NOVA AURORA

PARANÁ

Escola de Dança Teatro Guaíra apresenta o espetáculo “Crisálida” na sexta-feira

Publicado em

A Escola de Dança Teatro Guaíra encerra 2024 com o espetáculo “Crisálida”. O público vai conferir a arte apresentada por 100 crianças e jovens em formação de dança clássica e contemporânea ofertada gratuitamente pelo Governo do Estado. A apresentação será nesta sexta-feira (29), às 20h, no auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão), logo após a formatura das turmas de 2024.

A obra, uma parceria entre Escola de Dança Teatro Guaíra e Balé Teatro Guaíra, é composta por seis coreografias e terá abertura com a de balé clássico Les Sylphides.

“Não é sobre as fases da borboleta, mas sim sobre as transformações, os desafios, a beleza do amadurecimento e a metamorfose que acontece também em nossas vidas. O que acontece dentro da crisálida é uma fase rica, que não pode ser quebrada nem ultrapassada, ela mesma é que

deve romper sua crisálida para estar com suas asas prontas e fortes para voar”, contextualiza a diretora da EDTG, Larissa Pansera, na direção-geral do espetáculo.

Leia Também:  Audiência pública discute temas do Plano de Desenvolvimento Integrado de Cascavel

“Crisálida” estreou em junho deste ano. As apresentações no Guairinha receberam público de mais de 2 mil pessoas. Com direção-geral de Larissa, a criação das coreografias contou com a colaboração dos bailarinos e das bailarinas Karin Chaves, Leonardo Vieira, Luana Nery e Rodrigo Leopolldo e das professoras da EDTG Fernanda Milani e Renata Bronze.

A coreografia de abertura Les Sylphides teve coordenação da professoara Lucilene Almeida. O figurino e o cenário são assinados por Paulo Vinicius. Na iluminação, Marcos Rocha, com trilha sonora de Daniel Maia.

INSCRIÇÕES ABERTAS – A Escola de Dança do Teatro Guaíra, o corpo artístico mais antigo do Teatro Guaíra e uma das poucas de caráter público no país, está com inscrições abertas para o ano letivo de 2025. O prazo vai até 6 de dezembro.

Podem se inscrever crianças de 8 até 17 anos que cursarão as turmas do preparatório ao aperfeiçoamento. Os selecionados terão a oportunidade de concluir o Curso Livre de Formação do Artista Bailarino, com duração de sete anos.

Para fazer a inscrição no Processo Seletivo da EDTG é necessário ler e seguir as orientações do Edital. As vagas são oferecidas por níveis e a seleção consiste em provas de aptidão física e provas práticas de dança clássica, avaliadas por uma banca examinadora. Os aprovados terão aulas conforme um cronograma semanal. Todos os detalhes e documentos estão disponíveis na página da Escola. Acesse AQUI.

Leia Também:  Exibição de filmes de autores paranaenses é uma das atrações do Verão Maior Paraná

Serviço:

Crisálida – Escola de Dança Teatro Guaíra

Data: 29/11, sexta-feira

Horário: 20h

Local: Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) – Conselheiro Laurindo, 175 – Centro – Curitiba

Ingressos: R$ 20,00 e 10,00 (meia-entrada)

Vendas na Bilheteria do Teatro Guaíra e no site Deu Balada

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Semana cultural amplia visibilidade de colégios indígenas de Diamante D’Oeste

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Audiência pública discute temas do Plano de Desenvolvimento Integrado de Cascavel

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA