NOVA AURORA

PARANÁ

Encontro internacional do Rotary em Maringá deve receber 2 mil pessoas em 2025

Publicado em

Maringá, no Noroeste do Paraná, foi anunciada oficialmente como a sede do 48º Instituto Rotary do Brasil, que será realizado em setembro de 2025. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (30) pelo secretário do Turismo do Praná, Marcio Nunes, em Fortaleza, capital do Ceará – sede do evento rotariano deste ano. O apoio do Governo do Estado ao projeto já tinha sido confirmado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior.

O evento será parte do programa Paraná Mais Eventos, da Secretaria de Estado de Turismo, e a expectativa é de que cerca de 2.500 lideranças de todo o Brasil e da América do Sul visitem a “Cidade Canção” ao longo de uma semana. 

Na apresentação aos rotarianos, o secretário Marcio Nunes mostrou os principais atrativos e roteiros turísticos de Maringá e região, e também de Curitiba e Foz do Iguaçu. “São mais de duas mil pessoas nos visitando simultaneamente, que virão de todos os cantos do Brasil – do Rio Grande do Sul ao Amapá”, explicou.

“Nós reforçamos que esta será uma oportunidade única para a maioria deles de aproveitar e conhecer atrativos da região, como as praias de água doce de Porto Rico ou os vinhos de Bituruna, mas também de esticar um pouco a estadia e visitar uma das sete maravilhas naturais do planeta, as Cataratas do Iguaçu, ou a cidade mais inteligente do mundo, Curitiba”, disse.

Leia Também:  Esporte abre chamamento de profissionais para o Verão Maior Paraná 2023/2024

A atração de eventos como o do Rotary converge com o objetivo do Governo do Paraná de posicionar o estado como um destino atrativo para grandes eventos nacionais e internacionais, alavancando o turismo de negócios e gerando renda para as comunidades locais.  

A realização do evento no Paraná empolgou os rotarianos. “Maringá é uma das cidades mais importantes cidades do Rotary no Brasil. Ela se confunde muito com a própria história da instituição no Sul do País”, comentou Fabiana Franco, governadora 20-21 do Distrito 4770 (Ituiutaba – MG) da entidade.  

André Castelo, governador do Rotary de Pernambuco, também está na expectativa para o encontro em Maringá. “Será um momento especial, de debates e de muitas celebrações. Na ocasião já seremos governador empossado e com certeza faremos um trabalho eficiente e de muito sucesso no ano rotário, no nosso distrito que engloba Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba”, afirmou.

Leia Também:  Recorde de ofertas: Agências do Trabalhador têm 20,2 mil vagas com carteira assinada

ROTARY – Fundado em 1905 em Chicago, Estados Unidos, o Rotary conta atualmente com 1,4 milhão de membros em cerca de 46.000 clubes espalhados por mais de 200 países. A organização voluntária se dedica a promover a paz, combater doenças, fornecer acesso à água limpa, apoiar a educação, salvar mães e filhos e desenvolver economias locais.

No Brasil, o Rotary existe desde 1923 e conta com cerca de 2.400 clubes e mais de 50.000 rotarianos ativos em todas as regiões do país. O Rotary Brasil se destaca por realizar projetos significativos em áreas como educação, saúde e desenvolvimento comunitário.

Entre suas iniciativas de maior impacto, estão as campanhas de erradicação da poliomielite, projetos sustentáveis e programas de intercâmbio de jovens – este último, inclusive, foi uma das inspirações para a criação do programa estadual Ganhando o Mundo, que já levou 1.240 estudantes da rede estadual de ensino para países da América do Norte, Europa e Oceania.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia

Published

on

By

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos específicos na área voltada para alunos desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio ou Ensino Médio Técnico das redes públicas e privadas de todo o País.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online pelo site www.obict.com.br/ ou pelo aplicativo Olímpico, disponível para os sistemas iOS e Android, até o dia 14 de abril, às 22h. As inscrições podem ser feitas pelos professores responsáveis das instituições de ensino, quanto de forma avulsa pelos alunos interessados.

Na primeira edição da Obict, o Paraná já demonstrou ser uma potência na competição. Além de ser o Estado com mais inscritos em todo o País (3.118 de 36.500 alunos), três estudantes do município de Borrazópolis, no Vale do Ivaí, conquistaram medalhas de ouro.

Para o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o Paraná tem todos os recursos para se destacar novamente na segunda edição da Olimpíada. “Vamos fazer um trabalho muito forte em conjunto com outras secretarias, principalmente a de Educação, para que nossos alunos participem ativamente da competição e que neste ano possam ter ainda mais alunos sendo premiados”.

Leia Também:  Trupes circenses do programa Trilhando pelo Paraná já passaram por 50 cidades

Os medalhistas de ouro, Gabriel Telles, João Paulo Machado Filho e Kauê dos Santos, cursam o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual José de Anchieta, mas foram premiados na categoria Ensino Fundamental, pelo desempenho nas provas aplicadas em 2024, quando então estavam matriculados na Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, também em Borrazópolis.

“Os estudantes paranaenses têm se destacado em competições como a Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia, e isso é fruto de um trabalho contínuo direcionado à inovação e à inclusão de componentes curriculares como programação e robótica nas escolas paranaenses. Você que é estudante da rede estadual, inscreva-se na olimpíada, e você, professor, incentive seus estudantes a participarem. Vamos, juntos, mostrar a qualidade da educação paranaense para todo o Brasil”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

COMO FUNCIONA – A Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia será dividida em quatro fases, sendo as duas primeiras de forma online e as duas últimas, presenciais. A primeira fase é a online e acontece entre os dias 2 e 14 de abril, com uma prova que utiliza recursos multimídia e com possibilidade de consulta. A segunda está prevista para entre os dias 21 e 27 de abril, também no formato online, mas sem possibilidade de consulta.

Leia Também:  Codesul: governadores defendem criação do Fundo Sul e inclusão do Mato Grosso do Sul no BRDE

A terceira etapa, marcada para 30 de maio, será presencial e aplicada em diversos polos ao redor do Brasil. A quarta e última fase também acontece de forma presencial, com data e local a serem divulgados pela organização da competição.

São quatro categorias: Júnior, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Sênior, para alunos do Ensino Médio e Técnico; a categoria livre, aberta para adultos e familiares acompanharem e incentivarem os jovens, e por fim a categoria para estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, novidade da segunda edição da Obict.

A inclusão da nova categoria visa estimular desde cedo o interesse de crianças pelos estudos em ciência, tecnologia e inovação, além do espírito competitivo. Todos os alunos inscritos recebem certificados de participação, e os melhores colocados recebem uma medalha exclusiva ao final da competição.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA