NOVA AURORA

PARANÁ

Estado e Senar-PR vão ampliar capacitação em gestão de colmeias do Poliniza Paraná

Publicado em

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Paraná (Senar-PR) assinaram um Termo de Cooperação Técnica para capacitar os gestores fiscais dos municípios que participam do Poliniza Paraná.

Esse projeto do governo estadual visa conservar as abelhas nativas sem ferrão (ASF) e divulgar a importância do seu serviço ecossistêmico na polinização. A iniciativa também já levou à instalação de colmeias em diversos espaços públicos. Até o momento 52 municípios e 10 unidades de conservação receberam as colmeias.

O termo foi assinado nesta quarta-feira (13) pelo secretário da Sedest, Valdemar Bernardo Jorge, e o presidente do Sistema Federação da Agricultura do Paraná (Faep/Senar-PR), Ágide Meneguette. A solenidade foi na na sede da Faep, em Curitiba.

A parceria também tem como objetivo ampliar as ações de educação ambiental previstas no projeto, com a distribuição de livretos educativos sobre as abelhas nativas sem ferrão, através do Projeto Agrinho.

O trabalho conjunto é uma forma de fortalecer o projeto Poliniza Paraná, que é uma iniciativa pioneira e inovadora, que busca recuperar as populações de abelhas sem ferrão. As ASFs são responsáveis pela polinização de cerca de 90% da Mata Atlântica, bioma predominante no Estado.

Leia Também:  MON promove oficina com o artista Bruno Marcelino na quarta-feira

“Queremos capacitar os gestores para que eles possam fiscalizar e acompanhar as colmeias garantindo o seu bom funcionamento e a sua sustentabilidade. Além disso, essa ação é fundamental para ampliar o projeto para outros municípios e unidades de conservação do Estado, levando o Poliniza Paraná para mais lugares e beneficiando mais pessoas”, afirmou.

CONHECIMENTO TÉCNICO – Para que as colmeias do meliponário possam permanecer saudáveis e íntegras, é fundamental que seus gestores tenham conhecimento técnico para o manejo adequado das colmeias e para o trabalho pedagógico com a população.

Por isso, a parceria entre a Sedest e o Senar-PR vai oferecer cursos de capacitação aos gestores fiscais dos municípios e das Unidades de Conservação Estaduais, que são os responsáveis pela fiscalização e pelo acompanhamento dos meliponários instalados em seus territórios.

A capacitação vai abordar temas diversos como biologia, ecologia, instalação, sanidade das ASF, além de fomentar a utilização de material didático para trabalhar o tema da meliponicultura nas escolas.

Ágide Meneguette destacou que o Senar-PR tem uma longa experiência na capacitação de produtores rurais e de agentes públicos, com mais de 30 anos de atuação. Segundo ele, o Senar-PR vai disponibilizar instrutores capacitados e material didático de qualidade para os cursos de capacitação dos gestores fiscais.

Leia Também:  Em 4 anos, Estado investe quase R$ 500 milhões em mais de 800 hospitais, clínicas e UBS

“A meliponicultura tem se desenvolvido e crescido no Paraná, permitindo que muitos produtores rurais diversifiquem as atividades dentro da porteira e aumentem a renda. Como o Senar-PR tem diversos cursos na área e instrutores atualizados, podemos contribuir para o avanço do programa Poliniza Paraná, que estimula a instalação de colmeias de abelhas nativas sem ferrão em diversos espaços públicos”, ressaltou.

POLINIZA PARANÁ – O projeto foi lançado em janeiro de 2022, seguindo o exemplo dos Jardins de Mel de Curitiba, e utiliza sete espécies de ASF: Guaraipo, Jataí, Mandaçaia, Mirim, Manduri, Tubuna e Iraí. A iniciativa busca reintroduzir os polinizadores nativos em seus locais de origem, contribuindo para a reposição das populações de ASF na natureza e para a manutenção da biodiversidade paranaense. Além disso, visa sensibilizar a sociedade sobre a consciência ecossistêmica e a compreensão do funcionamento harmonioso da natureza.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Sanepar anuncia nova obra de sistema de abastecimento para área rural da Lapa

Published

on

By

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e a Prefeitura da Lapa anunciaram a implantação de mais um sistema de abastecimento de água para a área rural do município. A obra, que receberá investimentos de mais de R$ 1,6 milhão, atenderá 1.296 moradores da comunidade de Bonito.

O termo de compromisso foi assinado pelo presidente da Sanepar, Wilson Bley, e o prefeito Diego Ribas em uma solenidade realizada na sede da prefeitura nesta quinta-feira (3). A rede de distribuição de água da comunidade terá 28,7 quilômetros de extensão, além de 7,8 quilômetros de adutoras.

Bley destacou a importância do projeto e o seu vínculo pessoal com a cidade. “Conheço cada canto dessa cidade e sei que teremos desafios, mas, com essa parceria, vamos garantir água tratada e saneamento adequado para a população, sempre pensando na saúde pública”, afirmou.

O programa de Saneamento Rural é executado pelo Governo do Estado, pela Sanepar, prefeituras e comunidades. A Sanepar fornece os projetos técnicos, materiais hidráulicos e elétricos e a orientação para as comunidades operarem os sistemas. Cabe às prefeituras a execução das obras e a operação dos sistemas em parceria com as comunidades.

Leia Também:  Jogos Escolares do Paraná definem campeões que irão à competição nacional

Na Lapa, a Sanepar já estuda, em parceria com o município, quais outras áreas rurais poderão ser priorizadas para implantação de futuras obras de abastecimento.

O prefeito Diego Ribas ressaltou o avanço que a cidade tem conquistado nessa área. “Queremos fazer da Lapa um modelo para o Paraná e para o Brasil em abastecimento de água e saneamento. Esse projeto representa um grande passo para levar água de qualidade a todos, tanto na cidade quanto nas comunidades rurais”, disse.

O deputado Hussein Bakri, que participou da assinatura, também elogiou o compromisso da Sanepar e do governo estadual com os municípios paranaenses. “Quero reconhecer esse papel que a presidência da Sanepar está fazendo de conversar com as pessoas e entender suas demandas. É assim que o Paraná vai avançar, conversando com as lideranças, com o prefeito e vereadores para resolver os problemas da população.”

PRESENÇAS – Também participaram do evento o diretor comercial da Sanepar, Bihl Elerian Zanetti, além de secretários, vereadores e empregados da Companhia que atuam no município.

Leia Também:  Em Brasília, Celepar mostra resultados de projeto de internacionalização

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA