PARANÁ
Estado capacita servidores para expandir utilização da metodologia BIM nas novas obras
Publicado em
29 de março de 2023por
Itajuba TadeuO Governo do Estado promove nesta semana uma capacitação de servidores públicos para a utilização do BIM (Building Information Modeling), ou Modelagem da Informação da Construção. O lançamento do curso, nesta terça-feira (28), reuniu 230 servidores presencialmente e 240 online. A organização envolve a Escola de Gestão, as secretarias de Infraestrutura e Logística e Inovação, Modernização e Transformação Digital, a Universidade Estadual de Londrina (UEL) e a Procuradoria-Geral do Estado (PGE).
O BIM é uma metodologia inovadora que permite a criação de projetos inteligentes a partir da simulação e construção virtual de empreendimentos. Isso garante mais assertividade na execução de obras ao simular diferentes soluções e corrigir possíveis erros. As vantagens do BIM são inúmeras. A modelagem colabora para sustentabilidade através de análises de eficiência, impactos técnicos e financeiros, assim como permite a comunicação através de ferramentas tecnológicas utilizadas pelos setores envolvidos com arquitetura, engenharia e construção.
Grandes obras anunciadas pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior no pacote de R$ 3,4 bilhões de investimento, o maior da história do Paraná, utilizarão o BIM. Entre elas estão a construção da Ponte de Guaratuba, o Viaduto do Catuaí, em Maringá, e a pavimentação da PR-092 até Doutor Ulysses, na Região Metropolitana de Curitiba. O novo modelo de concessão dos pedágios também será beneficiado pelo sistema.
Um exemplo recente de sucesso da utilização do BIM foi a restauração da PRC-280 em whitetopping, em Palmas, que será inaugurada nesta quinta-feira (30), e que virou referência de engenharia nacional.
O objetivo do Capacita BIM PR é qualificar os servidores públicos das áreas técnicas de arquitetura, engenharia e construção do Governo do Estado para elaborar, contratar e/ou fiscalizar estudos, projetos e obras utilizando a metodologia, visando atender a Estratégia BIM PR, bem como a determinação da adoção gradual do BIM nas instituições públicas até 2025.
“A intenção é capacitar cada vez mais os servidores. O curso tem um conjunto de módulos previsto ao longo deste ano. O BIM é a transformação digital das obras públicas. A metodologia muda o processo de elaboração e construção de obras porque inclui construção virtual, com visualização em 3D, assim como de um conjunto de informações precisas que ajudam a controlar a obra”, comentou a diretora de Gestão de Inovação da Secretaria de Infraestrutura e Logística, Lorreine Vaccari.
O BIM envolve todo o ciclo de vida do empreendimento, desde o estudo de viabilidade até os processos de manutenção e gerenciamento de ativos. É uma forma de garantir maior transparência aos processos licitatórios e otimizar os procedimentos de fiscalização de projetos e obras, bem como, de gestão de ativos.
“O BIM existe desde a década de 70, mas este processo está ganhando muito mais corpo, velocidade e mais espaço no Governo do Estado. Ele é usado tanto para a esfera pública quanto para a área privada. Estamos qualificando os servidores estaduais para implantar uma inovação real, do outro lado temos a iniciativa privada que entra, majoritariamente, como prestadora de serviço, por isso é fundamental que os dois estejam juntos”, completou.
Outros exemplos no Estado são os Condomínio de Idosos, desenvolvidos pela Cohapar, e as agências de engenharia ligadas às universidades estaduais (Projetek), que vão utilizar a metodologia para ajudar projetos de cidades com até 30.000 habitantes. “O Paraná puxa essa frente na gestão pública, está mais adiantado, fazendo obras e comprando softwares, trabalhando de forma compatível com a realidade de cada Secretaria”, destaca o coordenador de projetos da Secretaria de Inovação, Modernização e Transformação Digital, Thiago Marcelino.
“Nossa função é divulgar a metodologia. Ela precisa alcançar todo o Estado e pode chegar nas prefeituras. Ela facilita desde a parte da construção da obra até a parte da manutenção, depois que ela já foi executada”, finalizou.
CAPACITA – Os três primeiros módulos do curso estão sendo ministrados pela PGE, Secretaria de Infraestrutura e Logística, Cohapar, Tecpar e DER/PR. Os temas abordados são Sensibilização (Módulo 1), cujo objetivo é informar e conscientizar gestores e técnicos sobre os avanços da tecnologia no Brasil e no mundo; Alinhamento Conceitual (Módulo 2), que cobrirá os principais conceitos técnicos relacionados ao tema; e Elaboração de Edital e Termo de Referência para a Contratação de Projetos em BIM (Módulo 3), com foco na atuação prática dos servidores.
BIM – BIM é definido como uma metodologia de trabalho baseada em processos colaborativos e interdisciplinares. Pode ser usada por profissionais de diversas áreas, como arquitetura e urbanismo, engenharias, tecnologia da informação e comunicação, por meio de diferentes plataformas tecnológicas que possibilitam a construção virtual e a simulação de empreendimentos. É muito utilizada em países como Chile, Singapura, Reino Unido, Estados Unidos, entre outros.
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Maiores do que a edição passada, palcos do Verão Maior começam a ganhar forma
Published
11 horas agoon
22 de dezembro de 2024By
Com menos de 20 dias para o início da programação de shows do Verão Maior Paraná, a montagem dos palcos, que irão receber 33 artistas nacionais, está a todo vapor. Na arena construída próxima ao Pico de Matinhos, já é possível ver a estrutura tomando forma, enquanto que a montagem do palco no Centro de Eventos Marissol, em Pontal do Paraná, deverá começar nos próximos dias. As estruturas serão maiores do que a edição 2023/2024.
Cerca de 30 pessoas trabalham na montagem do palco em Matinhos, que começou na quinta-feira (19). A estrutura veio embarcada dentro de 12 carretas e funciona como uma espécie de lego, em que as peças de ferro são encaixadas uma na outra, sendo levantadas com o auxílio de um guindaste.
Na sequência, iniciam-se os trabalhos de acabamento, com instalação de sistemas de som, iluminação e 19 painéis de LED, somando mais de 500 metros quadrados, entre as laterais do palco e ao decorrer da faixa de areia. Nessa etapa devem ser acrescidas mais 20 pessoas à equipe. A previsão é que em 8 de janeiro sejam realizados os primeiros testes de som e luzes.
Serão seis torres de delay (que garante a qualidade de som em todos os pontos ao longo da faixa de areia), com um palco maior em relação à edição passada. São 39 metros de largura, 14 metros de altura e 16 metros de profundidade. Também haverá camarote de dois andares com house mix (casa de mixagem), estúdio de tv anexo e 20 tendas de alimentação.
É nesse palco que passarão grandes nomes da música brasileira, como Titãs, Fernando & Sorocaba, Matheus & Kauan, Gustavo Mioto, Guilherme & Santiago, Alexandre Pires, César Menotti & Fabiano, Guilherme & Benuto, Zezé di Camargo & Luciano, Michel Teló, Sorriso Maroto, João Bosco & Vinícius, Clayton e Romário, Eduardo Costa, além de uma atração surpresa, que será revelada nos próximos dias.
A abertura ficará por conta da banda de pop rock Jota Quest, no dia 10 de janeiro.
Ao todo, serão 17 shows em Matinhos, com atrações às sextas e sábados, e também em três domingos.
Já a estrutura do palco de Pontal do Paraná será montada no Centro de Eventos Marissol, onde aconteceu a abertura do Verão Maior Paraná no último sábado (21). Similar a Matinhos, a estrutura será montada em um piso fixo, o que deve agilizar o processo, previsto para começar já nos primeiros dias de janeiro e também com testes de som e iluminação no dia 8 do mesmo mês.
O palco também será maior em relação a edição 2023/2024. São 39 metros de largura, 14 metros de altura e 10 metros de profundidade. Duas torres de delay serão montadas, além de espaço para oito tendas de alimentação.
Assim como Matinhos, o palco de Pontal receberá estrelas da música como Loubet, Guilherme & Santiago, Sambô, César Menotti & Fabiano, João Haroldo & Betinho, Guilherme & Benuto, Bruninho & Davi, João Neto & Frederico, Felipe Araújo, Cezar & Paulinho, Thiago Carvalho, Eduardo Costa, Rio Negro & Solimões, George Henrique & Rodrigo e Rick & Renner.
O pagode de Péricles é quem abre a temporada de shows na cidade. Serão 14 ao todo entre 10 de janeiro e 22 de fevereiro, compondo sete finais de semana seguidos de atrações.
Cada palco receberá uma equipe técnica do Verão Maior Paraná, sendo Matinhos com cerca de 100 pessoas, e Pontal do Paraná 60 pessoas, incluindo engenheiros de som e de luz, câmeras, carregadores, entre outros profissionais, mais a equipe dos próprios músicos, que, em média, envolve 30 técnicos.
As forças de segurança pública estarão presentes em todos os shows com reforço do efetivo e helicópteros monitorando do alto a realização dos eventos. Também estarão nas ruas e imediações para garantir um deslocamento tranquilo da população, tanto na ida quanto na volta dos eventos.
ARENAS ESPORTIVAS — As estruturas da arena e dos postos de atendimento do esporte no Verão Maior Paraná seguem em ritmo avançado de montagem. Faltando seis dias para o início das atividades, que começam em 28 de dezembro, as equipes intensificam os preparativos para garantir uma temporada com atrações diversificadas para veranistas e moradores do Litoral e dos balneários do Noroeste do Paraná. As estruturas são contratadas pela Secretaria de Estado do Esporte.
A Arena Verão Maior fica em Caiobá e tem capacidade para mais de 1,5 mil pessoas acompanharem competições esportivas ao longo da programação. Já os postos fixos estão sendo instalados em Matinhos, Caiobá, Guaratuba, Praia de Leste, Ipanema e Shangri-lá, no Litoral, e nas praias de água doce em Porto São José (município de São Pedro do Paraná), Porto Maringá (na cidade de Marilena) e Porto Rico. Cada posto conta com decks, arquibancadas, palcos, tendas, stands e banheiros de contêiner.
Entre as atrações previstas para acontecer nestes pontos estratégicos estão aulas de ginástica, dança, recreação infantil, caminhadas, competições esportivas e gincanas.
VERÃO MAIOR PARANÁ – Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Paraná, o pr.gov.br/verao. Serão 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, além de grande programação esportiva nas arenas das praias do Litoral e na região Noroeste.
Fonte: Governo PR
Embrapa desenvolve técnica inovadora que aumenta produtividade do milho
Alta no preço do frete pressiona custos do agronegócio e afeta escoamento da produção
Mercado bilionário de cálculos bovinos atrai criminosos e exige maior segurança
Maiores do que a edição passada, palcos do Verão Maior começam a ganhar forma
Polícia Militar recupera motocicleta roubada e prende suspeito durante a Operação Verão em Pontal do Paraná
PARANÁ
Maiores do que a edição passada, palcos do Verão Maior começam a ganhar forma
Com menos de 20 dias para o início da programação de shows do Verão Maior Paraná, a montagem dos palcos,...
Maiores do que a edição passada, palcos do Verão Maior começam a ganhar forma no Litoral
Com menos de 20 dias para o início da programação de shows do Verão Maior Paraná, a montagem dos palcos,...
Com mais equipamentos e servidores, Estado fortalece a estrutura da Polícia Penal
A Polícia Penal do Paraná (PPPR) recebeu ações e investimentos significativos em 2024, como renovação da frota, capacitação dos profissionais...
POLÍCIA
Polícia Militar recupera motocicleta roubada e prende suspeito durante a Operação Verão em Pontal do Paraná
Uma ação rápida e eficiente da Polícia Militar do Paraná (PMPR), em Pontal do Paraná, resultou na recuperação de uma...
PCPR prende homem condenado por roubo em Matinhos
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu, neste domingo (22), um homem, de 27 anos, condenado por roubo em Matinhos,...
PMPR apreende drogas com menor durante Operação Verão em Guaratuba
No último sábado (21), a Polícia Militar do Paraná (PMPR), realizou a apreensão de um adolescente de 14 anos em...
ENTRETENIMENTO
Graciele Lacerda exibe cliques de último show do marido com barrigão: ‘Clara’
Na reta final de sua primeira gestação, Graciele Lacerda postou uma sequência de fotos do barrigão neste sábado (21), no Instagram....
Irmã de Ana Paula Siebert posa de biquíni e ganha elogio do cunhado: ‘Melhor fase’
Duda Siebert, irmã da influenciadora Ana Paula Siebert, de 36 anos, ganhou um elogio do cunhado, o empresário e apresentador Roberto Justus,...
Neymar se derrete ao exibir fto de quando conheceu Bruna: ‘Mulher da minha vida’
Neymar, de 32 anos, mostrou que segue apaixonadíssimo por Bruna Biancardi, de 30. O jogador de futebol compartilhou uma montagem...
ESPORTES
Real Madrid goleia Sevilla em show no Bernabéu
No Santiago Bernabéu, o Real Madrid proporcionou um espetáculo de futebol ao golear o Sevilla por 4 a 2 neste...
Paulinho curte show em SP enquanto negociação com Palmeiras avança
O atacante Paulinho, do Atlético-MG, alimentou os rumores sobre sua transferência para o Palmeiras ao publicar uma foto em suas...
Vinicius Júnior é eleito melhor jogador do mundo
Na noite desta terça-feira, o atacante brasileiro Vinicius Júnior foi consagrado como o melhor jogador do mundo no prestigiado prêmio...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
PARANÁ4 dias ago
Verão Maior: Governo e Pequeno Príncipe selam parceria para aumentar doações ao hospital
-
Esportes7 dias ago
Jogo de despedida de Adriano Imperador termina com vitória do Flamengo
-
PARANÁ6 dias ago
Rota Coração da Mata Atlântica ganha site com roteiros turísticos e empreendimentos
-
Esportes6 dias ago
Vinicius Júnior é eleito melhor jogador do mundo