NOVA AURORA

PARANÁ

Estado capacita servidores para expandir utilização da metodologia BIM nas novas obras

Publicado em

O Governo do Estado promove nesta semana uma capacitação de servidores públicos para a utilização do BIM (Building Information Modeling), ou Modelagem da Informação da Construção. O lançamento do curso, nesta terça-feira (28), reuniu 230 servidores presencialmente e 240 online. A organização envolve a Escola de Gestão, as secretarias de Infraestrutura e Logística e Inovação, Modernização e Transformação Digital, a Universidade Estadual de Londrina (UEL) e a Procuradoria-Geral do Estado (PGE).

O BIM é uma metodologia inovadora que permite a criação de projetos inteligentes a partir da simulação e construção virtual de empreendimentos. Isso garante mais assertividade na execução de obras ao simular diferentes soluções e corrigir possíveis erros. As vantagens do BIM são inúmeras. A modelagem colabora para sustentabilidade através de análises de eficiência, impactos técnicos e financeiros, assim como permite a comunicação através de ferramentas tecnológicas utilizadas pelos setores envolvidos com arquitetura, engenharia e construção.

Grandes obras anunciadas pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior no pacote de R$ 3,4 bilhões de investimento, o maior da história do Paraná, utilizarão o BIM. Entre elas estão a construção da Ponte de Guaratuba, o Viaduto do Catuaí, em Maringá, e a pavimentação da PR-092 até Doutor Ulysses, na Região Metropolitana de Curitiba. O novo modelo de concessão dos pedágios também será beneficiado pelo sistema.

Um exemplo recente de sucesso da utilização do BIM foi a restauração da PRC-280 em whitetopping, em Palmas, que será inaugurada nesta quinta-feira (30), e que virou referência de engenharia nacional.

O objetivo do Capacita BIM PR é qualificar os servidores públicos das áreas técnicas de arquitetura, engenharia e construção do Governo do Estado para elaborar, contratar e/ou fiscalizar estudos, projetos e obras utilizando a metodologia, visando atender a Estratégia BIM PR, bem como a determinação da adoção gradual do BIM nas instituições públicas até 2025.

Leia Também:  Orçamento do Estado para 2023 será de R$ 60,5 bilhões

“A intenção é capacitar cada vez mais os servidores. O curso tem um conjunto de módulos previsto ao longo deste ano. O BIM é a transformação digital das obras públicas. A metodologia muda o processo de elaboração e construção de obras porque inclui construção virtual, com visualização em 3D, assim como de um conjunto de informações precisas que ajudam a controlar a obra”, comentou a diretora de Gestão de Inovação da Secretaria de Infraestrutura e Logística, Lorreine Vaccari.

O BIM envolve todo o ciclo de vida do empreendimento, desde o estudo de viabilidade até os processos de manutenção e gerenciamento de ativos. É uma forma de garantir maior transparência aos processos licitatórios e otimizar os procedimentos de fiscalização de projetos e obras, bem como, de gestão de ativos.

“O BIM existe desde a década de 70, mas este processo está ganhando muito mais corpo, velocidade e mais espaço no Governo do Estado. Ele é usado tanto para a esfera pública quanto para a área privada. Estamos qualificando os servidores estaduais para implantar uma inovação real, do outro lado temos a iniciativa privada que entra, majoritariamente, como prestadora de serviço, por isso é fundamental que os dois estejam juntos”, completou.

Outros exemplos no Estado são os Condomínio de Idosos, desenvolvidos pela Cohapar, e as agências de engenharia ligadas às universidades estaduais (Projetek), que vão utilizar a metodologia para ajudar projetos de cidades com até 30.000 habitantes. “O Paraná puxa essa frente na gestão pública, está mais adiantado, fazendo obras e comprando softwares, trabalhando de forma compatível com a realidade de cada Secretaria”, destaca o coordenador de projetos da Secretaria de Inovação, Modernização e Transformação Digital, Thiago Marcelino.

Leia Também:  Estado apresenta ações de preservação ambiental urbana no Smart City 2023

“Nossa função é divulgar a metodologia. Ela precisa alcançar todo o Estado e pode chegar nas prefeituras. Ela facilita desde a parte da construção da obra até a parte da manutenção, depois que ela já foi executada”, finalizou.

CAPACITA – Os três primeiros módulos do curso estão sendo ministrados pela PGE, Secretaria de Infraestrutura e Logística, Cohapar, Tecpar e DER/PR. Os temas abordados são Sensibilização (Módulo 1), cujo objetivo é informar e conscientizar gestores e técnicos sobre os avanços da tecnologia no Brasil e no mundo; Alinhamento Conceitual (Módulo 2), que cobrirá os principais conceitos técnicos relacionados ao tema; e Elaboração de Edital e Termo de Referência para a Contratação de Projetos em BIM (Módulo 3), com foco na atuação prática dos servidores.

BIM – BIM é definido como uma metodologia de trabalho baseada em processos colaborativos e interdisciplinares. Pode ser usada por profissionais de diversas áreas, como arquitetura e urbanismo, engenharias, tecnologia da informação e comunicação, por meio de diferentes plataformas tecnológicas que possibilitam a construção virtual e a simulação de empreendimentos. É muito utilizada em países como Chile, Singapura, Reino Unido, Estados Unidos, entre outros.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Calendário turístico de abril tem eventos regionais de Páscoa, Festa do Pacu e ExpoLondrina

Published

on

By

As celebrações da Páscoa, exposições e festas típicas são destaques entre os eventos que atraem turistas e movimentam as diversas regiões do Paraná no mês de abril. Eles compõem a programação do calendário de eventos da Secretaria do Turismo (Setu-PR) e do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor. 

A gastronomia, como sempre, ajuda a enriquecer e dar sabor ao calendário. Um exemplo é o Circuito Gastronômico de Matinhos, no Litoral, que começou no dia 1º do mês e segue até junho. São ofertados pratos típicos, que valorizam a cultura caiçara, em 17 estabelecimentos do município, atraindo visitantes e consumidores para a cidade, em período fora da temporada.

Em Icaraíma, na região Noroeste, acontece a Festa do Pacu, nos dias 12 e 13. Rancho Alegre do Oeste (Oeste) realiza, também nos dias 12 e 13, a Festa da Tilápia no Tacho e Arraiá Municipal, enquanto em Rio Bom (Vale do Ivaí) tem a tradicional Festa do Espeto de Bambu (25 a 27).

Cascavel promove junto, com com a homenagem do Dia do Trabalhador, a 28ª Festa do Costelão, entre 26 de abril e 1º de maio.

TURISMO RELIGIOSO – Unindo atividades físicas com a religiosidade paranaense, acontece no dia 6 a segunda edição do Pedalando com Fé, no município de Cruzeiro do Oeste (Noroeste). 

Entre 8 e 10 deste mês, Foz do Iguaçu recebe o 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, que vai reunir empresários e profissionais ligados ao segmento, em um momento capacitação e networking sobre o turismo ligado à fé, em suas mais variadas matrizes.

A Paixão de Cristo ganha apresentações e encenações ao redor do Paraná na semana de 13 a 20. Elas acontecem nos municípios de Arapongas, no dia 13; em Altônia e Itaipulândia, ambas no dia 18; e em Medianeira, no dia 20. Já Antonina, no Litoral, promove no dia 11 a sua Páscoa municipal.

FEIRAS E EXPOSIÇÕES – Começa no dia 4 e segue até 13 a ExpoLondrina, uma das maiores feiras do setor agro do Paraná, que reúne, além de eventos técnicos, shows de Ana Castela, Luan Santana, Matheus e Kauan, Simone Mendes, entre outros.

Leia Também:  Estado apresenta ações de preservação ambiental urbana no Smart City 2023

Também acontecem a ExpoPalmeira (4 a 7), a ExpoRio, em Rio Bonito do Iguaçu (25 a 27) e a ExpoReal, em Realeza (30 a 4 de maio). Em Toledo, de 9 a 13, será realizada a segunda edição da Toledo Bulls, evento de grandes competições de montaria e shows de renomados artistas do cenário nacional.

Haverá festas de rodeios em Nova Esperança (10 a 12) e Manoel Ribas (25 a 27). Irati promove a sua Motofest, de 11 a 13. Na mesma data, São José das Palmeiras realiza sua festa municipal. Maripá conta com o Arrancadão de Tratores (de 25 a 27), enquanto Guaíra recebe a 46ª Festa das Nações, de 30 de abril a 4 de maio.

Por fim, Missal realiza a 22º Deu Tsches Fest, também de 25 a 27. O evento é um resgate e preservação das tradições germânicas na culinária, na religiosidade e na música e dança.

TRADE – O Viaje Paraná apresenta ao trade do turismo os potenciais do setor no Capacita CVC, em Foz do Iguaçu, de 2 a 6. Também na Terra das Cataratas, de 26 a 29, acontece a Convenção da operadora BWT, reunindo cerca de 300 agentes de viagens, que serão impactados com o turismo paranaense.

ANIVERSÁRIOS E EMANCIPAÇÕES – Abril é marcado também por comemorações que celebram o aniversário ou a emancipação política de municípios paranaenses. É o caso do 61º aniversário de Tapejara, nos dias 12 e 13, e dos 48 anos de emancipação de Francisco Alves, celebrado de 19 a 21.

Em comemoração ao Dia do Trabalhador, em 1º de maio, alguns municípios já antecipam festas alusivas à data. Em Jussara e Rondon, ambos no Noroeste, a comemoração inicia no dia 30.

FORA DO ESTADO – Neste mês, além dos encontros as confraternizações, convenções e festivais ao redor do Paraná, o Estado participa também de eventos ao redor do Brasil. Em São Paulo (SP), entre os dias 14 e 16, acontece a WTM Latin America, enquanto no Rio de Janeiro (RJ), o turismo paranaense estará presente mais uma vez na Boat Show, importante evento ligado ao segmento náutico, que segue até 4 de maio.

Leia Também:  1º semestre: curso forma 240 servidores para aperfeiçoamento dos serviços penitenciários

Confira o calendário de eventos turísticos de abril:

1º de abril a 1º de junho – Circuito Gastronômico de Matinhos

02 a 06 – Capacita CVC Paraná – Foz do Iguaçu

04 a 13 – ExpoLondrina 2025 – Londrina

04 a 07 – ExpoPalmeira – Palmeira

06 – 2ª Edição do Pedalando com Fé – Cruzeiro do Oeste

08 a 10 – 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso – Foz do Iguaçu

09 a 13 – Toledo Bulls – 2ª Edição – Toledo

10 a 12 – Rodeio – Nova Esperança

11 – Páscoa Antonina 2025 – Antonina

11 a 13 – Festa do Município – São José das Palmeiras

11 a 13 – Irati Motofest – Iratí

12 a 13 – 61º Aniversário de Tapejara

12 a 13 – Festa do Pacu – Icaraíma

12 a 13 – Tilápia no Tacho e Arraia Municipal – Rancho Alegre do Oeste

13 – Cavalgada de Rio Bom – Rio Bom

13 – A Paixão de Cristo – Arapongas

14 a 16 – WTM Latin America – São Paulo

18 – Teatro da Paixão de Cristo – Altônia

18 – Encenação da Paixão de Cristo – Itaipulândia

19 a 21 – 48 Anos de Emancipação Política – Francisco Alves

20 – A Paixão de Cristo – Medianeira

25 a 27 – Festa Tradicional do Espeto no Bambu – Rio Bom

25 a 27 – 22º Deu Tsches Fest – Missal

25 a 27 – 30º Rodeio Crioulo – Manoel Ribas

25 a 27 – Exporio 2025 – Rio Bonito do Iguaçu

25 a 27 – Arrancadão de Tratores – Maripá

26 a 29 – Convenção BWT – Foz do Iguaçu

26 a 01 de maio – 57º Festa do Trabalhador e 28º Festa do Costelão – Cascavel

26 a 04 de maio – Boat Show – Rio de Janeiro

30 a 04 de maio – Expo Real – Realeza

30 a 01 de maio – Festa de Comemoração ao Dia do Trabalhador – Jussara

30 a 01 de maio – Festa do Trabalhador – Rondon

30 a 04 de maio – 46° Festa das Nações – Guaíra

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA