NOVA AURORA

PARANÁ

Escola de Dança Teatro Guaíra abre inscrições para as turmas de 2024

Publicado em

A Escola de Dança Teatro Guaíra está com 100 vagas abertas para o primeiro semestre do ano letivo de 2024. Crianças a partir de 8 anos podem ser inscritas, do preparatório ao aperfeiçoamento. Os candidatos selecionados terão a oportunidade de concluir o Curso Livre de Formação do Artista Bailarino, com duração de sete anos. A formação é gratuita, mantida pelo Governo do Paraná. O período de inscrições vai até 15 de dezembro.

As provas práticas serão nos dias 5 e 6 de fevereiro de manhã e à tarde, com horários confirmados somente após as inscrições.

Uma das únicas escolas de dança de caráter público do País, é o corpo artístico mais antigo do Teatro Guaíra. “A dança é transformadora, ela é capaz de produzir não só disciplina e perseverança, mas de motivar sentimentos e emoções para uma vida toda”, afirma a diretora da Escola, Larissa Pansera.

As vagas são oferecidas por níveis e o processo seletivo consiste em provas de aptidão física e provas práticas de dança clássica avaliadas por uma banca examinadora. Os aprovados terão aulas conforme um cronograma semanal.

Leia Também:  R$ 100 milhões do projeto Escola Mais Bonita já estão na conta dos colégios estaduais

“O nível Preparatório, que foi acrescentado para o ano que vem, terá aulas regulares de balé clássico. O nível Formação 1 terá aulas de balé clássico cinco vezes na semana e estudos do movimento duas vezes. A partir do nível Formação 2 até o Aperfeiçoamento, os alunos têm aulas de balé clássico cinco vezes na semana e de Dança Contemporânea duas vezes”, explica a diretora.

Os alunos são avaliados por meio de notas bimestrais e também por banca avaliativa a cada semestre, sendo a última muito importante para os que passarão por audições em companhias de dança.

OPORTUNIDADES – O objetivo original da Escola, criada em abril de 1956, era formar bailarinos de qualidade que mais tarde iriam suprir a futura Companhia de Dança do Teatro, hoje Balé Teatro Guaíra. Escola e Balé são atualmente corpos artísticos distintos e independentes, porém compartilham a mesma casa – o Centro Cultural Teatro Guaíra, o que permite parcerias e contribuições.

“Além das aulas semanais, os alunos têm a oportunidade de participar das atividades artísticas pedagógicas que ocorrem durante o ano letivo, de fazer aulas com professores e bailarinos convidados, de trocar experiências com os bailarinos do Balé Teatro Guaíra e de poder, a partir do nível Formação 3, participar do Grupo de Dança que realiza, por exemplo, apresentações do projeto Guaíra Para Todos nos pátios das escolas”, acrescenta Larissa.

Leia Também:  Frente fria no Sul do Brasil traz temporais para o Paraná nesta sexta-feira, informa Simepar

INSCRIÇÕES – As inscrições devem ser feitas pessoalmente no Teatro Guaíra ou via Correios pelos pais ou representantes legais de crianças com 8 anos completos a adolescentes com até 17 anos. O prazo final é 15 de dezembro. Para mais informações acesse a página de inscrições da Escola.

A rematrícula, para aqueles que já são alunos, vai acontecer dias 18, 19 e 20 de dezembro de 2023. Já a matrícula para os ingressantes através do processo seletivo 2024 será em 14, 15 e 16 de fevereiro de 2024.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia

Published

on

By

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos específicos na área voltada para alunos desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio ou Ensino Médio Técnico das redes públicas e privadas de todo o País.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online pelo site www.obict.com.br/ ou pelo aplicativo Olímpico, disponível para os sistemas iOS e Android, até o dia 14 de abril, às 22h. As inscrições podem ser feitas pelos professores responsáveis das instituições de ensino, quanto de forma avulsa pelos alunos interessados.

Na primeira edição da Obict, o Paraná já demonstrou ser uma potência na competição. Além de ser o Estado com mais inscritos em todo o País (3.118 de 36.500 alunos), três estudantes do município de Borrazópolis, no Vale do Ivaí, conquistaram medalhas de ouro.

Para o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o Paraná tem todos os recursos para se destacar novamente na segunda edição da Olimpíada. “Vamos fazer um trabalho muito forte em conjunto com outras secretarias, principalmente a de Educação, para que nossos alunos participem ativamente da competição e que neste ano possam ter ainda mais alunos sendo premiados”.

Leia Também:  Estado encaminha Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2025 à Assembleia Legislativa

Os medalhistas de ouro, Gabriel Telles, João Paulo Machado Filho e Kauê dos Santos, cursam o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual José de Anchieta, mas foram premiados na categoria Ensino Fundamental, pelo desempenho nas provas aplicadas em 2024, quando então estavam matriculados na Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, também em Borrazópolis.

“Os estudantes paranaenses têm se destacado em competições como a Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia, e isso é fruto de um trabalho contínuo direcionado à inovação e à inclusão de componentes curriculares como programação e robótica nas escolas paranaenses. Você que é estudante da rede estadual, inscreva-se na olimpíada, e você, professor, incentive seus estudantes a participarem. Vamos, juntos, mostrar a qualidade da educação paranaense para todo o Brasil”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

COMO FUNCIONA – A Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia será dividida em quatro fases, sendo as duas primeiras de forma online e as duas últimas, presenciais. A primeira fase é a online e acontece entre os dias 2 e 14 de abril, com uma prova que utiliza recursos multimídia e com possibilidade de consulta. A segunda está prevista para entre os dias 21 e 27 de abril, também no formato online, mas sem possibilidade de consulta.

Leia Também:  Primeira frente fria do ano derruba temperaturas no Paraná a partir desta quinta-feira

A terceira etapa, marcada para 30 de maio, será presencial e aplicada em diversos polos ao redor do Brasil. A quarta e última fase também acontece de forma presencial, com data e local a serem divulgados pela organização da competição.

São quatro categorias: Júnior, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Sênior, para alunos do Ensino Médio e Técnico; a categoria livre, aberta para adultos e familiares acompanharem e incentivarem os jovens, e por fim a categoria para estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, novidade da segunda edição da Obict.

A inclusão da nova categoria visa estimular desde cedo o interesse de crianças pelos estudos em ciência, tecnologia e inovação, além do espírito competitivo. Todos os alunos inscritos recebem certificados de participação, e os melhores colocados recebem uma medalha exclusiva ao final da competição.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA