NOVA AURORA

PARANÁ

Escola de Dança e Orquestra promovem solidariedade com espetáculos no Teatro Guaíra

Publicado em

A solidariedade vai ser o ingresso para dois espetáculos de corpos artísticos do Teatro Guaíra neste mês de novembro. Um deles é “UNIO e Repertório do Grupo de Dança 2023”, que a Escola de Dança Teatro Guaíra apresenta neste sábado (11). O outro é o concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná com o maestro Claudio Cohen, no dia 19, que integram a Campanha Natal Solidário.

A parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura e a Superintendência Geral de Ação Solidária está promovendo doações de brinquedos e produtos de higiene pessoal que vão chegar até as famílias atingidas pelas chuvas. “Doe um brinquedo para as crianças ou item de higiene para ajudar as famílias afetadas e junte-se a nós nesta grande noite”, diz a primeira-dama do Paraná, Luciana Saito Massa.

Para o diretor-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra, Cleverson Cavalheiro, são momentos marcantes. “No sábado, o espetáculo coroa o ano da Escola. É um resumo da circulação feita levando arte para os pátios das escolas estaduais e traz para o grande público as coreografias da parceria feita com o Balé Teatro Guaíra. E no concerto de domingo teremos a Orquestra, que tanto representa a música e a cultura paranaenses novamente engajada em um projeto social”, afirma.

Leia Também:  Com investimento de R$ 48 milhões, Aeroporto de Pato Branco vai ganhar novo terminal

Em junho, a Orquestra já encabeçou a arrecadação de cerca de 2 mil cobertores e agasalhos com a apresentação “Venha se aquecer com Tchaikovsky” para a campanha Aquece Paraná 2023. “Participar de projetos sociais como esses nos enche de orgulho”, define Cavalheiro.

DOAÇÕES POR INGRESSOS – A troca de doações por ingressos pode ser feita de duas maneiras: entrega direta da doação na bilheteria do Teatro Guaíra com o recebimento do ingresso; ou, para garantir seu lugar, com uma reserva de voucher na plataforma de vendas online DeuBalada.com com a posterior entrega do voucher + doação (brinquedo ou produtos de higiene pessoal) e recebimento do ingresso na bilheteria do Teatro Guaíra. Na plataforma, para UNIO acesse este link, e para a Orquestra clique AQUI.

A troca do voucher + doação pelo ingresso é feita na entrada do Guairão, próximo à Bilheteria, de segunda a sexta, das 10h às 19h. O prazo de troca vai até esta sexta-feira (10) para o espetáculo da Escola de Dança e até dia 17 de novembro para o concerto.

Leia Também:  PCPR na Comunidade leva serviços de polícia judiciária para Jaguariaíva nesta semana

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  O maior projeto da história!

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Estado abre mais 506 vagas para qualificação de trabalhadores em 13 municípios

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA