NOVA AURORA

PARANÁ

Estado e lideranças da região de Toledo discutem ações para incentivar geração de emprego

Publicado em

Destaque na oferta de empregos, as Agências do Trabalhador da Região Metropolitana de Toledo iniciaram a semana com 2.254 vagas abertas com carteira assinada, atrás apenas da Grande Curitiba, com 2.292 oportunidades. O secretário de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda, Mauro Moraes, apresentou nesta terça-feira (14) a prefeitos e representantes do escritório regional da pasta ações a serem articuladas em parceria com as prefeituras para preenchimento das vagas com maior celeridade.

Ele destacou que o Governo do Estado atua em duas frentes para promover a empregabilidade. “Uma delas é a criação de postos de trabalho, com o avanço de políticas pontuais para alavancar o crescimento da economia. A outra é a intermediação de mão de obra através da estrutura da rede Sine estadual. Para a região de Toledo, que tem se desenvolvido muito nos últimos anos, gerando grande oferta de emprego, faremos uma força-tarefa, garantindo o preenchimento do maior número possível de vagas”, afirmou Moraes.

Leia Também:  Oficina da Sanepar ensina paranaenses a produzir sabão e cuidar da natureza

Outro ponto destacado por ele aos prefeitos foi o investimento do Governo em parcerias para oferecer qualificação profissional gratuita em unidades móveis. “As escolas do Senai, por exemplo, levam aos municípios a capacitação profissional exigida por empregadores. A ausência de mão de obra qualificada é, na maior parte dos casos, responsável pela permanência de vagas desocupadas, sobretudo na indústria”, disse.

Neste mês, o Governo do Estado renovou a parceria com Senai-PR para abertura de 505 vagas de qualificação em 13 cidades, incluindo Toledo e Marechal Cândido Rondon, por meio do programa Qualifica Paraná. Serão ofertadas 505 vagas em 26 turmas para formação em cursos nas áreas de Confecção, Eletricidade Industrial, Refrigeração, Panificação, Mecânica Automotiva, Elétrica Automotiva, Manutenção de Motocicletas e Mecânica Industrial.

Ao todo, serão ministradas 4.320 horas/aula com o intercâmbio de conhecimento técnico e implementação de treinamentos por meio das unidades móveis. Os recursos são oriundos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e do Fundo Estadual do Trabalho (FET).

Leia Também:  Estado concede Medalha do Mérito Fazendário a secretários da Fazenda de outros estados

TOLEDO EM DESTAQUE – Toledo fechou 2022 com saldo de 3.574 vagas, fruto de 32.694 contratações e 29.120 demissões. Foi o sexto melhor resultado absoluto no Paraná, atrás apenas de Curitiba, Londrina, São José dos Pinhais, Maringá e Ponta Grossa. O Estado encerrou o ano passado com 118.149 novos postos de trabalho formais.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  Com apoio do Estado, pesquisadoras fortalecem atuação feminina em duas comunidades

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  19° Batalhão de Polícia Militar promove primeiro torneio de tiro feminino em Toledo

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA