NOVA AURORA

PARANÁ

Escolas da rede estadual celebram e enfatizam importância da consciência negra

Publicado em

O dia 20 de novembro marcou a comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, data em que Zumbi do Palmares, líder de um dos maiores quilombos e símbolo de resistência negra, foi morto. Para enfatizar e ressaltar a importância da conscientização e reflexão sobre esse tema, diversas escolas do Paraná estão realizando atividades e conversas com os alunos.

Além de ofertar cursos de música e literatura africanas, o Centro Estadual de Capacitação em Artes Guido Viaro também promove há oito anos, sempre no mês de novembro, atividades que destacam a importância das relações étnico-raciais no ensino da arte. 

Na última sexta-feira (11), a instituição realizou o Encontro da Consciência Negra – Arte, Educação e Resistência, evento que consiste em homenagear a cultura africana e afro-brasileira por meio de apresentações de música, poesia, artes visuais e dança. O encontro contou ainda com a exposição do Coletivo Ero Ere, tradicional grupo de Curitiba de artes visuais negras.

“A educação é um lugar de debate, conscientização, valorização da cultura e das identidades”, destaca a diretora da instituição, Sabrina Rosa Cadori. “Oferecer cursos, eventos e exposições sobre as questões étnico-raciais aos estudantes e professores é nosso papel, contribuindo na compreensão do contexto histórico em que vivemos, para combater as injustiças e a desigualdade”.

Leia Também:  SÃO MIGUEL DO IGUAÇU: Educação reúne gestores das escolas para iniciar os preparativos do desfile de 07 de setembro

FEIRA LITERÁRIA – Outra instituição de ensino que também desenvolveu atividades foi o Colégio Estadual Júlia Wanderley. No início do mês, na Feira Literária, foram feitas algumas ações em que os professores abordaram o racismo e falaram sobre as várias personalidades negras da literatura. Também foram discutidos aspectos do filme “Estrelas Além do Tempo”, da autora Margot Lee Shetterly, que conta a história de três cientistas negras que exerceram importantes funções na NASA durante o auge da corrida espacial entre Estados Unidos e União Soviética.

Solange Maria do Nascimento, professora da Língua Portuguesa, conta que os estudantes se dividiram em equipes e pesquisaram os seguintes temas: apartheid, preconceito, situação econômica, contexto histórico e política. Então, com as informações reunidas, eles organizaram a feira. Foram produzidos cartazes, maquetes e um jornal sobre o tema.

“Com isso, minha turma se uniu e conseguiu entender a lição do filme. Estávamos todos com um propósito: debater o preconceito”, afirmou a estudante Letícia Ribeiro Rodolfo. Ela acredita que o filme os ajudou a refletir sobre a importância do respeito e de não desmerecer ninguém.

Leia Também:  Moro relata PL que qualifica crime de massacre em escolas

A professora Paula Augusta Assumpção Malhadas ressalta a importância de abordar esse assunto, de grande importância para a formação integral das crianças e adolescentes. “Fazê-los refletir a respeito das dificuldades que o racismo impõe está na formação que desejamos para nossos alunos: cidadãos conscientes de que o que falam tem consequências e de que a sociedade não pode mais disfarçar intolerância”, afirma.

CEP – Buscando enaltecer a cultura africana e trazer esse tema para as salas de aula, o Colégio Estadual do Paraná (CEP) vai realizar a Semana da Educação Étnico-Racial até o dia 25 de novembro. Serão ofertadas para os alunos palestras sobre filosofia e cultura africana, além de oficinas com temas voltados à representatividade e à resistência da população negra.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Calendário turístico de abril tem eventos regionais de Páscoa, Festa do Pacu e ExpoLondrina

Published

on

By

As celebrações da Páscoa, exposições e festas típicas são destaques entre os eventos que atraem turistas e movimentam as diversas regiões do Paraná no mês de abril. Eles compõem a programação do calendário de eventos da Secretaria do Turismo (Setu-PR) e do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor. 

A gastronomia, como sempre, ajuda a enriquecer e dar sabor ao calendário. Um exemplo é o Circuito Gastronômico de Matinhos, no Litoral, que começou no dia 1º do mês e segue até junho. São ofertados pratos típicos, que valorizam a cultura caiçara, em 17 estabelecimentos do município, atraindo visitantes e consumidores para a cidade, em período fora da temporada.

Em Icaraíma, na região Noroeste, acontece a Festa do Pacu, nos dias 12 e 13. Rancho Alegre do Oeste (Oeste) realiza, também nos dias 12 e 13, a Festa da Tilápia no Tacho e Arraiá Municipal, enquanto em Rio Bom (Vale do Ivaí) tem a tradicional Festa do Espeto de Bambu (25 a 27).

Cascavel promove junto, com com a homenagem do Dia do Trabalhador, a 28ª Festa do Costelão, entre 26 de abril e 1º de maio.

TURISMO RELIGIOSO – Unindo atividades físicas com a religiosidade paranaense, acontece no dia 6 a segunda edição do Pedalando com Fé, no município de Cruzeiro do Oeste (Noroeste). 

Entre 8 e 10 deste mês, Foz do Iguaçu recebe o 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, que vai reunir empresários e profissionais ligados ao segmento, em um momento capacitação e networking sobre o turismo ligado à fé, em suas mais variadas matrizes.

A Paixão de Cristo ganha apresentações e encenações ao redor do Paraná na semana de 13 a 20. Elas acontecem nos municípios de Arapongas, no dia 13; em Altônia e Itaipulândia, ambas no dia 18; e em Medianeira, no dia 20. Já Antonina, no Litoral, promove no dia 11 a sua Páscoa municipal.

FEIRAS E EXPOSIÇÕES – Começa no dia 4 e segue até 13 a ExpoLondrina, uma das maiores feiras do setor agro do Paraná, que reúne, além de eventos técnicos, shows de Ana Castela, Luan Santana, Matheus e Kauan, Simone Mendes, entre outros.

Leia Também:  SÃO MIGUEL DO IGUAÇU: Educação reúne gestores das escolas para iniciar os preparativos do desfile de 07 de setembro

Também acontecem a ExpoPalmeira (4 a 7), a ExpoRio, em Rio Bonito do Iguaçu (25 a 27) e a ExpoReal, em Realeza (30 a 4 de maio). Em Toledo, de 9 a 13, será realizada a segunda edição da Toledo Bulls, evento de grandes competições de montaria e shows de renomados artistas do cenário nacional.

Haverá festas de rodeios em Nova Esperança (10 a 12) e Manoel Ribas (25 a 27). Irati promove a sua Motofest, de 11 a 13. Na mesma data, São José das Palmeiras realiza sua festa municipal. Maripá conta com o Arrancadão de Tratores (de 25 a 27), enquanto Guaíra recebe a 46ª Festa das Nações, de 30 de abril a 4 de maio.

Por fim, Missal realiza a 22º Deu Tsches Fest, também de 25 a 27. O evento é um resgate e preservação das tradições germânicas na culinária, na religiosidade e na música e dança.

TRADE – O Viaje Paraná apresenta ao trade do turismo os potenciais do setor no Capacita CVC, em Foz do Iguaçu, de 2 a 6. Também na Terra das Cataratas, de 26 a 29, acontece a Convenção da operadora BWT, reunindo cerca de 300 agentes de viagens, que serão impactados com o turismo paranaense.

ANIVERSÁRIOS E EMANCIPAÇÕES – Abril é marcado também por comemorações que celebram o aniversário ou a emancipação política de municípios paranaenses. É o caso do 61º aniversário de Tapejara, nos dias 12 e 13, e dos 48 anos de emancipação de Francisco Alves, celebrado de 19 a 21.

Em comemoração ao Dia do Trabalhador, em 1º de maio, alguns municípios já antecipam festas alusivas à data. Em Jussara e Rondon, ambos no Noroeste, a comemoração inicia no dia 30.

FORA DO ESTADO – Neste mês, além dos encontros as confraternizações, convenções e festivais ao redor do Paraná, o Estado participa também de eventos ao redor do Brasil. Em São Paulo (SP), entre os dias 14 e 16, acontece a WTM Latin America, enquanto no Rio de Janeiro (RJ), o turismo paranaense estará presente mais uma vez na Boat Show, importante evento ligado ao segmento náutico, que segue até 4 de maio.

Leia Também:  Perimetral Leste: marginais da BR-277 em Foz do Iguaçu serão bloqueadas para obra de viaduto

Confira o calendário de eventos turísticos de abril:

1º de abril a 1º de junho – Circuito Gastronômico de Matinhos

02 a 06 – Capacita CVC Paraná – Foz do Iguaçu

04 a 13 – ExpoLondrina 2025 – Londrina

04 a 07 – ExpoPalmeira – Palmeira

06 – 2ª Edição do Pedalando com Fé – Cruzeiro do Oeste

08 a 10 – 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso – Foz do Iguaçu

09 a 13 – Toledo Bulls – 2ª Edição – Toledo

10 a 12 – Rodeio – Nova Esperança

11 – Páscoa Antonina 2025 – Antonina

11 a 13 – Festa do Município – São José das Palmeiras

11 a 13 – Irati Motofest – Iratí

12 a 13 – 61º Aniversário de Tapejara

12 a 13 – Festa do Pacu – Icaraíma

12 a 13 – Tilápia no Tacho e Arraia Municipal – Rancho Alegre do Oeste

13 – Cavalgada de Rio Bom – Rio Bom

13 – A Paixão de Cristo – Arapongas

14 a 16 – WTM Latin America – São Paulo

18 – Teatro da Paixão de Cristo – Altônia

18 – Encenação da Paixão de Cristo – Itaipulândia

19 a 21 – 48 Anos de Emancipação Política – Francisco Alves

20 – A Paixão de Cristo – Medianeira

25 a 27 – Festa Tradicional do Espeto no Bambu – Rio Bom

25 a 27 – 22º Deu Tsches Fest – Missal

25 a 27 – 30º Rodeio Crioulo – Manoel Ribas

25 a 27 – Exporio 2025 – Rio Bonito do Iguaçu

25 a 27 – Arrancadão de Tratores – Maripá

26 a 29 – Convenção BWT – Foz do Iguaçu

26 a 01 de maio – 57º Festa do Trabalhador e 28º Festa do Costelão – Cascavel

26 a 04 de maio – Boat Show – Rio de Janeiro

30 a 04 de maio – Expo Real – Realeza

30 a 01 de maio – Festa de Comemoração ao Dia do Trabalhador – Jussara

30 a 01 de maio – Festa do Trabalhador – Rondon

30 a 04 de maio – 46° Festa das Nações – Guaíra

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA