PARANÁ
Esporte bate recorde de mais de 819 mil atendimentos nos postos fixos do Litoral e Noroeste
Publicado em
2 de fevereiro de 2023por
Itajuba TadeuAs equipes que conduziram os esportes, recreação e lazer nos postos fixos do Litoral e Noroeste, no Verão Maior Paraná 2023, finalizam as atividades com recorde de 819.398 atendimentos a veranistas e moradores locais. As ações aconteceram de De 26 de dezembro a 31 de janeiro e os atendimentos foram registrados nos cadastros para participação de cada atividade.
Agora, após o encerramento do atendimento nos postos fixos, o Verão Maior Paraná continua com shows e eventos esportivos gratuitos em fevereiro. Neste fim de semana, haverá o Crossgames, com o limite de vagas atingidos, e a etapa do campeonato paranaense de surf, atividades com atletas paralímpicos e uma exposição de fotos da história do surf. Também será realizado o beach tennis com a participação de mais de 100 duplas.
Nos postos fixos de atendimento, todas as atividades foram preparadas, acompanhadas e conduzidas por mais de 250 profissionais e acadêmicos de Educação Física, Turismo, Enfermagem e Comunicação. Os postos instalados em Guaratuba, Caiobá, Matinhos, Praia de Leste, Ipanema e Shangri-lá, no Litoral, e em Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste, ofertaram atividades esportivas e de lazer, aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, torneios e eventos esportivos, além de outras práticas para entretenimento.
As quadras de vôlei de praia, beach tennis e futmesa ficaram à disposição da comunidade, que pôde emprestar os equipamentos necessários para praticar o esporte. Houve, ainda, brindes dos apoiadores e patrocinadores aos participantes das atividades e desafios.
O secretário do esporte, Helio Wirbiski comenta o sucesso da operação verão e os impactos positivos para a economia do Litoral. “Fechamos as atividades com mais de 800 mil atendimentos, o que nos traz a certeza de que um bom trabalho foi feito nos oito postos fixos e com as equipes itinerantes. Mais de 300 pessoas trabalharam, entre estagiários e dirigentes”, disse Wirbiski. Ele lembra que a operação continua com shows em Pontal do Paraná e em Matinhos, e também com grandes eventos esportivos que devem acontecer nos finais de semana em todos os balneários. “A ideia do governador Carlos Massa Ratinho Junior foi criar esse ciclo virtuoso da cultura, do esporte, de todos os órgãos do governo para que as cidades do Litoral e da costa Noroeste ficassem mais fortes na economia, e isso está dando certo”, afirmou.
SUCESSO NOS EVENTOS – O Verão Maior Paraná contou com uma intensa programação de eventos integrando os Jogos de Aventura e Natureza (JAN), como o Campeonato de Beach Flag, Copa Verão Maior Paraná de Futevôlei, etapa final do Circuito Paranaense de Handebol de Areia, Prova de Travessia a Nado de Guaratuba, apresentações de Wheeling e BMX (manobras com bicicletas), 1ª etapa do Circuito Paranaense de Vôlei de Praia, 1ª etapa do Campeonato Paranaense de Bodyboarding, Festival das Águas e 1ª etapa do Circuito JAN de Corrida de Rua.
O coordenador dos Jogos de Aventura e Natureza, Marcos Schemberger, destaca o grande número de participantes e espectadores nos eventos. “Foi incrível, além do esperado, com o Festival das Águas em Antonina, o handebol de areia e o vôlei de praia em Caiobá, que tiveram participação acima da média com atletas que se destacam a nível nacional”, ressaltou ele.
TRUPES CIRCENSES – Em parceria com a Secretaria da Cultura, o Verão Maior Paraná contou com o Circo na Praia e o Circo na Praça. O Circo na Praia se instalou no Litoral e durante todo o verão conduziu atividades artísticas e culturais destinada a toda família. Astro Circus é a Trupe de Circo que realiza as apresentações com números tradicionais.
Mais de 35 artistas circenses desenvolveram atividades educacionais. Também foram realizadas performances e pocket apresentações com números de circo, fogo, contações de histórias e ações de recolhimento de resíduos pelas praias. Em Caiobá, os garotinhos e garotinhas veranistas puderam participar dos espetáculos junto com os artistas.
O Circo na Praça foi apresentado pelo Projeto Tenda Circo e fez 12 apresentações pelo Litoral. O projeto levou a magia do circo através de show de mágica, malabares, equilibrismo, apresentação com tecido, além de uma oficina gratuita para as crianças.
SHOWS NACIONAIS – Em Matinhos e Pontal do Paraná, os acadêmicos de Educação Física e os professores de dança foram responsáveis pela abertura dos shows gratuitos de grandes nomes da música nacional, como Leonardo, Edson & Hudson, César Menotti & Fabiano, Eduardo Costa, Fernando & Sorocaba, Pedro Paulo & Alex e outros. As danças realizadas nos postos fixos do Verão Maior Paraná foram reproduzidas nos palcos durante cerca de uma hora para milhares de pessoas.
ACESSIBILIDADE – Pessoas com mobilidade reduzida puderam usufruir com mais conforto das praias no Litoral paranaense. O Verão Maior Paraná e o projeto Praia Acessível disponibilizaram cadeiras anfíbias que possibilitam o acesso à praia e ao mar em seis pontos das praias de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná. O serviço foi realizado a partir de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social e Família, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e a Secretaria do Esporte do Paraná.
A disponibilização de cadeiras anfíbias já ocorreu em anos anteriores, possibilitando essa inclusão. Porém, nesta edição, o atendimento foi feito por especialistas nas áreas de Fisioterapia e Educação Física, com ênfase em ações para a pessoa com deficiência. Além disso, mais de 300 pessoas que atuaram nas ações do Verão Maior Paraná receberam capacitação na área, bem como uma palestra sobre a importância da luta pela acessibilidade, com a presidente do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Coede), Emmanuelle Aguiar.
EVENTOS PARADESPORTIVOS – Durante esses 37 dias de projeto, o Verão Maior Paraná contou com inúmeras ações integradas ao paradesporto. Os veranistas que estavam na praia de Caiobá no dia 20 de janeiro puderam participar de uma demonstração de esgrima no palco principal. A apresentação contou com a presença de atletas que representaram o Paraná em competições nacionais e internacionais de esgrima e atletismo.
Nos dias 27 e 28 de janeiro, Guaratuba recebeu o Campeonato Paranaense de Bodyboarding e contou com uma apresentação especial do bodyboarding inclusivo. Esta é mais uma das ações de Paradesporto que foi realizada no Verão Maior Paraná, mostrando que a prática do esporte é inclusiva para todos.
VERÃO TÁ ON – Uma novidade da equipe do esporte neste ano foi uma série de programas de infoentretenimento trazendo as notícias, agendas e matérias especiais de uma maneira descontraída e leve para o veranista. Além disso, nos fins de semana, todos os eventos da Arena de Caiobá foram transmitidos tanto no YouTube da Paraná Esporte quanto na TV Paraná Turismo.
O diretor de inovação e desenvolvimento do Esporte, Tiago Campos comenta sobre o saldo positivo da operação Verão e também sobre o planejamento. “Fechamos mais uma etapa do Verão Maior Paraná, com um sucesso absoluto tanto em qualidade quanto em número de atendimento. Planejamos desde abril de 2022, foi um trabalho bem árduo, um trabalho interssetorial do esporte, cultura, turismo, Copel, Sanepar, Detran e todas as outras secretarias envolvidas para atender bem a população, levando atividades físicas, esportivas e recreativas, informações para a população de uma forma lúdica”, diz Campos.
“Atendemos crianças de 2 anos até os idosos, e também estávamos preocupados com a inclusão, em muitas atividades as pessoas com deficiência puderam participar. O Governo do Estado fez um pacote completo para atender o veranista e o feedback que tivemos da população foi muito positivo e já começamos a trabalhar pro próximo ano e para entregar um verão ainda melhor para os paranaenses e para os turistas”, finaliza o diretor.
PROGRAMAÇÃO – O Verão Maior Paraná continua com shows e eventos esportivos gratuitos em fevereiro, após o encerramento dos atendimentos nos postos fixos. Em Matinhos, as próximas apresentações são da dupla João Bosco & Vinícius nesta sexta-feira (3), e no sábado (4) com Maria Cecília & Rodolfo. Na semana seguinte, a banda de axé Ara Ketu se apresenta na sexta-feira (10), e o último show da cidade é feito pelo Grupo Sempre Tem, no sábado (11).
Em Pontal do Paraná, os shows da penúltima semana são dos sertanejos Maria Cecília & Rodolfo, na sexta-feira (3), e da dupla Guilherme & Santiago, no sábado (4). O encerramento da sequência de shows é do Grupo Sempre Tem, na sexta-feira (10), e da banda Ara Ketu, no sábado (11).
Além da programação musical, as atrações esportivas continuam. A Competição de Cross Games será realizada na Arena Caiobá, no sábado (4) e domingo (5). Realizada pelos Jogos de Aventura e Natureza, a Competição de Surf também está programada para acontecer no sábado (4) e domingo (5), em Matinhos.
VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná tem ações voltadas aos veranistas e comunidade local, com atividades esportivas e de lazer, aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, torneios e eventos esportivos, além de uma série de outras práticas relacionadas ao entretenimento. Acesse o site www.verao.pr.gov.br e confira a programação completa das atrações promovidas pelo Governo do Estado. As ações acontecem nos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste do Paraná. O projeto conta com o patrocínio da Coca-Cola Femsa Brasil e do Sicredi, com o apoio da Fecomercio/SESC e das prefeituras municipais.
Fonte: Governo do Paraná
PARANÁ
Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná
Published
2 semanas agoon
5 de maio de 2025By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2.
Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.
O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor.
De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.
Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.
SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).
Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.
Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .
Fonte: Governo PR

Comissão de heteroidentificação do TJPR segue resolução do CNJ
Desembargador José Antônio Vidal Coelho

3ª Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se! no Paraná promove acesso à cidadania

Seminário nacional discute justiça socioambiental e conflitos territoriais em Brasília
TJPR participa da 1ª Reunião Preparatória para o 19º Encontro Nacional do Poder Judiciário
PARANÁ


Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná
O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto...


Espetáculo Orfeu e Eurídice retorna ao palco do Guairão no próximo final de semana
Após uma estreia de sucesso em novembro de 2024, o espetáculo Orfeu e Eurídice, do Balé Teatro Guaíra, retorna ao...


Método Wolbachia: Londrina e Foz do Iguaçu vão ampliar projeto para 100% do território
Os municípios de Foz do Iguaçu, no Oeste, e Londrina, no Norte do Estado, ampliarão o projeto relacionado à implementação...
POLÍCIA


BPTran Realiza Fiscalização Intensa no Litoral no Feriado do Dia do Trabalhador
O Batalhão de Polícia de Trânsito, por meio da Companhia Tático Móvel de Trânsito, realizou, no último fim de semana...


BPTran apreende 279 kg de maconha após veículo capotar na região sul de Curitiba
Uma ação rápida da Polícia Militar do Paraná, por meio do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), no dia 1º...


BPTran promove educação no trânsito para crianças da Escola Viver
Nesta quarta-feira (30), a Escola Viver, localizada no bairro Boqueirão, recebeu uma visita especial do Batalhão de Polícia de Trânsito...
ENTRETENIMENTO


Filho de Carla Perez e Xanddy revela mudança na rotina fitness: ‘Aumentar HRV’
Victor Alexandre, de 22 anos, filho de Carla Perez e Xanddy, impressionou seguidores ao exibir nas redes sociais seu abdômen ultradefinido e...


Fernanda Torres faz selfie com a mãe, durante passeio e declara: ‘Doce de mãe’
Fernanda Torres, de 59 anos, compartilhou em seu Instagram, neste domingo (4), alguns registros do encontro com sua mãe, Fernanda Montenegro,...


Isis Valverde se emociona durante troca de votos com Marcus Buaiz: ‘Meu porto’
Isis Valverde chorou na troca de votos do casamento religioso com Marcus Buaiz. O casal, que trocou alianças no sábado (3), compartilhou neste domingo...
ESPORTES


Cruzeiro vence o Flamengo com gol de Gabigol e assume o G4 do Brasileirão
Em uma partida emocionante e disputada até os últimos instantes, o Cruzeiro venceu o Flamengo por 2 a 1, neste...


Palmeiras vence o Vasco com gol de Vitor Roque pelo Brasileirão
Em uma partida disputada no Estádio Mané Garrincha, o Palmeiras superou o Vasco por 1 a 0 neste domingo, garantindo...


Grêmio vence o Santos e afasta fantasma do rebaixamento no Brasileirão
Em um jogo tenso e de extrema importância para ambas as equipes, o Grêmio venceu o Santos por 1 a...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
Justiça6 dias ago
TJPR dá início à 3ª Semana Nacional do Registro Civil – “Registre-se!”
-
Justiça6 dias ago
Estudantes de Direito e Economia da UEPG e TJPR atendem superendividados
-
Justiça6 dias ago
Seminário no TJPR aborda a prevenção ao assédio e à discriminação e as boas relações de trabalho
-
Justiça6 dias ago
Ejud-PR promove Roda de Conversa “Advocacia, Ministério Público e Magistratura: o que podemos melhorar nesta relação”