NOVA AURORA

PARANÁ

Escola de Dança Teatro Guaíra divulga lista de inscritos para 2024 e próximas etapas

Publicado em

A lista dos inscritos para 2024 para a Escola de Dança Teatro Guaíra foi homologada nesta semana. Os candidatos passam agora pelas próximas etapas de avaliações: aptidão física e conhecimento de práticas de Dança Clássica. As provas acontecem em 5 e 6 de fevereiro, com horários separados para cada nível de formação.

As inscrições iniciaram 25 de outubro e encerraram na última sexta-feira (15) – foram recebidas 183 inscrições durante processo seletivo. Conforme estabelecido no edital, puderam se inscrever crianças a partir de 8 anos completos a adolescentes com até 17 anos.

Confira o cronograma das próximas etapas de avaliação:

05/02/2024 (2ª feira) – Manhã

Nível Básico (Formação I – manhã) – 08h30 – 10h30
Nível Básico (Formação I – manhã) – 11h00 – 13h00

05/02/2024 (2ª feira) – Tarde

Nível Básico (Formação I – tarde) – 14h30 – 16h30
Nível Básico (Formação I – tarde) – 17h00 – 19h00

06/02/2024 (3° feira) – Manhã

Nível Preparatório (manhã) – 08h30 – 10h30
Nível Preparatório (manhã) – 11h00 – 13h00

Leia Também:  Casa Fácil Paraná ajudou quase 32 mil famílias a realizarem o sonho da casa própria

06/02/2024 (3ª feira) – Tarde

Nível Intermediário (Formação II e III – tarde) – 14h30 – 16h30
Nível Adiantado (Formação IV e V – tarde) – 17h00 – 19h00

MATRÍCULAS – Para aqueles que já são alunos, a rematrícula ocorrerá nos dias 18, 19 e 20 de dezembro de 2023. Já a matrícula para os ingressantes através do processo seletivo 2024 será em 14, 15 e 16 de fevereiro de 2024.

ESCOLA – Criada em abril de 1956, a Escola de Dança é o corpo artístico mais antigo do Teatro Guaíra. Neste ano atendeu 100 alunos no Curso Livre de Formação do Artista Bailarino. Reuniu um público de 17 mil pessoas em 27 apresentações, divididas entre Curitiba, cidades da Região Metropolitana da Capital e nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Entre as produções originais da Escola, estão os espetáculos “TumTá” e “UNIO” – o segundo elaborado com a colaboração de bailarinos do Balé Teatro Guaíra na criação das coreografias.

Marcando presença nos festivais e trazendo prêmios para casa, a Escola participou da Mostra Paranaense de Dança 2023 e do Prêmio Curitiba de Dança, com medalha de ouro nas categorias de balé clássico em solos feminino e masculino, duo, conjunto e de repertório. Nos festivais de Dança de Joinville e Festival Internacional de Porto Alegre, as alunas e alunos também foram destaque.

Leia Também:  Comitiva de empresários chineses visita Paraná para prospectar novas parcerias

Neste ano, o projeto Pátios foi incluído no programa Guaíra para Todos. As apresentações aconteceram em escolas estaduais, levando um repertório de balé clássico e dança contemporânea para além das portas do Teatro Guaíra. Baseado no aspecto social de levar a dança para quem não tem a oportunidade de ir ao teatro, esse projeto é rico para a formação dos alunos e fomenta a formação de plateia.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Sanepar e Assembleia Legislativa entregam doações do programa Tampinha Paraná

Published

on

By

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) entregou nesta semana 230 kg de tampinhas plásticas ao Asilo São Vicente de Paulo, no bairro Juvevê, em Curitiba. A doação faz parte das atividades conjuntas entre a Sanepar e a Assembleia Legislativa do Paraná, por meio de um termo de cooperação firmado no ano passado para o Programa Tampinha Paraná.

Criado pela lei estadual 21.697/2023, o programa tem como objetivo arrecadar tampinhas plásticas para instituições que atendem pessoas idosas em situação de vulnerabilidade. Desde o início da parceria, a Sanepar já repassou cerca de 700 kg de tampinhas plásticas para o asilo.

O material vem sendo arrecadado junto aos seus empregados, com incentivo do Programa de Voluntariado Corporativo da Sanepar, e também nas ações realizadas no Litoral durante o último Verão Maior.

O diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, destaca que o Programa Tampinha Paraná tem duas vertentes muito importantes. “A primeira delas é a ação ambiental. Com a coleta deste material, que tem valor econômico, estamos dando a destinação correta e evitando o descarte irregular dessas tampinhas plásticas. E, ainda, há o componente mais importante, que é a transformação dessas tampinhas em produtos de higiene para instituições assistenciais. É uma ação socioambiental que beneficia as pessoas, o meio ambiente e, neste caso, o Asilo São Vicente de Paulo, que atua com tanta maestria no atendimento dos idosos”, disse.

Leia Também:  Governo do Estado lança a 18ª edição dos Jogos de Integração do Idoso (JIIDO)

O superintendente do Asilo São Vicente de Paulo, padre José Aparecido Pinto, vê no programa um importante parceiro para a aquisição de fraldas geriátricas. Ele destaca que, entre tantas campanhas, a Tampinha Paraná tem contribuído significativamente para a instituição, que utiliza 20 mil fraldas geriátricas mensalmente.

“O impacto pra nós é muito grande. Hoje já compramos mais de 10 mil fraldas através dessa campanha das tampas de garrafa pet, com apoio da Sanepar, e também de condomínios, escolas, igrejas, e todos os espaços e famílias que vão guardando as tampas e mostrando às crianças o significado disso. Estamos falando de educação, de consciência, de compreensão. A importância é incrível”, afirmou.

O Programa recebe diversos tipos de materiais plásticos, que precisam estar higienizados antes da doação. Entre eles, tampinhas de garrafa pet, margarina, manteiga, requeijão, achocolatado, maionese, ketchup, temperos, leite, leite em pó, amaciante, sabão ou sabonete líquido, água sanitária, álcool, desinfetante, limpa odores em geral, lustra móveis, detergente, shampoo, condicionador, cremes de tratamento, hidratante, creme dental, acetona, sabonete líquido, de lenço umedecido, talco, pomadas, remédios, caneta e canetinhas. 

Leia Também:  Governo formaliza convênio para pavimentar estrada entre Marilena e Porto Maringá

A coordenadora do Comitê de Voluntariado Corporativo da Sanepar, Lucilene Costa, ressalta que as arrecadações têm sido organizadas com dedicação pelos comitês internos de voluntariado, que estão sempre atentos ao que pode ser reutilizado ou transformado em benefício de quem mais precisa. “Queremos arrecadar muito mais porque sabemos da importância social e ambiental desse trabalho”, disse. “Essa campanha vai muito além da reciclagem, ela representa cuidado, responsabilidade e amor ao próximo”.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA