NOVA AURORA

PARANÁ

Estado assina protocolo de intenções para potencializar as 19 Instâncias de Governança Turística

Publicado em

A Secretaria de Estado do Turismo (SETU) levou a Foz do Iguaçu as 19 Instâncias de Governança de Turismo (IGR). Elas estão expondo as belezas e sabores do Paraná nos balcões da 18ª edição do Festival das Cataratas, que começou nesta quarta-feira (31).

O compromisso do governo estadual para o desenvolvimento das regiões marcou o primeiro dia de feira. O secretário de Estado do Turismo, Marcio Nunes, se reuniu com os representantes das IGR para falar sobre a missão da nova pasta e assinar um protocolo de intenções para ratificar o apoio do governo estadual na transformação do turismo no Paraná. “Não faltarão recursos para as obras de pequeno porte de paisagismo, sinalização, viagens e pequenas estruturas para todos os atrativos do Paraná”, afirmou.

Ele também detalhou o pacote de ações para o desenvolvimento do turismo apresentado à Assembleia Legislativa. Os projetos de lei preveem a criação de cinco programas: Paraná+Viagem; Paraná+Eventos; Paraná+Sinalizado, Paraná+Turismo e Paraná+Infra. A meta é incentivar o turismo regional e promover a inclusão social com viagens dentro do Paraná.

Leia Também:  Doação do Imposto de Renda pode beneficiar crianças e adolescentes no Paraná

“Com o apoio do Estado, vamos concretizar mais sonhos de viagem e ainda divulgar nossos destinos turísticos, animando a economia de algumas regiões”, afirmou.

Marcio Nunes também reforçou a vocação estadual para a realização de grandes eventos e disse que praças e parques, além do turismo rural, vão ganhar cada vez mais importância entre os destinos turísticos. 

O diretor de Marketing, Qualificação e Inovação Turística, Fábio Skraba, ressaltou o trabalho que a Secretaria está fazendo para dar mais visibilidade para os municípios que integram as IGRs. “Estamos todos voltados para valorização dos nossos destinos. Queremos atrair os visitantes dos outros estados, o turismo de negócio, que já é forte no Paraná, e incentivar as viagens regionais. Juntos vamos transformar o turismo no Paraná”, afirmou.

Para dar solidez às ações, Marcelo Martini, diretor de Gestão, Sustentabilidade e Qualificação Turística, disse que a pasta está realizando parcerias para capacitar os empreendimentos. “O objetivo é colocar pessoas qualificadas no mercado”, completou.

Leia Também:  Estado lança Observatório da Cultura para medir impacto do setor na economia

Ainda durante o encontro, a equipe da SETU apresentou um panorama do turismo religioso, oportunizando que cada região apresentasse seus atrativos e anunciasse os eventos programados, com possibilidade de compartilhar ideias. O segmento vem se destacando como uma das molas de propulsão do turismo regional.

IGR – As Instâncias de Governança Regionais unem representantes turísticos de determinadas regiões. Todas elas contam com Planos Estratégicos de Desenvolvimento do Turismo Regional. A estruturação da oferta turística pode ser potencializada, se considerada em sua dimensão regional, em que diversos municípios se integram e se complementam na prestação de serviços aos turistas, agregando valor aos territórios. As 19 regiões podem ser consultadas AQUI.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Doação do Imposto de Renda pode beneficiar crianças e adolescentes no Paraná

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Exportações de mel disparam e Paraná assume vice-liderança no Brasil

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA