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Estado promove capacitação sobre atendimento a casos de maus-tratos de animais

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O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (Sedest), promoveu nesta quarta-feira (06) um treinamento para o atendimento adequado de casos de maus-tratos envolvendo animais domésticos.

Ministrada de forma virtual durante todo o dia, em parceria com a Escola de Gestão do Paraná, a capacitação teve como público-alvo servidores e gestores municipais e estaduais e as organizações da sociedade civil, mas foi também aberta ao público interessado pelo tema. Mais de 800 pessoas se inscreveram, com acompanhamento simultâneo de mais de 360.

O secretário do Desenvolvimento Sustentável, Valdemar Bernardo Jorge, destacou a importância desse treinamento para os municípios, ao lembrar que os servidores precisam desse suporte pois são muito demandados pela população, que está cada dia mais atenta a animais sofrendo maus-tratos. “A capacitação é uma forma de dar mais segurança na atuação do servidor público que está na linha de frente”, disse.

No período da manhã, a instrução ficou a cargo do titular da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, Guilherme Luiz Dias, que abordou as questões legais envolvendo o tema, esclarecendo os direitos e deveres dos tutores e das prefeituras, as penas relacionadas a maus-tratos e canais de denúncia. Ele ressaltou o trabalho da Polícia Civil na investigação de maus-tratos e resgate de animas. “As ações da Polícia Civil resultaram em mais de mil resgates e cerca de 4 mil investigações em 2023”, disse.

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A médica veterinária Janaina Hammerschmidt, consultora particular com experiência na fiscalização de maus-tratos no âmbito municipal e criadora de um protocolo para diagnóstico de sofrimento animal, ministrou o curso no período da tarde. Ela esclareceu os conceitos e a legislação, com foco nas atribuições municipais. Os temas abordados incluíram como fazer um diagnóstico adequado de sofrimento animal, as etapas de fiscalização, como o fiscal deve agir e quais encaminhamentos devem ser feitos para cada tipo de denúncia.

Segundo ela, há um bom índice de sucesso com a aplicação das ferramentas adequadas. “Existem muitas estratégias de intervenção que o município pode utilizar na resolução dos problemas, a ideia neste curso foi trazer casos que demostrem isso”, afirmou.

Com este treinamento, a veterinária tem a expectativa de que as prefeituras consigam melhorar as suas estruturas para atendimentos dos animais em sofrimento. “Os municípios hoje têm uma demanda muito grande em relação ao tema e muitos não têm estrutura, muitas vezes estão começando os seus serviços e precisam de capacitação e treinamento. Por isso que treinamentos como esse são tão importantes”, complementou.

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O curso ficará disponível na plataforma da Escola de Gestão para que outras pessoas interessadas possam receber o treinamento.

Fonte: Governo PR

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Sanepar inaugura e revitaliza centrais de atendimento

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A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) inaugurou sexta-feira (20/12) sua mais nova Central de Relacionamento com o cliente, na cidade de Campina Grande do Sul. “As novas instalações agora são mais amplas, com uma área de 115 metros quadrados, trazendo mais conforto e segurança para os clientes e empregados. O local conta com acessibilidade, banheiro adaptado e vagas de estacionamento, incluindo vagas especiais. Os trabalhos também melhoraram a estética e trouxeram mais privacidade para o atendimento”, contou o diretor Comercial da Sanepar, Bihl Zanetti, que descerrou a placa de inauguração junto a outras autoridades.

A Central da Sanepar em Campina Grande funciona das 8h30 às 12 horas e das 13h30 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.

PARANÁ – O presidente da Sanepar, Wilson Bley, explica que, no Paraná, a Sanepar mantém contínuos processos de reforma e revitalização de suas instalações. “O plano para as 365 centrais de relacionamento foi reforçado em 2021, quando a Companhia iniciou um processo de reestruturação geral da área comercial, criando uma gerência geral e aprimorando as gerências regionais”, complementa. Entre 2021 a 2024, os valores investidos nas revitalizações e novos espaços para o atendimento ao público foram de R$ 20.263.009,24.

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HOMENAGEM – Em Campina Grande do Sul, a central de relacionamento da Sanepar recebeu o nome de “Toco Zanetti”, alcunha de Elerian do Rocio Zanetti, falecido subitamente em junho de 2024, enquanto era diretor Comercial da Sanepar. No exercício de seu cargo, iniciado em fevereiro de 2019, Toco coordenou reformas e ampliações de centrais de relacionamentos em diversas cidades do Paraná, atuou de forma harmoniosa com as prefeituras, trouxe inovações para o atendimento da Sanepar pelo telefone pelo WhatsApp e trabalhou intensamente pelo sucesso das parcerias público-privadas, conhecidas como PPPs.

Na gestão de Toco Zanetti, houve também a implementação do maior programa de parcelamento de débitos ao cliente da Sanepar. Toco foi prefeito de Campina Grande.

Presenças – Empregados da Sanepar, clientes e autoridades municipais participaram do evento de inauguração da central de relacionamento da Companhia em Campina Grande do Sul. Além do diretor Zanetti, também estiveram o diretor Administrativo Fernando Guedes, a prefeita de Campina Grande do Sul, Belenice Koffke Rotini, o gerente geral Comercial, Thiago Semicek, a gerente Comercial Curitiba, Região Metropolitana e Litoral, Karla Bondi Biavatti, e o gerente regional Curitiba Norte, Ernani José Ramme, que representou o diretor de Operações, Sergio Wippel.

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Fonte: Governo PR

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