NOVA AURORA

PARANÁ

Espaço Energia Copel tem programação especial na Semana Nacional de Museus

Publicado em

Durante a próxima semana, o museu educativo Espaço Energia Copel terá atividades diferentes para o público, como parte da 21ª Semana Nacional de Museus. Além das tradicionais visitas escolares, o espaço promoverá debates e oficinas, além exibir de um curta-metragem produzido por indígenas Kaingang da Terra Apucaraninha, localizada no Norte do Paraná.

Esta é a terceira participação da instituição na programação nacional que anualmente celebra os museus como espaço de memória e educação.

O tema geral proposto pelo Conselho Internacional de Museus para esta edição é “Museus, Sustentabilidade e Bem-estar”, conectando a atuação das instituições aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) elencados pela ONU. Entre eles, saúde e bem-estar global, ação climática e vida na Terra.

Toda a programação no Espaço Energia Copel será gratuita e aberta ao público em geral, com inscrições através do e-mail espacoenergia.museucopel@copel.com ou pelo telefone (41) 99242-2077.

Entre os destaques da semana, está um bate-papo com o engenheiro Nelson Pinto, referência mundial na área de projetos de barragens e usinas hidrelétricas e pioneiro na área de energia hidráulica no Paraná. O profissional foi o sexto funcionário registrado pela Copel, em 1955, e recentemente doou seu acervo pessoal de estudos e documentação técnica para a empresa.

O diálogo ocorre na quarta-feira, dia 17, às 16h, e será mediado pela historiadora Jacira Ramos, que atua como analista ambiental na área de Geração e Transmissão da Companhia.

No dia seguinte, quinta-feira, uma mesa redonda debate os cenários da mudança climática e seus possíveis impactos sobre o setor elétrico. Especialistas das áreas de geração, transmissão e distribuição da Copel vão compartilhar e confrontar sua visão sobre o tema, com base em estudos realizados e nas adaptações demandadas de cada segmentos de atuação.

Leia Também:  PCPR inicia ação para combater violência contra mulher com divulgação de sinal de socorro

O evento é aberto a estudantes, profissionais da área e demais pessoas interessadas, e o resultado será registrado em formato podcast para a série “Energia da Sustentabilidade”, disponível nas principais plataformas de áudio.

Na sexta-feira, dia 19, a produtora audiovisual Débora Nhen Prag ministra uma palestra sobre a relação do povo Kaingang com o território e as ações que têm sido desenvolvidas na Terra Indígena Apucaraninha para a preservação dos saberes tradicionais da comunidade. A palestra tem início às 19h.

Encerrando a programação especial, educadores e educadoras do Ensino Fundamental são convidados a participar de uma oficina sobre a aplicação prática dos conceitos relacionados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Quem conduz esse encontro no sábado, dia 20, é a pedagoga do Espaço Energia, Adriana Nardelli Rosi, acompanhada do membro do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial Patrick Moreira.

“É importante trazer uma oficina dessas, porque muitas vezes a sustentabilidade fica no campo da teoria. É importante saber quais as formas de colocar isso em prática”, comenta a profissional.

Ela observa que o tema proposto para a Semana Nacional de Museus, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), tem muitos pontos de conexão com o trabalho desenvolvido no Espaço Energia Copel. “A importância do cuidado com o meio ambiente, que tanto nos oferece, está sempre presente no nosso trabalho. É um tema incrível, estamos bem entusiasmados, e convidamos a todos para participar e conhecer esse espaço lindo, dedicado à cultura e à educação”, convida.

Leia Também:  Governo amplia repasses a hospital de Fazenda Rio Grande para aumentar atendimentos

Confira a programação:

16 a 19/05 – Visitas com agendamento pelo site e exibição aberta do curta-metragem “O relato de uma liderança sobre suas lembranças de infância e o modo de vida dos Kaingang”, com sessões às 16h, 16h30 e 17h.

17/05, 16h – Bate-papo “Memória do setor elétrico paranaense – o caso da usina GPS”, com o Prof. Eng. Nelson Pinto.

18/05, 14h – Mesa redonda “Cenários da mudança climática no setor elétrico”.

19/05, 19h – Palestra “A relação dos Kaingang com o território”, com Débora Nhen Prag.

20/05, 9h às 12h – Oficina “Como trabalhar na prática os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Ensino Fundamental”.

20/05, 14h às 16h – Visita guiada “A energia do dia a dia – de sua aplicação ao uso sustentável, do passado ao futuro, da luz à arte”.

Serviço:

21ª Semana Nacional de Museus no Espaço Energia Copel

Data: 16 a 20 de maio

Rua Desembargador Motta, 2347, Centro – Curitiba

Agendamentos e mais informações no site do Espaço Energia

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Em encontro nacional, Tiago Amaral defende qualificação do processo legislativo

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  ITAIPU PARTICIPA DE UM DOS MAIS IMPORTANTES EVENTOS DE USINAS E ENERGIA MARINHA DO MUNDO

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA