estrutura do Cinema na Praça nas cidades de Matinhos, Antonina, Morretes, Guaratuba, Paranaguá e Pontal do Paraná, a Superintendência do Esporte irá oferecer atividades físicas variadas aos veranistas.

Leia Também:  Estado implanta 12 leitos de UTIs pediátrica e neonatal no Hospital Universitário de Maringá

As ações são gratuitas e envolvem aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, avaliação física, torneios e eventos esportivos, além de uma série de outras práticas. Os postos fixos do Verão Maior Paraná estarão estruturados com palcos para a realização das aulas, muro de escalada com tirolesa, futmesa, além de quadras de vôlei de praia, futebol e beach tennis. 

O projeto Verão Maior Paraná é uma ação integrada do Governo do Estado que visa aprimorar a infraestrutura das praias e balneários paranaenses, garantindo saúde, segurança, lazer e entretenimento aos turistas e moradores locais.

CINEMA NA PRAÇA – O Cinema na Praça é um projeto do Governo do Paraná executado pela Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura, Superintendência-Geral da Cultura e Casa Civil – Governadoria. Ele conta com a parceria da Renault, por meio do Paraná Competitivo. O projeto está previsto no Plano de Governo, dentro da linha de Fortalecimento de Políticas Públicas de Cultura.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia

Published

on

By

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos específicos na área voltada para alunos desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio ou Ensino Médio Técnico das redes públicas e privadas de todo o País.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online pelo site www.obict.com.br/ ou pelo aplicativo Olímpico, disponível para os sistemas iOS e Android, até o dia 14 de abril, às 22h. As inscrições podem ser feitas pelos professores responsáveis das instituições de ensino, quanto de forma avulsa pelos alunos interessados.

Na primeira edição da Obict, o Paraná já demonstrou ser uma potência na competição. Além de ser o Estado com mais inscritos em todo o País (3.118 de 36.500 alunos), três estudantes do município de Borrazópolis, no Vale do Ivaí, conquistaram medalhas de ouro.

Para o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o Paraná tem todos os recursos para se destacar novamente na segunda edição da Olimpíada. “Vamos fazer um trabalho muito forte em conjunto com outras secretarias, principalmente a de Educação, para que nossos alunos participem ativamente da competição e que neste ano possam ter ainda mais alunos sendo premiados”.

Leia Também:  Mengão segue a pré-temporada no Ninho do Urubu

Os medalhistas de ouro, Gabriel Telles, João Paulo Machado Filho e Kauê dos Santos, cursam o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual José de Anchieta, mas foram premiados na categoria Ensino Fundamental, pelo desempenho nas provas aplicadas em 2024, quando então estavam matriculados na Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, também em Borrazópolis.

“Os estudantes paranaenses têm se destacado em competições como a Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia, e isso é fruto de um trabalho contínuo direcionado à inovação e à inclusão de componentes curriculares como programação e robótica nas escolas paranaenses. Você que é estudante da rede estadual, inscreva-se na olimpíada, e você, professor, incentive seus estudantes a participarem. Vamos, juntos, mostrar a qualidade da educação paranaense para todo o Brasil”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

COMO FUNCIONA – A Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia será dividida em quatro fases, sendo as duas primeiras de forma online e as duas últimas, presenciais. A primeira fase é a online e acontece entre os dias 2 e 14 de abril, com uma prova que utiliza recursos multimídia e com possibilidade de consulta. A segunda está prevista para entre os dias 21 e 27 de abril, também no formato online, mas sem possibilidade de consulta.

Leia Também:  Após formação, professora transforma escola de Curitiba em laboratório de atividades

A terceira etapa, marcada para 30 de maio, será presencial e aplicada em diversos polos ao redor do Brasil. A quarta e última fase também acontece de forma presencial, com data e local a serem divulgados pela organização da competição.

São quatro categorias: Júnior, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Sênior, para alunos do Ensino Médio e Técnico; a categoria livre, aberta para adultos e familiares acompanharem e incentivarem os jovens, e por fim a categoria para estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, novidade da segunda edição da Obict.

A inclusão da nova categoria visa estimular desde cedo o interesse de crianças pelos estudos em ciência, tecnologia e inovação, além do espírito competitivo. Todos os alunos inscritos recebem certificados de participação, e os melhores colocados recebem uma medalha exclusiva ao final da competição.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA