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Estado distribui 77 mil novos equipamentos de informática para a rede de ensino do Paraná

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O governador Carlos Massa Ratinho Junior entregou nesta terça-feira (31) uma remessa de 77.300 equipamentos de informática que serão distribuídos pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) às escolas da rede estadual de ensino. São novos computadores e notebooks, além de kits de robóticas, que somam um investimento de aproximadamente R$ 200 milhões do Governo do Estado. 

“O uso de tecnologias é parte importante do processo de modernização que estamos promovendo na educação pública do Paraná. Através dela, aliada a outros temas, como a educação financeira, permitimos que os nossos alunos e alunas se preparem melhor para o mercado de trabalho e, com isso, tenham mais oportunidades de crescimento pessoal e profissional”, afirmou o governador. 

A entrega aconteceu em um galpão localizado no Centro de Pinhais. De lá, os equipamentos serão transportados para toda a rede estadual, com prazo de conclusão de todas as instalações até maio, tornando-os aptos para o uso de aproximadamente 1 milhão de estudantes e 100 mil profissionais da educação no ano letivo de 2023, cujas aulas começam na próxima segunda-feira (06). 

O maior volume é composto por computadores. São 40.680 equipamentos que poderão ser utilizados para a realização de diversas atividades educativas, em especial através do uso de plataformas digitais oferecidas pela Seed. Entre elas, estão o Redação Paraná, o Inglês Paraná e o Matific – plataforma de ensino de matemática a partir da lógica dos jogos eletrônicos e que permite o monitoramento do progresso dos alunos. 

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Apenas em 2022, os estudantes participaram de quase 20 milhões de atividades realizadas entre a escrita de redações com inteligência artificial, inglês com exercícios práticos por aplicativo e resolução de problemas matemáticos por meio de jogos lúdicos. A expectativa é de que os números sejam ainda maiores neste ano com a disponibilidade dos novos equipamentos. 

“Muitos conceitos de automação estão cada vez mais inseridos na vida das pessoas, como a internet das coisas, com potencial enorme a ser explorado, em especial com a recente chegada do 5G no Estado. A educação precisa acompanhar esse movimento”, disse o secretário de Educação, Roni Miranda. “Além disso, a demanda por programadores é cada vez maior e o primeiro contato deles com esta realidade na escola facilita o processo daqueles que optarem por este caminho de formação. Esses equipamentos vão formar novas gerações”.

ROBÓTICA AMPLIADA – Os 18.320 notebooks que fazem parte do pacote entregue serão utilizados prioritariamente nas aulas de robótica, que passaram por uma ampliação expressiva em relação a 2022. Junto com eles, serão distribuídos a mesma quantidade (18.300) de kits de robótica, que são compostos por um conjunto de peças com 448 componentes eletrônicos, incluindo motores, sensores, atuadores e microprocessadores arduinos, uma plataforma que trabalha com protótipos eletrônicos de fácil manejo, ideal para o aprendizado. 

Até o ano passado, a disciplina era oferecida apenas como uma aula extracurricular no contraturno escolar em cerca de 250 colégios e em mais 25 escolas de educação em tempo integral. A partir de agora, a robótica também integrará as grades de matemática e ciências da natureza a partir da 2ª série do ensino médio, alcançando cerca de 200 mil alunos de 1,8 mil colégios. 

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O conteúdo engloba programação de robótica básica, automação, conceitos da chamada Internet of Things (IoT) – internet das coisas, em português – e domótica, área relativa à integração de mecanismos tecnológicos em uma residência. 

INVESTIMENTOS – No Paraná, os investimentos em equipamentos aumentaram expressivamente nos últimos anos. Entre 2019 e 2022 foram adquiridos e distribuídos 35,7 mil notebooks, e neste começo de ano foram mais 59 mil notebooks/computadores. Nos quatro anos anteriores a 2019 foram entregues apenas 22 mil.

PRESENÇAS – Também participaram da entrega o vice-governador Darci Piana; o diretor-presidente do Fundepar, Marcelo Pimentel; o chefe da Casa Militar, coronel Sérgio Vieira; o secretário da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara; o secretário de Inovação, Modernização e Transformação, Marcelo Rangel; o secretário da Comunicação, Cléber Mata; o presidente da Celepar, André Barbosa; o secretário de Planejamento, Guto Silva; a diretora-geral da Seed, Louise Low; e o diretor-presidente do IDR, Natalino de Souza. Pela Assembleia Legislativa, estiveram presentes os deputados estaduais Alexandre Amaro, Gugu Bueno, Soldado Adriano José e Gilson de Souza, e os futuros deputados estaduais Samuel Dantas, Cloara Pinheiro, Márcia Huçulak e Marli Paulino.

Fonte: Governo do Paraná

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Ganhando o Mundo: últimos intercambistas começam a chegar com mala cheia de experiências

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O Natal será com a família reunida e com diversas histórias para compartilhar para 27 alunos que voltaram do intercâmbio nos Estados Unidos nesta segunda-feira (23), dentro do programa Ganhando o Mundo. Eles desembarcaram no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, onde foram recebidos com muita emoção por pais e familiares depois de quatro meses estudando na América do Norte. Outros alunos devem chegar em janeiro.

Foram mil estudantes de escolas públicas paranaenses que tiveram a oportunidade de realizar um intercâmbio com as despesas pagas pelo Governo do Estado, após uma seleção que envolveu mais de 12 mil candidatos. A edição de 2025 será ainda maior e levará 1,2 mil alunos para cinco países de língua inglesa (Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido). Durante seis meses, os jovens farão curso equivalente ao Ensino Médio no Brasil.

O chefe do Departamento de Intercâmbios da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Marlon de Campos, destacou que a edição do Ganhando o Mundo deste ano foi um sucesso. “Todo o processo está sendo incrível. Foi o primeiro ano que nós tivemos mil alunos viajando, 950 deles já retornaram no primeiro semestre, e agora o restante está voltando”, ressaltou.

“Eles voltam com uma cabeça completamente mudada, muito mais atenciosos com a sua família, com a sua escola, com o seu espaço. Quando eles viajam e experienciam uma oportunidade tão diferente, não só da língua, mas também cultural e acadêmica, eles ampliam os seus horizontes e isso faz com que se tornem líderes”, acrescentou.

EXPERIÊNCIA DE VIDA — Entre as intercambistas que chegaram nesta segunda-feira está Isabella Parra Hass, de 16 anos, estudante do Colégio Estadual Rio Branco, em Rio Branco do Ivaí, no Norte do Estado. Para ela, a principal conquista com o intercâmbio foi tornar-se uma pessoa mais independente. “Foi uma das melhores experiências da minha vida. Vivi coisas que eu nunca imaginaria viver, conheci pessoas incríveis e me tornei uma pessoa tão madura, independente, que eu nunca imaginei que eu conseguiria”, explicou.

Ela conta que pôde vivenciar a cultura americana na prática. “Fui líder de torcida e também gerente do time de basquete feminino. Foi muito legal vivenciar a cultura deles, do esporte, mas mais do que isso, saber que você consegue fazer algo quando realmente se quer muito. Uma oportunidade incrível que nunca imaginei que poderia ter e que graças ao Ganhando o Mundo consegui realizar um dos meus maiores sonhos”, disse, com os olhos ainda com lágrimas após encontrar os pais.

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A família viajou cerca de 350 quilômetros para receber a filha, pouco para uma distância que já foi continental. “A gente viveu junto esse intercâmbio. Ela lá e eu acompanhando daqui, nos falando todos os dias, dando força nas horas das dificuldades e sorrindo, acreditando que tudo ia dar certo”, afirmou Maria Inez Parra Hass, mãe de Isabella.

“Agradeço ao Governo do Estado por esse intercâmbio, por esse projeto. Ela gostou muito da escola, construiu muitas amizades, foi muito bem recebida pela família e agora esse presente de Natal que estamos está recebendo com a chegada dela”.

Para Pedro Moreira Silva, 16 anos, do Colégio Estadual Arcângelo Nandi, de Santa Terezinha de Itaipu, no Oeste, o que mais lhe chamou sua atenção foi a cultura do esporte nos colégios americanos. “Eu não teria oportunidade de fazer um intercâmbio se não fosse por esse programa, para estudar numa verdadeira high school. Uma das coisas mais legais foi o esporte que pratiquei, participando do time de futebol americano, que foi incrível, e um pouco de wrestling”, ressaltou.

Outro destaque foi o aprimoramento da língua. “O meu inglês melhorou muito, o que vai me ajudar a ter um bom emprego. Fora isso, aprendi coisas novas, como comidas típicas de lá e que vou cozinhar para a minha família, além da neve, porque lá é bem gelado”, disse.

A mãe de Pedro, Katyussa Maiara Moreira, contava os minutos para chegada do filho, acompanhada do marido e da filha mais nova. “Começa a bater aquela ansiedade. A gente fala que não vai ficar nervosa, mas não tem como. É um orgulho como mãe saber que ele conquistou isso, que chegou onde chegou e só tenho muito a agradecer a Deus e ao Governo do Estado”, salientou.

“Ele se desenvolveu muito bem. No começo foi difícil, mas todo dia conversava com ele pelo WhatsApp, então estava longe, mas perto ao mesmo tempo. E agora ter ele aqui junto no Natal, poder passar o Ano-Novo era uma coisa que a gente queria muito”, celebrou o pai, Rodimar Silva.

Quem também vai ter muita história para contar é Amanda Samiria, de 16 anos, do Colégio Estadual Joaquim de Oliveira Franco, de Mandirituba, na Região Metropolitana de Curitiba. Ela foi recebida pelos pais e amigos no saguão do aeroporto. “Ao mesmo tempo que apertava o coração, eu sabia que aquilo ia ser para o meu bem. Toda a independência, maturidade e responsabilidade que eu ganhei com esse programa foi incrível, uma oportunidade de estar vivendo em um outro país, de morar com uma outra família, com uma cultura totalmente diferente da minha”, comentou.

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“Ao mesmo tempo que o coração está apertado por eu ter deixado minha segunda família lá nos Estados Unidos, também está muito alegre de reencontrar todo mundo, de ver o quanto eu sou amada aqui e o quanto tudo valeu a pena. Já tenho planos para compartilhar tudo o que eu aprendi, que eu não vou deixar só para mim, mas sim dividir com os outros, contar como foi a minha experiência para inspirar outras pessoas a também participarem”, acrescentou.

GANHANDO O MUNDO – Iniciado como projeto-piloto em 2022, o Ganhando o Mundo levou 100 estudantes para o Canadá, na América do Norte, naquele ano. Na segunda edição, outros 100 alunos tiveram a experiência de conhecerem uma outra cultura, desta vez com destino a Nova Zelândia, na Oceania.

Em 2023, o programa passou a incluir professores, com 96 docentes enviados para o Canadá e a Finlândia, países referências em educação. No mesmo ano, mais 40 alunos estudaram por um semestre letivo na França. Já em 2024, o número de intercambistas cresceu dez vezes, chegando a mil alunos que viajaram para países de língua inglesa, como Canadá, Nova Zelândia, Inglaterra, Austrália e Estados Unidos. Além disso, 100 diretores de colégios estaduais embarcaram no meio do ano para um intercâmbio de duas semanas no Chile.

A próxima edição, em 2025, será ainda maior. Mais de 1,2 mil alunos da rede estadual terão como destino cinco países de língua inglesa (Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido). Durante seis meses, os jovens farão curso equivalente ao Ensino Médio no Brasil.

Também em 2025 acontecerá a primeira edição do programa voltada aos alunos de 1ª série dos cursos técnicos em agropecuária, agrícola, florestal, operações de máquinas florestais e agronegócio, matriculados nos centros de educação profissional. Cem estudantes vão para Iowa, nos Estados Unidos, estado líder em tecnologia agrícola e coração do corn belt (cinturão agrícola forte em produção de milho e um dos principais pólos agrícolas do mundo).

Fonte: Governo PR

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