NOVA AURORA

PARANÁ

Espaço Cultural BRDE abre mostra internacional de arquitetura italiana sustentável

Publicado em

O Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões abriu nesta quinta-feira (14) a mostra internacional “Rigenera”. Promovido pelo Consulado Geral da Itália em Curitiba, a mostra integra o festival de cultura italiana Mia Cara. Com o tema “Regeneração”, a exposição conta com 20 projetos selecionados no Prêmio de Arquitetura Emilia Romagna realizado pelo Ministério da Cultura da Itália dentro do Festival de Architettura 2023. A visitação aberta e gratuita ao público começa dia 18 de setembro (segunda) e segue até o dia 22 (sexta-feira).

O espaço cultural pertence ao Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul. No evento de abertura, o superintendente Regional de BRDE no Paraná, Paulo Starke, lembrou que essa parceria com o consulado da Itália, faz parte das ações do Banco Verde – iniciativa do banco, que tem financiamentos ligado à sustentabilidade como cerne de seu negócio. “Convidamos a todos a apreciarem essa exposição, que também mostra projetos igualmente voltados a sustentabilidade”, disse Starke.

A partir de um decreto governamental na Itália, foi aprovado um edital para a apresentação de projetos de qualificação e segurança das periferias na Itália. Segundo a organizadora do evento, Nadia Calzolari, o edital foi um grande sucesso, com a apresentação de 120 projetos que envolveram áreas periféricas e abandonadas em toda a Itália. “A principal motivação da iniciativa foi enfrentar o problema do abandono das periferias urbanas e promover a sustentabilidade ambiental”, afirma a arquiteta. 

Leia Também:  Polícia Rodoviária intensifica fiscalização nas rodovias estaduais no feriado de Tiradentes

MOVIMENTO RIGINERA – No início do novo milênio, surgiu na Itália a necessidade de considerar o solo como um bem público, o espaço aberto, o vazio como fatores de qualidade do ambiente urbano. Iniciado em 2016, na região de Emilia Romagna (ao Norte da Itália), o movimento urbanístico Rigenera tem como princípios a recuperação de imóveis desativados em uma perspectiva da economia circular, a redução do uso do solo para o desenvolvimento e a participação ativa dos cidadãos nesse processo de transformação. 

Para Nadia Calzolari, o arquiteto, neste processo, é ao mesmo tempo o idealizador da configuração morfológica e o coordenador da participação. “É seu papel específico ser o diretor da modificação, que deve orientar com respeito à memória dos lugares, com sensibilidade atenta à contemporaneidade cultural e artística”, destaca.

Entre os exemplos bem-sucedidos estão as requalificações da antiga estação ferroviária de Porta Romana em Milão, que deu origem a um novo bairro residencial, comercial e cultural; da antiga fábrica de Mira Lanza em Roma, que foi transformada em um centro cultural e a área industrial de Porto Marghera em Veneza, que foi transformada em um parque urbano. 

Para Rafaela Tasca, coordenadora do Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões, sediar a mostra Rigenera expressa uma das matrizes da curadoria institucional relacionadas a sustentabilidade e arquitetura. “A articulação entre Agenda 2030 e a Cultura insere-se em uma das nossas linhas de atuação pautada pelo ODS 11 de Cidades e Comunidades Sustentáveis e pelo nosso compromisso em manter o Palacete como um legado ativo”, afirma. 

Leia Também:  Surf e velocross: Jogos de Aventura e Natureza movimentam o Litoral e RMC

PALESTRAS – Além da exposição, nesta quinta e sexta-feira (14 e 15) também acontecerá um ciclo de palestras sobre regeneração urbana com a presença dos arquitetos brasileiros Fernando Canalli e Mauro Magnabosco, do designer argentino Christian Ullmann e dos arquitetos italianos Giorgio Teggi, Corrado Bondavalli e Nadia Calzolari (confira na programação abaixo). O número de vagas é limitado e a participação é gratuita mediante inscrição no site https://miacara.com.br/ 

S E R V I Ç O

EXPOSIÇÃO RIGENERA 

Data da abertura: quinta-feira (14.09) 

Horário: às 10h 

Período de visitação: de 18 a 22 de setembro de 2023 

Horário: de segunda a sexta das 13h às 18h  

Local: Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões 

Endereço: Av. João Gualberto, 570 – Alto da Glória  

Entrada gratuita 

CICLO DE PALESTRAS  

Quinta-feira (14) – Com mediação de Rosane Popp 
19h20 – Fernando Canalli – “Orla do Guaíba como Regeneração de Espaço Público” 

20h50 – Mauro Magnabosco – “Projeto Gestão de Risco Climático Bairro Novo do Caximba” 

21h20 – Christian Ullmann – “Sensibilidade projetual: sujeitos diferentes, juntos para a Reconstrução Regenerativa” 

Sexta-feira, 15 de setembro de 2023 – Com mediação de Flávio Schiavon 

10h20 – Giorgio Teggi – “Regeneração & Regenerações – Arte Urbana” 

10h50 – Nadia Calzolari – “Regeneração e Participação” 

11h20 – Corrado Bondavalli – Regeneração E As Leis Regionais Da Emilia Romagna.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Campanha incentiva atletas, familiares, amigos e a população a doarem sangue

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Segunda Rural Tech vai apresentar inovações tecnológicas em Santa Helena, no Oeste

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA