NOVA AURORA

PARANÁ

Escola de Dança Teatro Guaíra divulga lista de inscritos para 2024 e próximas etapas

Publicado em

A lista dos inscritos para 2024 para a Escola de Dança Teatro Guaíra foi homologada nesta semana. Os candidatos passam agora pelas próximas etapas de avaliações: aptidão física e conhecimento de práticas de Dança Clássica. As provas acontecem em 5 e 6 de fevereiro, com horários separados para cada nível de formação.

As inscrições iniciaram 25 de outubro e encerraram na última sexta-feira (15) – foram recebidas 183 inscrições durante processo seletivo. Conforme estabelecido no edital, puderam se inscrever crianças a partir de 8 anos completos a adolescentes com até 17 anos.

Confira o cronograma das próximas etapas de avaliação:

05/02/2024 (2ª feira) – Manhã

Nível Básico (Formação I – manhã) – 08h30 – 10h30
Nível Básico (Formação I – manhã) – 11h00 – 13h00

05/02/2024 (2ª feira) – Tarde

Nível Básico (Formação I – tarde) – 14h30 – 16h30
Nível Básico (Formação I – tarde) – 17h00 – 19h00

06/02/2024 (3° feira) – Manhã

Nível Preparatório (manhã) – 08h30 – 10h30
Nível Preparatório (manhã) – 11h00 – 13h00

Leia Também:  Corpo de Bombeiros festeja 112 anos com homenagens e entrega de novas viaturas

06/02/2024 (3ª feira) – Tarde

Nível Intermediário (Formação II e III – tarde) – 14h30 – 16h30
Nível Adiantado (Formação IV e V – tarde) – 17h00 – 19h00

MATRÍCULAS – Para aqueles que já são alunos, a rematrícula ocorrerá nos dias 18, 19 e 20 de dezembro de 2023. Já a matrícula para os ingressantes através do processo seletivo 2024 será em 14, 15 e 16 de fevereiro de 2024.

ESCOLA – Criada em abril de 1956, a Escola de Dança é o corpo artístico mais antigo do Teatro Guaíra. Neste ano atendeu 100 alunos no Curso Livre de Formação do Artista Bailarino. Reuniu um público de 17 mil pessoas em 27 apresentações, divididas entre Curitiba, cidades da Região Metropolitana da Capital e nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Entre as produções originais da Escola, estão os espetáculos “TumTá” e “UNIO” – o segundo elaborado com a colaboração de bailarinos do Balé Teatro Guaíra na criação das coreografias.

Marcando presença nos festivais e trazendo prêmios para casa, a Escola participou da Mostra Paranaense de Dança 2023 e do Prêmio Curitiba de Dança, com medalha de ouro nas categorias de balé clássico em solos feminino e masculino, duo, conjunto e de repertório. Nos festivais de Dança de Joinville e Festival Internacional de Porto Alegre, as alunas e alunos também foram destaque.

Leia Também:  Com apoio do Estado, 320 apartamentos são entregues a famílias de Maringá

Neste ano, o projeto Pátios foi incluído no programa Guaíra para Todos. As apresentações aconteceram em escolas estaduais, levando um repertório de balé clássico e dança contemporânea para além das portas do Teatro Guaíra. Baseado no aspecto social de levar a dança para quem não tem a oportunidade de ir ao teatro, esse projeto é rico para a formação dos alunos e fomenta a formação de plateia.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Pessoas privadas de liberdade recebem certificados de curso profissionalizante em Cascavel

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Governo do Estado autoriza início da construção da maternidade de Reserva

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA