NOVA AURORA

PARANÁ

Estado percorre municípios do Oeste em operação extramuros de serviços de saúde

Publicado em

Imunização, testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e orientações gerais de saúde. Esses são os serviços oferecidos em uma força-tarefa extramuros que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da 9ª Regional de Foz do Iguaçu, com a parceria dos municípios, está realizando na região Oeste. Nesta sexta-feira (1.º) uma dessas ações aconteceu em Foz do Iguaçu e atendeu mais de 100 pessoas que passavam pelo centro da cidade.

Ao longo do dia, uma equipe de enfermagem da Atenção Básica da 9ª Regional de Saúde e do setor de imunização da Secretaria Municipal da Saúde de Foz do Iguaçu promoveram ações de educação em saúde, testes rápidos de HIV e disponibilizaram à população em geral as vacinas da Covid-19, Influenza, hepatite B, tríplice viral e febre amarela. O objetivo da iniciativa é aumentar as coberturas vacinais, sensibilizar a população e disponibilizar serviços básicos de saúde, que possam ser feitos na hora.

Leia Também:  Musical "Luiz e Nazinha - Luiz Gonzaga para Crianças" chega ao Guairinha em maio

De acordo com o diretor da 9ª Regional de Saúde, Juliano Pedroso, a cidade de Foz do Iguaçu é estratégica, recebendo pessoas de todos os lugares do mundo devido aos atrativos turísticos, e para ele a prevenção ainda é o melhor caminho. “É importante que seja feita constantemente a busca ativa de cidadãos não vacinados, mapeando riscos e identificando territórios suscetíveis à reintrodução de doenças evitáveis e realizando o monitoramento das estratégias de vacinação”.

Além desta ação, as equipes estadual e municipal já têm previstas outras similares, ainda com definição de datas. O porto seco e a estação aduaneira, onde mais de 1.500 caminhões trafegam entre os países da tríplice fronteira, entre Brasil, Paraguai e Argentina, será a próxima parada. Em Matelândia, a visita será em uma cooperativa agroindustrial, que emprega mais de 10 mil funcionários.

Para dar suporte aos serviços prestados, a equipe multiprofissional conta com uma caminhonete equipada com um trailer, que dispõe de dois consultórios climatizados e estrutura necessária para realizar o atendimento e acolhimento aos pacientes.

Leia Também:  No Cosud, Paraná propõe alinhar planejamentos estaduais com orçamento da União

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  Novo posto do Ipem-PR auxilia na vistoria de caminhões-taque de outros estados

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  Paraná tem 500 estações de monitoramento e três laboratórios para garantir qualidade da água

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA