NOVA AURORA

PARANÁ

Estado promove encontro para ouvir os municípios sobre planos regionais de saneamento

Publicado em

O Governo do Estado, prefeitos e técnicos municipais vão participar do fórum “Planos Regionais de Saneamento Básico e Modelagem de Prestação Regionalizada dos Serviços Públicos de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário”. O evento será na segunda-feira (13), com início às 14 horas, no Auditório Mario Lobo do Palácio das Araucárias, em Curitiba. Haverá transmissão pelo YouTube do Paranacidade.

O encontro vai identificar as posições das prefeituras paranaenses em relação às futuras contratações do serviço de saneamento e tratamento de água, buscando um alinhamento para a implantação dos planos regionais. O secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel, abre o evento, que terá também a participação de representantes da Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace), contratada para a elaboração das propostas dos Planos Regionais e da Modelagem.

Os representantes dos municípios discutirão as ações do governo estadual, que busca atender as legislações federal (14.026/2020) e estadual (237/2021). De acordo com o Marco Legal do Saneamento, até o ano de 2033, os serviços de distribuição de água potável deverão alcançar 99% da população e os de captação e tratamento de esgotos 90%. “Vamos ouvir as prefeituras e os técnicos na busca pelo modelo mais indicado para cumprir o que determina o Marco Legal do Saneamento”, diz o secretário.

Leia Também:  Escolas da rede estadual celebram e enfatizam importância da consciência negra

De acordo com a secretária-geral da Superintendência Estadual das Microrregiões de Água e Esgotamento Sanitário do Paraná, Márcia Oliveira Amorim, a discussão da proposta dá continuidade ao processo de definição dos Planos Regionais de Saneamento Básico e da Modelagem da Prestação dos Serviços para as três microrregiões paranaenses – Oeste, Centro-Leste e Centro-Litoral.

“O Fórum acontece depois das audiências públicas sobre o tema e da publicação das propostas elaboradas pela Fundace, dentro dos prazos legais, no fim do ano passado”, explica Márcia. A legislação estabelece que o edital de licitação para a contratação dos serviços deve ser lançado até o fim de 2024, enquanto os respectivos contratos têm até o ano seguinte para serem homologados.

GESTOR – Os estudos preliminares e as proposições foram elaboradas pela Fundace a partir de contrato realizado pelo Serviço Social Autônomo Paranacidade, vinculado à Secretaria das Cidades, que além de contratante atua como gestor e na fiscalização do processo. “A gestão de contratos de desenvolvimento regional em ações do Governo do Estado faz parte do portfólio de serviços do Paranacidade. Vamos colaborar para o desenvolvimento desse sistema definido pelo Marco Legal do Saneamento”, disse a superintendente executiva do Paranacidade, Camila Mileke Scucato.

Leia Também:  Com a chegada do inverno, Saúde alerta sobre os cuidados contra as Síndromes Gripais

PROGRAMAÇÃO –O encontro terá, também, a apresentação de modelos já implantados como o dos Municípios de Itú (São Paulo) e Ouro Preto (Minas Gerais); e dos Estados do Rio de Janeiro, Amapá e Alagoas.

Serviço:

Fórum “Planos Regionais de Saneamento Básico e Modelagem de Prestação Regionalizada dos Serviços Públicos de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário

Data: segunda-feira, 13 de fevereiro

Horário: 14 horas

Local presencial: Auditório Mario Lobo (Palácio das Araucárias, Térreo, Rua Jacy Loureiro de Campos, s/nº, Centro Cívico)

Transmissão: https://www.youtube.com/@paranacidadeoficial6625

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  Com a chegada do inverno, Saúde alerta sobre os cuidados contra as Síndromes Gripais

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  Com a chegada de dias mais frios, Copel orienta consumidores sobre o uso eficiente de energia

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA