NOVA AURORA

PARANÁ

Espetáculo Orfeu e Eurídice retorna ao palco do Guairão no próximo final de semana

Publicado em

Após uma estreia de sucesso em novembro de 2024, o espetáculo Orfeu e Eurídice, do Balé Teatro Guaíra, retorna ao palco do Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão). As apresentações serão nesta sexta e sábado, às 20h30, e no domingo, às 18h. Os ingressos já estão à venda no site Deu Balada.

A estreia da temporada do Balé Teatro Guaíra em 2025 aconteceu em Portugal e esta apresentação de Orfeu e Eurídice será a primeira da companhia no palco do Guairão neste ano, e também será a única neste semestre em Curitiba.

“Neste ano, o Balé Teatro Guaíra está com uma temporada pé na estrada, e fará diversas apresentações no Brasil e em outros países. Portanto, esta é uma oportunidade única para o público curitibano conferir Orfeu e Eurídice no palco do Teatro Guaíra, um espetáculo potente que dialoga com o clássico e o contemporâneo”, enfatiza o diretor artístico do Centro Cultural Teatro Guaíra, Áldice Lopes.

Inspirado em uma das mais conhecidas tragédias da mitologia grega, o espetáculo revisita o mito de Orfeu, que desce ao mundo dos mortos para resgatar sua amada Eurídice. No entanto, ao quebrar a única condição imposta pelos deuses, ele a perde para sempre. A montagem propõe um olhar contemporâneo sobre essa história de amor e perda, incorporando elementos das danças urbanas à linguagem do balé contemporâneo, com trilha sonora executada ao vivo.

Leia Também:  Governo do Estado vai reforçar policiamento em Terra Roxa

A direção do espetáculo é assinada por Luiz Fernando Bongiovanni, também diretor do Balé Teatro Guaíra, em parceria com o coreógrafo convidado Eládio Prados. A trilha sonora é de Ed Cortes e mistura bases eletrônicas à execução ao vivo de músicos da Orquestra Sinfônica do Paraná, reunindo instrumentos como harpa, cello, guitarra elétrica, saxofones e percussão. O espetáculo conta ainda com cenografia de Renato Theobaldo, figurinos de Cássio Brasil, iluminação de Lucas Amado e consultoria artística do CircoCan, que introduz elementos aéreos à performance.

TEMPORADA PÉ NA ESTRADA – Com intensa circulação nacional e internacional prevista para este ano, o BTG terá poucas oportunidades de se apresentar em Curitiba. Luiz Fernando Bongiovanni destaca que 2025 será um ano de intensa circulação para o BTG, com a estreia de dois novos espetáculos inéditos e apresentações dentro e fora do Brasil.

A abertura da temporada deste ano aconteceu em Portugal, onde o Balé Teatro Guaíra apresentou “V.I.C.A”, com coreografia de Lili de Grammont e composição musical de Ed Cortes, e “Castelo”, assinada pelo coreógrafo Alessandro Sousa Pereira e o compositor dinamarquês Andreas Bernitt. As apresentações ocorreram nas cidades de Leiria, Loulé, Torres Vedras e Torres Novas.

Leia Também:  Nova tecnologia trará velocidade e ampliará eficiência dos cadastros de imóveis rurais do Paraná

Após as apresentações de “Orfeu e Eurídice” no próximo final de semana, estão previstas apresentações do espetáculo “Romeu e Julieta” no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, de 27 a 29 de junho, em parceria com a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. Nos dias 12 e 13 de julho, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo, o BTG apresentará “Contraponto”.

Em agosto, o grupo embarca novamente para a Dinamarca, onde participará do Festival Sommerballet. Neste evento, ocorrerá a estreia do novo espetáculo “Stol”, além de apresentações de “Castelo”, ambas coreografias do premiado Alessandro Sousa Pereira. A companhia permanecerá no país europeu entre 20 de agosto e 15 de setembro.

Serviço:

Orfeu e Eurídice

9 e 10 maio (sexta e sábado), às 20h30

11 de maio (domingo), às 18h

Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão)

Ingressos: à venda na bilheteria do Teatro Guaíra e no site Deu Balada

Tempo de duração do espetáculo: 1h30

Classificação: Livre

Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$10,00 (meia). Lugares livres.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Colônia União, em Laranjeiras do Sul, terá sistema de abastecimento de água

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  MON promove oficina de escrita criativa inspirada na mostra do artista Alex Flemming

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA