NOVA AURORA

PARANÁ

Estado promove rodada de reuniões com municípios em Umuarama e Cianorte

Publicado em

A Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços vai promover nesta semana duas reuniões com lideranças da Associação dos Municípios Entre Rios (Amerios) e Associação dos Municípios do Noroeste do Paraná (Amenorte). O objetivo desses encontros, que iniciam uma agenda prevista para acontecer até o final de março no Interior, é compreender os desafios e as demandas de cada região nos segmentos atendidos pela pasta, buscando impulsionar o desenvolvimento econômico e social.

Na quinta-feira (07) o encontro na Associação dos Municípios Entre Rios, pouco antes da abertura oficial da Expo Umuarama 2024. Já na sexta-feira (08), a reunião será na Associação dos Municípios do Noroeste do Paraná, em Cianorte.

Além das discussões sobre políticas públicas, as reuniões também têm um foco prático, oferecendo informações sobre mecanismos de apoio ao empresário, oportunidades comerciais, logística e promoção de novos negócios. 

Segundo o secretário da Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros, o Paraná já ostenta excelentes índices de geração de empregos, mas o governo estadual está comprometido em buscar constantemente melhorias. “É nosso interesse dar um impulso nessa parceria com as prefeituras para que o processo de reforma e modernização aconteça com efetividade. Queremos manter a economia do Paraná cada vez mais aquecida”, afirma.

Leia Também:  Talentos paranaenses: Orquestra Sanfônica de Pato Branco é finalista no Prêmio Brasil Criativo

Entre os assuntos abordados estão o programa Paraná Competitivo, desenvolvido junto com a Secretaria da Fazenda, abertura de empresas através do programa Descomplica Paraná, incentivos para a instalação de barracões industriais, orientações para especialização econômica das cidades, além de iniciativas relacionadas ao biogás e outros programas.

“As associações municipais são extremamente importantes para que o Governo do Paraná possa receber da sociedade as demandas referentes a cada região. Vamos ouvir os anseios e tentar resolvê-los”, ressalta Barros.

Outros encontros promovidos pela pasta já aconteceram com a Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), Associação dos Municípios do Noroeste do Paraná (Amunpar), Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná (Amcespar), Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam), Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro (Cisnorpi) e Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte do Paraná (Cisnop).

Serviço:

Reunião na Associação dos Municípios Entre Rios

Data: 07 de março de 2024

Leia Também:  Agroindústrias e artesãos assistidos pelo IDR-Paraná têm espaço exclusivo no Show Rural

Horário: 17 horas

Local: Anfiteatro da Sociedade Rural – Parque de Exposições de Umuarama

Reunião na Associação dos Municípios do Noroeste do Paraná 

Data: 08 de março de 2024

Horário: 10 horas

Local: Sala de reuniões da Amenorte– Avenida Europa, 26, Cianorte

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Ganhando o Mundo: últimos intercambistas começam a chegar com mala cheia de experiências

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Comunidade científica debate diretrizes para a Ciência, Tecnologia e Inovação do Paraná

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA