NOVA AURORA

PARANÁ

Estado prepara programa para estimular microempresas inovadoras com crédito a juro zero

Publicado em

O Governo do Paraná vai estimular ainda mais as micro e pequenas empresas a financiar, a juro zero, empréstimos subsidiados pelo Estado para projetos de desenvolvimento e tecnologia. A proposta prevê o subsídio feito através da criação do programa Inova Juro Zero. Ele consiste no auxílio integral de taxas de juros de linhas de crédito da Finep, empresa pública vinculada ao governo federal, operacionalizadas no Estado pela Fomento Paraná, por intermédio do Fundo de Inovação das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Paraná (Fime-PR).

A primeira reunião foi realizada nesta quarta-feira (10) pelo Comitê de Investimento do Fime-PR, composto pelas secretarias de Estado da Inovação, da Fazenda, do Planejamento, o Sistema Estadual de Parques Tecnológicos do Paraná (Separtec), o Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Paraná (Fopeme), o BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul) e a Fomento Paraná.

O avanço de programas voltados à inovação e tecnologia foi um compromisso firmado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior após a assinatura do decreto de regulamentação do fundo, em abril.

Leia Também:  Unidades de Conservação do Paraná receberam 38 mil visitantes em julho

O secretário estadual de Inovação, Modernização e Transformação Digital, Marcelo Rangel, destaca a importância da criação de um programa específico para facilitar o crédito para os microempreendedores paranaenses. “Vamos fomentar micro e pequenas empresas que estejam desenvolvendo projetos de tecnologia e inovação na iniciativa privada. Os financiamentos para microempreendedores na área de inovação vão receber os recursos do governo estadual com juro zero. Queremos transformar o Paraná no Estado mais inovador do Brasil”, afirma.

Entre as deliberações da reunião, foram definidos o Regimento Interno do Comitê de Investimento do Fime-PR, a aprovação da Política de Operações, e diretrizes operacionais do Inova Juro Zero. O programa deve atender um subgrupo de linhas de crédito da Finep, intermediadas pela Fomento Paraná, que estejam investindo no mercado de soluções tecnológicas.

NOVIDADES – Na reunião, também foi aprovada a celebração de convênio entre o fundo e a Fomento Paraná para possibilitar a operacionalização e o uso dos recursos. Ainda foi aprovado o destaque de R$ 3 milhões para iniciar a subvenção econômica, reduzindo os juros em operações de crédito para inovação contratadas pela Fomento Paraná a partir de fontes como a Finep, que oferece linhas Inovacred, Inovacred Expresso e Inovacred 4.0.

Leia Também:  Cruzeiro prossegue preparação em semana de jogo-treino

A estimativa da Fomento Paraná é que seja possível alavancar até R$ 10 milhões em operações de crédito, beneficiando entre 40 e 50 empreendimentos. Esse detalhamento ainda está em fase de definição dos critérios de funcionamento da linha de financiamento que será criada.

FUNDO – O Fime foi criado com base no Estatuto da Microempresa, que prevê tratamento diferenciado às empresas de micro e pequeno porte e será usado para subvencionar a taxa de juros em linhas de crédito da Fomento Paraná para projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação em MPEs. Este fundo será constituído principalmente com recursos do Fundo de Desenvolvimento Econômico (FDE) e de receitas do programa Paraná Competitivo.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Sanepar faz obras de reforço no sistema de abastecimento de Prudentópolis

Published

on

By

O diretor de Operações da Sanepar, Sérgio Wippel, vistoriou nesta segunda-feira (23) as estruturas do sistema de abastecimento de Prudentópolis, no Centro-Sul, acompanhado da gerente geral da Sanepar na região e equipe regional.

Neste mês de dezembro, foram feitas várias intervenções de melhoria no sistema para garantir o abastecimento à população, mesmo nos momentos de maior demanda.

No último fim de semana, foi substituída a bomba que atende a Vila das Flores por equipamento de maior capacidade, que amplia em 25% a vazão para aquela região da cidade. Também foram feitas melhorias no reservatório Vila das Flores e estão em andamento reforços na tubulação para atender o bairro, com a instalação de 1300 metros de nova rede de distribuição, com 200 mm de diâmetro e em fevereiro mais 500 m em diâmetro 75 mm.

Leia Também:  Alunos produzem relógios com discos de vinil e doarão verba das vendas a hospital infantil

Também deve ser instalado, ainda no primeiro semestre de 2025, um reforço na reservação, por meio de um bag com capacidade para armazenar 200 mil litros de água tratada, no terreno atual do reservatório Vila das Flores, e deve ser licitada a aquisição de gerador de energia para a captação, evitando as paralisações na produção por intercorrências na rede elétrica.

Para o próximo triênio, a programação da Sanepar inclui a ampliação geral em toda a infraestrutura do sistema de abastecimento de Prudentópolis, com aumento na capacidade de produção, distribuição e reservação do sistema de abastecimento da cidade. O Projeto Básico de Engenharia, que contempla os projetos hidráulico, estrutural, geotécnico, sondagem, mecânico, elétrico e de automação para estas obras, já está em execução.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA