NOVA AURORA

PARANÁ

Estado abre dez novos leitos pediátricos no Hospital Infantil Waldemar Monastier

Publicado em

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) abriu nesta terça-feira (02) dez novos leitos pediátricos no Hospital Infantil Waldemar Monastier (HIWM), em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). A unidade, gerenciada pela Fundação Estatal de Atenção em Saúde (Funeas), é referência no atendimento a pacientes pediátricos de todo Sistema Único de Saúde (SUS) do Paraná.

Agora o hospital conta com 112 leitos ativos para atendimento, sendo 47 para enfermaria clínica, 15 enfermarias cirúrgicas, 20 Unidades de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, 20 UTIs Pediátricas e 10 leitos para o Hospital Dia.

“O Governo do Estado não mede esforços para qualificar e levar atendimento para perto da casa dos paranaenses. Esses leitos serão permanentes e vem de encontro ao período crítico, onde temos um aumento no número de casos de síndromes gripais respiratórias”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Leia Também:  PMPR distribui mais de duas toneladas de alimentos e 1,2 mil brinquedos para crianças em Curitiba

Para o presidente da Funeas, Marcello Machado, a medida é fundamental para garantir que nenhum paciente do Estado fique desassistido.

“Este é o cumprimento da segunda etapa do que foi solicitado pela Sesa para ampliar os leitos do hospital. No início de abril já foram abertos dez leitos de UTI pediátrica e agora, com a contratação de equipe e novos equipamentos, foi possível viabilizar a abertura desses novos leitos. Essa ação, além de melhorar o atendimento pediátrico no Estado, contribui para o fortalecimento da rede de pediatria de todo o Paraná”, explicou.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Servidores estaduais da Saúde recebem vacina da gripe e Covid-19

Published

on

By

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) iniciou nesta sexta-feira (04) a imunização de seus servidores contra a Influenza e Covid-19. A ação aconteceu no prédio central da Sesa, em Curitiba e, se estenderá até a próxima semana nas 22 Regionais de Saúde do Paraná, no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), na Central Estadual de Transplante do Paraná (CET) e no Centro Estadual de Saúde do Trabalhador (Cest). A orientação é para que os 6.200 servidores recebam as duas vacinas.  

Os profissionais da saúde fazem parte do grupo prioritário para imunização porque são mais expostos aos vírus. A Sesa segue as recomendações e orienta a vacinação para os públicos elencados como prioritários, conforme as diretrizes do Programa Nacional de Imunização (PNI).

“A exemplo da Sesa, orientamos as secretarias da saúde dos 399 municípios para que desenvolvam iniciativas que fortaleçam a adesão às vacinas. A medida é mais uma ação extramuro para reforçar a importância da vacina”, disse o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.  

Leia Também:  Frente fria no Sul do Brasil traz temporais para o Paraná nesta sexta-feira, informa Simepar

INFLUENZA – A campanha de vacinação contra a Influenza teve início no Paraná na terça-feira (1º). Até o momento, o Paraná recebeu 1,17 milhão de doses, já descentralizadas para as 22 Regionais de Saúde.

A vacinação contra a Influenza deve ser feita em crianças a partir de seis meses até menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), idosos com 60 anos ou mais e gestantes, trabalhadores da saúde, professores, forças de segurança, população privada de liberdade e pessoas com doenças crônicas ou deficiências, dentre outros.

COVID-19 – Fazem parte do público de rotina todas as crianças de 6 meses a menores de 5 anos; gestantes; quem tem 60 anos ou mais. Sendo assim, essas pessoas podem receber a dose da vacina contra a Covid-19 independentemente de campanhas em andamento. Já os grupos especiais são compostos por imunocomprometidos; puérperas (mulheres no período até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde e pessoas com deficiência permanente, por exemplo, além de outros grupos de maior vulnerabilidade.

Leia Também:  Com apoio do Estado, jovens e adultos com deficiências física ou visual curtem ondas no Litoral

“Estamos com um aumento no número de casos e óbitos para Covid-19 neste ano. É de suma importância que os trabalhadores de saúde recebam a dose de reforço anualmente. Neste momento estamos facilitando o acesso à vacinação para que os servidores não precisem se deslocar às Unidades de Saúde”, explicou a coordenadora de Imunização da Sesa, Virgínia Dobkowski Franco dos Santos.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA