NOVA AURORA

PARANÁ

Enfermeira de olhar aguçado para o ser humano atua pelo fim da tuberculose no Paraná

Publicado em

A sensibilidade para compreender aflições e angústias das pessoas levou Juliana Taques a escolher a enfermagem como profissão e como meio de dar apoio efetivo a quem precisa. Natural de Tibagi, ela se formou pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), em 2007. “Escolhi a enfermagem porque entendi que se tratava de um curso relacionado ao cuidado integral da pessoa, que exige muita empatia do profissional. Sempre acreditei que tinha esse olhar e me encontrei na profissão”, conta.

Juliana está entre muitos servidores paranaenses que vêm contribuindo para o avanço do Paraná em diversas frentes. Em alusão ao Dia do Servidor, comemorado em 28 de outubro, a Agência de Notícias do Paraná conta a história de alguns desses personagens marcantes, que aprimoram os serviços prestados ao cidadão.

Em 2010, ela prestou concurso público para o Governo do Paraná, foi chamada e atuou por sete anos em uma UTI neonatal. “Ali, tive a certeza da minha escolha. Era o atendimento na ponta, cuidar daquele bebê, mas também da mãe, do pai e de toda a família que ficava fragilizada nesse momento”, relata.

Leia Também:  Concurso de desenho da Copel incentiva conscientização no uso da energia

A partir dessa experiência, a enfermeira aguçou ainda mais seu olhar para o atendimento para o ser humano. Quando surgiu a oportunidade de trabalhar na parte administrativa da Secretaria da Saúde (Sesa), encarou como um desafio para continuar impactando os pacientes paranaenses, contribuindo para a gestão com a experiência de quem esteve envolvido no atendimento diário à população.

Atualmente, Juliana atua na Divisão de Doenças Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis da Sesa, como responsável técnica do Plano Estadual pelo Fim da Tuberculose. Juliana e sua equipe têm o desafio de eliminar a doença como um problema de saúde pública até 2030.

No dia a dia, a enfermeira, que escolheu a profissão para cuidar das pessoas, faz a análise de dados em conjunto com as 22 regionais da Saúde, coordenando estratégias e a implementação de programas e ações que são aplicados na ponta. “Hoje trabalho com planilhas, mas meu olhar para o ser humano não mudou. Não vejo apenas números, vejo um pai, uma mãe, uma família, um território inteiro afetado. Sem dúvida, isso nos ajuda a adotar as melhores políticas e ações”, reflete.

Leia Também:  12,8 mil alunos de graduação da UEL devem renovar as matrículas para 2024

ERRADICAÇÃO – O Plano Estadual pelo Fim da Tuberculose aplicado pela Secretaria da Saúde está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Corresponde ao objetivo 3, que visa erradicar a epidemia global de tuberculose até 2035. No entanto, o Paraná pretende alcançar essa meta ainda mais cedo, até 2030.

Em janeiro deste ano, a estratégia adotada pelo Estado foi selecionada como uma das 15 melhores iniciativas do Brasil para a erradicação da doença, de acordo com o ranking divulgado pelo Ministério da Saúde.

“É uma meta ousada, mas que vamos alcançar. Como servidora pública, acredito muito em servir ao Paraná e contribuir para melhorar a vida das pessoas. Foi assim, com muito orgulho, que atuei durante minha passagem no atendimento diário, e continuo fazendo isso, pensando nas pessoas e em ações para elas, até hoje”, celebra afirma Juliana.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  CGE Itinerante encerra atividades do ano e reforça participação popular na gestão estadual

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  Concurso de desenho da Copel incentiva conscientização no uso da energia

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA