PARANÁ
Estado divulga 20 propostas da Conferência do Meio Ambiente e Mudança do Clima
Publicado em
17 de março de 2025por

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest) divulgou nesta segunda-feira (17) a lista com as 20 contribuições do Paraná para a mitigação dos efeitos das adversidades climáticas que serão levadas à Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), em maio, em Brasília (DF). A proposta é resultado da 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente e Mudança do Clima (CEMA/PR), realizada semana passada, em Curitiba.
Ao todo, foram analisadas mais de 650 contribuições oriundas das conferências municipais em cinco eixos temáticos: mitigação – redução da emissão de gases de efeito estufa e incentivo a tecnologias sustentáveis; adaptação e preparação para desastres – medidas para fortalecer a resiliência climática; transformação ecológica – modelos sustentáveis de produção e regeneração; justiça climática – garantia de equidade na distribuição dos benefícios; e governança e educação ambiental – ampliação da participação social e conscientização sobre mudanças climáticas.
Entre as propostas paranaenses estão, por exemplo, o incentivo à mobilidade urbana sustentável, a fiscalização para cumprimento de plano diretor para evitar ocupações irregulares, a proteção de recursos hídricos, o fomento junto aos municípios para implantação e/ou implementação da coleta seletiva e moeda verde e recursos para um fundo específico gerenciado por conselho municipal com foco em educação ambiental climática.
- Simepar estuda impacto dos gases de efeito estufa no Paraná até 2100
- Cuidados ambientais: conheça as licenças necessárias para as grandes obras estruturantes
“Vamos levar à Brasília o resultado do trabalho organizado e discutido pelos municípios do Paraná. São propostas significativas, que demonstram o que o paranaense pensa para mitigar os efeitos da mudança climática. E, tenho certeza, com impacto positivo nas condições ambientais do nosso Estado e do País”, destacou o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Everton Souza.
Além das proposições, etapa estadual elegeu 36 delegados para representar o Paraná na Conferência Nacional de Meio Ambiente. O conjunto será composto por 16 representantes da Sociedade Civil, oito do setor privado, quatro de comunidades tradicionais, quatro do Governo do Paraná e quatro de governos municipais. “O Paraná é referência em sustentabilidade e tem muito a contribuir com o Brasil. É isso o que esse time de estudiosos do clima vai fazer em Brasília em maio”, afirmou Souza.
“Tudo isso é resultado de uma discussão ampla, democrática e colaborativa, em busca de se encontrar o melhor caminho a ser seguido em relação a um tema tão relevante para o planeta”, acrescentou o diretor de Políticas Ambientais da Sedest, Rafael Andreguetto.
Confira as 20 propostas sobre mitigação dos efeitos climáticos que o Paraná vai levar para a Conferência Nacional do Meio Ambiente:
Eixo Mitigação
– Promover práticas agrícolas sustentáveis
– Incentivo à mobilidade urbana sustentável
– Parcerias para compensação de emissões atmosféricas
– Criação de legislação específica de carbono negativo
Eixo Adaptação e Preparação Para Desastres
– Implementar plano estratégico baseado na metodologia de adaptações baseadas em ecossistemas
– Capacitação e treinamento local com foco em tornar as cidades mais resilientes
– Fiscalização para cumprimento de plano diretor para evitar ocupações irregulares
– Proteção de recursos hídricos
Eixo Justiça Climática
– Mapeamento das áreas de risco de desastres ambientais
– Preservação do habitat natural dos animais por meio da conservação de matas nativas, corpos hídricos e criação de corredores ecológicos
– Combate ao racismo ambiental em todos os níveis federativos
– Fortalecimento das políticas públicas e as estruturas de apoio aos municípios
Eixo Transformação Ecológica
– Implementação das políticas de infraestrutura verde e recuperação ambiental
– Promoção da agroecologia, sistemas agroflorestais e agricultura familiar sustentável
– Implementação das políticas ambientais integradas
– Universalização do saneamento básico com ampliação de redes de esgoto em áreas vulneráveis e utilização de fossas ecológicas
Eixo Governança e Educação Ambiental
– Fomento junto aos municípios para implantação e/ou implementação da coleta seletiva e moeda verde
– Implementação de ações com material didático para a inclusão obrigatória educação ambiental e climática no projeto político pedagógico
– Garantia de recursos para implementar programas de educação ambiental climática
– Garantia recursos para fundo específico gerenciado por conselho municipal com foco em educação ambiental climática
Fonte: Governo PR

PARANÁ
PGE do Paraná e AGU firmam parceria para impulsionar inovação na advocacia pública
Published
9 minutos agoon
4 de abril de 2025By

A Procuradoria-Geral do Estado do Paraná (PGE) e a Advocacia-Geral da União (AGU) formalizaram um Protocolo de Intenções para promover a cooperação mútua no desenvolvimento de produtos, processos e serviços inovadores. A parceria é uma ação estratégica para modernizar e otimizar a atuação da advocacia pública e visa impulsionar a transformação digital e o desenvolvimento de tecnologias jurídicas.
O acordo com a PGE do Paraná foi o primeiro deste tipo feito pelo órgão federal e contou com a articulação do Laboratório de Inovação da AGU (Labori). Está prevista uma série de ações conjuntas entre os órgãos. Inicialmente, serão realizadas reuniões técnicas para alinhar estratégias e identificar oportunidades de colaboração. Em um segundo momento, a parceria evoluirá para a realização de seminários especializados, com o objetivo de avaliar projetos específicos e formalizar instrumentos de cooperação mais robustos, como convênios e acordos.
“A integração entre AGU e PGE-PR é um marco importante para avançarmos no compartilhamento de infraestrutura na área de tecnologia. A troca de conhecimento entre as instituições amplia a capacidade de fortalecer o ecossistema de inovação”, ressalta o procurador-geral do Estado do Paraná, Luciano Borges.
Segundo Bruno Portela, coordenador do Labori, a parceria com a PGE-PR surgiu de uma agenda em Curitiba, onde o laboratório foi apresentado aos procuradores e gestores da Secretaria de Inovação e Inteligência Artificial do Estado. A partir daí, se deu o interesse mútuo em estabelecer uma parceria.
“Nossa ideia é criar um espaço de cooperação e de troca, onde as duas instituições possam elaborar alternativas para problemas comuns da advocacia pública”, explica Portela, lembrando que desde janeiro a AGU passou a ser reconhecida como uma Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT), o que permite ao órgão condições especiais para firmar parcerias.
“Com o ICT, a Advocacia-Geral da União ganha uma modelagem institucional que nos dá mais flexibilidade na utilização dos instrumentos do Marco Legal de Ciência e Tecnologia, o que abre um leque de oportunidades para o compartilhamento de práticas com outros órgãos”, diz.
Assim como a AGU, a PGE-PR tem histórico em inovação. O órgão tem investido em projetos internos custeados pela secretaria estadual da Inovação do Estado. Um deles refere-se à implantação de Inteligência Artificial para atividades de representação judicial e consultoria jurídica da PGE.
INTEGRAÇÃO – Acordo da PGE-PR acontece em um momento em que a AGU, por meio do Labori, passa a desempenhar um papel fundamental na coordenação de integração técnica e científica entre instituições jurídicas. Um exemplo é o projeto Caravanas de Inovação, que começa nesta segunda-feira (07), no Ceará. A ação leva às procuradorias estaduais e municipais qualificação e metodologias de gestão. A meta para 2025 é cobrir, pelo menos, nove estados brasileiros.
A ideia é criar uma rede nacional de laboratórios de inovação da advocacia pública que tem como objetivo conectar as diversas experiências de laboratórios jurídicos do Brasil, promovendo o intercâmbio de conhecimentos e a busca por soluções conjuntas. “Essa rede vai ajudar não só a gente a encontrar soluções que garantam segurança jurídica para estados e municípios, e evidentemente para a União, mas também buscar soluções tecnológicas para nossas atividades”, afirma Portela.
Fonte: Governo PR

PGE do Paraná e AGU firmam parceria para impulsionar inovação na advocacia pública

Nova estufa climatizada da UENP traz ganho acadêmico e para pequenos produtores

DER/PR doa passarela de pedestres a Quedas do Iguaçu para instalação sobre a PR-473

PCPR prende suspeito por participação em homicídio de mulher ocorrido no CIC

PCPR apreende pistola e caminhonete utilizadas em homicídio ocorrido em Curitiba
PARANÁ


PGE do Paraná e AGU firmam parceria para impulsionar inovação na advocacia pública
A Procuradoria-Geral do Estado do Paraná (PGE) e a Advocacia-Geral da União (AGU) formalizaram um Protocolo de Intenções para promover...


Nova estufa climatizada da UENP traz ganho acadêmico e para pequenos produtores
A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) inaugurou nesta quinta-feira (3) a nova Estufa Climatizada do Centro Regional de...


DER/PR doa passarela de pedestres a Quedas do Iguaçu para instalação sobre a PR-473
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) formalizou a doação de uma passarela metálica de pedestres para a...
POLÍCIA


PCPR apreende pistola e caminhonete utilizadas em homicídio ocorrido em Curitiba
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) apreendeu, nesta quinta-feira (3), uma pistola e uma caminhonete que foram utilizadas no homicídio...


PCPR prende suspeito por participação em homicídio de mulher ocorrido no CIC
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu um homem investigado por participação no homicídio de Nicoli Gabrieli Garcia, de 22...


PCPR apreende 2,5 quilos de skunk após ação de cão farejador em Clevelândia
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) apreendeu nesta quarta-feira (2) cerca de 2,5 quilos da droga skunk em Clevelândia, no...
ENTRETENIMENTO


Angélica e Ingrid Guimarães são flagradas batendo papo durante treino: ‘Fofoqueira’
Angélica, de 51 anos, treinou na manhã desta quinta-feira com Ingrid Guimarães, de 52. As artistas combinaram os looks e se...


Sabrina Sato e Nicolas Prattes retomam treinos após lua de mel: ‘Com meu Nicolas’
Toda viagem chega ao fim, até mesmo a lua de mel! Depois de dias de descanso e romance, Sabrina Sato, 44,...


Leandra Leal se despede da Rede Globo após 30 anos e declara: ‘Não é um fim’
Leandra Leal, de 42 anos, anunciou, nesta quinta-feira (3), o fim de seu contrato com a Globo. Em uma publicação...
ESPORTES


Flamengo inicia Libertadores com vitória sobre Deportivo Táchira
Nesta quinta-feira (03.04), o Flamengo iniciou sua trajetória na fase de grupos da Libertadores com uma vitória por 1 a...


Empate na Libertadores: Bahia e Internacional dividem pontos em Salvador
Nesta quinta-feira (03.04), no embate que marcou a primeira rodada da fase de grupos da Libertadores, o Internacional e o...


Palmeiras estreia na Libertadores com vitória suada em Lima
Na tarde desta quinta-feira (03.04), o Palmeiras fez sua estreia na Libertadores de forma eletrizante, conquistando uma vitória apertada por...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
PARANÁ4 dias ago
Skatista paranaense Gui Khury iguala recorde de Bob Burnquist em evento internacional
-
ENTRETENIMENTO7 dias ago
Sérgio Reis recebe Amado Batista e esposa, em jantar de reencontro: ‘Meus amigos’
-
POLÍTICA PR4 dias ago
Deputados homenageiam Operário pela conquista do Campeonato Paranaense 2025
-
AGRONEGÓCIO4 dias ago
Cessar-fogo no Mar Negro pode impactar o agronegócio global