NOVA AURORA

PARANÁ

Estado formaliza apoio para implantação de uma agência de inovação em Morretes, no Litoral

Publicado em

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e a Secretaria estadual de Inovação, Modernização e Transformação Digital unem esforços para estimular o desenvolvimento de ações inovadoras em Morretes, no Litoral do Estado. Nesta segunda-feira (30) foi formalizada a parceria entre o Governo do Estado e a prefeitura para a implantação de uma Agência de Inovação no município. Na parceria também está prevista a criação de uma Política de Inovação e de um Fórum Consultivo Gestor da Inovação, com o apoio do Estado.

O objetivo do acordo de cooperação técnica é fomentar a criação de um ambiente de negócios propício a empreendimentos inovadores e o desenvolvimento sustentável local. Assinaram o acordo o diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado; o secretário de Inovação Modernização e Transformação Digital, Marcelo Rangel; e o prefeito Sebastião Junior Brindarolli.

O diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, ressaltou a importância do trabalho conjunto entre o Governo do Estado e os municípios para promover o desenvolvimento regional e o crescimento econômico. “O Tecpar está a serviço da sociedade e atua fortemente junto aos munícipios para fortalecer os arranjos produtivos locais. Para isso, colocamos toda a expertise do instituto à disposição para gerar oportunidades de inovação que tragam benefícios reais à população, com foco no desenvolvimento sustentável”, disse.

Leia Também:  Boletim analisa alterações de preço do trigo no Paraná; colheita já alcançou 26%

A importância do novo projeto foi destacada por Marcelo Rangel. “A nova agência vai promover oportunidades de qualificação e, principalmente, de bons negócios, com empresas que poderão se estabelecer e empresas locais que terão um local apropriado para qualificação e promoção das suas atividades de inovação”, observou. 

Para o prefeito de Morretes, esta parceria inédita entre o Governo do Paraná e o município trará uma transformação para a administração pública e atrairá empresas, instituições de pesquisas, entidades públicas e privadas.

“Isso significa mais emprego e renda para o nosso povo. Poderemos, com planejamento estratégico, apoiar e fomentar pequenas e médias empresas locais, além da instalação de startups e empresas inovadoras que tragam grandes investimentos ao município. Alinhadas às políticas públicas ambientais e sustentáveis, elas proporcionarão o desenvolvimento econômico e qualificado da cidade”, disse Brindarolli.

AGÊNCIA DE INOVAÇÃO – A nova unidade será responsável por formular, implementar e acompanhar as políticas públicas municipais relativas ao desenvolvimento sustentável, inovação, empreendedorismo e qualificação dos serviços públicos. Também vai promover a articulação de ações e parcerias estratégicas de atividades com diversos organismos públicos e privados que atuam direta ou indiretamente nestas atividades.

Pela parceria, o Tecpar e a Secretaria de Inovação Modernização e Transformação Digital vão designar profissionais e transferir know-how para acompanhar a implementação e apoiar o desenvolvimento da Agência de Inovação em suas atividades de inovação tecnológica.

Leia Também:  Programa Paraná Eficiente avança com nova missão do BIRD ao Estado

Eles também vão contribuir para fundamentar o desenvolvimento da Política de Inovação, que visa promover ações coordenadas nesta área, e apoiar a elaboração de regulamento do Fórum Consultivo Gestor da Inovação, orientando o município na implementação das diretrizes de gestão da Política de Inovação.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL O Tecpar já é parceiro da prefeitura de Morretes em um outro projeto que está em andamento e visa estimular a criação de abelhas nativas sem ferrão no Litoral e transformar o município em um polo de meliponicultura.

Além de impactar na conservação da biodiversidade, o projeto busca incrementar a renda de agricultores familiares e fortalecer o desenvolvimento regional sustentável por meio da promoção da cadeia produtiva para própolis, caixas racionais e colmeias.

A iniciativa também conta com o apoio da Superintendência Geral de Desenvolvimento Econômico e Social, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável, da Universidade Federal do Paraná e do Sebrae-PR.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia

Published

on

By

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos específicos na área voltada para alunos desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio ou Ensino Médio Técnico das redes públicas e privadas de todo o País.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online pelo site www.obict.com.br/ ou pelo aplicativo Olímpico, disponível para os sistemas iOS e Android, até o dia 14 de abril, às 22h. As inscrições podem ser feitas pelos professores responsáveis das instituições de ensino, quanto de forma avulsa pelos alunos interessados.

Na primeira edição da Obict, o Paraná já demonstrou ser uma potência na competição. Além de ser o Estado com mais inscritos em todo o País (3.118 de 36.500 alunos), três estudantes do município de Borrazópolis, no Vale do Ivaí, conquistaram medalhas de ouro.

Para o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o Paraná tem todos os recursos para se destacar novamente na segunda edição da Olimpíada. “Vamos fazer um trabalho muito forte em conjunto com outras secretarias, principalmente a de Educação, para que nossos alunos participem ativamente da competição e que neste ano possam ter ainda mais alunos sendo premiados”.

Leia Também:  Com apoio do Estado, novo residencial é entregue a 30 famílias de Paranavaí

Os medalhistas de ouro, Gabriel Telles, João Paulo Machado Filho e Kauê dos Santos, cursam o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual José de Anchieta, mas foram premiados na categoria Ensino Fundamental, pelo desempenho nas provas aplicadas em 2024, quando então estavam matriculados na Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, também em Borrazópolis.

“Os estudantes paranaenses têm se destacado em competições como a Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia, e isso é fruto de um trabalho contínuo direcionado à inovação e à inclusão de componentes curriculares como programação e robótica nas escolas paranaenses. Você que é estudante da rede estadual, inscreva-se na olimpíada, e você, professor, incentive seus estudantes a participarem. Vamos, juntos, mostrar a qualidade da educação paranaense para todo o Brasil”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

COMO FUNCIONA – A Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia será dividida em quatro fases, sendo as duas primeiras de forma online e as duas últimas, presenciais. A primeira fase é a online e acontece entre os dias 2 e 14 de abril, com uma prova que utiliza recursos multimídia e com possibilidade de consulta. A segunda está prevista para entre os dias 21 e 27 de abril, também no formato online, mas sem possibilidade de consulta.

Leia Também:  Governo envia à Assembleia projeto de lei que acelera programa de desfavelização

A terceira etapa, marcada para 30 de maio, será presencial e aplicada em diversos polos ao redor do Brasil. A quarta e última fase também acontece de forma presencial, com data e local a serem divulgados pela organização da competição.

São quatro categorias: Júnior, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Sênior, para alunos do Ensino Médio e Técnico; a categoria livre, aberta para adultos e familiares acompanharem e incentivarem os jovens, e por fim a categoria para estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, novidade da segunda edição da Obict.

A inclusão da nova categoria visa estimular desde cedo o interesse de crianças pelos estudos em ciência, tecnologia e inovação, além do espírito competitivo. Todos os alunos inscritos recebem certificados de participação, e os melhores colocados recebem uma medalha exclusiva ao final da competição.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA