NOVA AURORA

PARANÁ

Encontro com 130 primeiras-damas fortalece diálogo entre Estado e municípios

Publicado em

Primeiras-damas de 130 municípios paranaenses se reuniram nesta terça-feira (25), no Palácio Iguaçu, para o primeiro de dois encontros promovidos pela primeira-dama do Paraná, Luciana Saito Massa, para fortalecer o diálogo com os municípios. A iniciativa é promovida desde 2021 com o objetivo de trabalhar de forma colaborativa as políticas e ações sociais nas 399 cidades paranaenses, principalmente as que impactam diretamente as mulheres.

“A ideia era que pudéssemos ajudar umas às outras, compartilhando ações, recursos e boas práticas, com o objetivo de criar um impacto positivo na vida das mulheres em todo o Paraná”, afirmou Luciana. “Isso tem permitido o fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres, promovendo a integração das ações dos municípios com as inicimanda aativas estaduais, principalmente no que diz respeito à saúde, segurança e rede de apoio feminino”.

Esse espaço de diálogo entre as mulheres tem trazido resultados práticos, como a adesão dos municípios nas campanhas Unidas contra a Dengue e Paraná Rosa, que foram criadas a partir desses encontros. Outra iniciativa foi a criação da Rede Estadual de Ajuda Humanitária, a princípio para atender as pessoas afetadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul, mas que é voltada a todo o País, para dar respostas mais rápidas de caráter humanitário em situações de desastre.

Leia Também:  Fazenda promove Audiência Pública para receber sugestões da população para a PLOA 2024

Além disso, os encontros também buscam estreitar a parceria dos municípios com o Governo do Estado e incentivar a implantação de ações sociais eficazes para atender, principalmente, as demandas das mulheres. No encontro, foram apresentados alguns programas do Governo do Estado voltados a esse público, como o Banco da Mulher Paranaense, da Fomento Paraná, que já liberou R$ 236 milhões em créditos a negócios tocados por mulheres.

Também foi destaque a diminuição de 18% no número de feminicídios no Paraná, resultado do programa Mulher Segura, que iniciou no ano passado em 20 cidades e agora será expandido aos 399 municípios. Também voltado ao enfrentamento à violência doméstica, a Defensoria Pública do Paraná apresentou o programa Ampara, que presta atendimento gratuito a mulheres vítimas de violência.

Encontro de primeiras-damas do Paraná

REDE DE APOIO – “Os encontros são fundamentais para promover e inclusão e a solidariedade, pois criam uma rede de apoio que ultrapassa os limites municipais. O resultado é a construção de um Paraná mais unido e solidário, com políticas públicas que atendam melhor as mulheres, especialmente as mais vulneráveis”, complementou Luciana.

A secretária municipal de Assistência Social e da Mulher de Fazenda Rio Grande, Giuliana Dal Toso Marcondes, destacou a parceria com o Estado para levar políticas públicas que também são de interesse dos municípios. “A parceria que temos com o Governo do Estado traz inúmeros benefícios para o nosso município, graças a esse olhar especial para as políticas das mulheres”, disse.

Leia Também:  Com quatro dias, festa junina em Maringá será mais um atrativo na "região dos ipês"

“Essa troca de experiências é muito importante para todo mundo e faz com que as cidades se fortaleçam, demonstrando que o Estado se mantém de portas abertas para dar continuidade ao trabalho nos municípios”, afirmou a primeira-dama de Curitiba, Paula Mocelin Slaviero.

A primeira-dama de Sertaneja, no Norte do Paraná, Rosilene Suderio do Prado, ressaltou a atenção com os municípios pequenos, principalmente do Interior. “Nossa cidade é pequena, tem menos de 6 mil habitantes, mas está bem evoluída. Espero que esse encontro e a atenção que estamos recebendo venha trazer mais recursos ao município. Estar aqui é uma forma de abrir as portas para mais ações nas nossas cidades, principalmente as voltadas às mulheres”, salientou.

Na próxima quinta-feira (27), um novo encontro será realizado no Palácio Iguaçu. Incluindo os dois desta semana, serão 17 encontros de primeira-damas realizados desde 2021 em diferentes cidades do Paraná.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Museu Oscar Niemeyer é destaque em importante publicação de arte internacional

Published

on

By

O jornal britânico The Art Newspaper, um dos mais importantes veículos internacionais de arte, publicou nesta terça-feira (1º) uma reportagem sobre a volta do grande público aos museus, após o período da pandemia. Na matéria, o Museu Oscar Niemeyer (MON), espaço do Governo do Estado, localizado em Curitiba, aparece em destaque como a instituição brasileira com mais visitantes numa única mostra e também como a que registrou maior crescimento percentual entre 2023 e 2024. Confira a matéria.

A reportagem informa que no ano passado o MON alcançou 712 mil visitantes, um aumento de 41% comparado ao ano anterior. A matéria destaca, ainda, a mostra “Extravagâncias”, da artista Joana Vasconcelos, cujo período expositivo atraiu 600 mil pessoas (entre novembro de 2023 e setembro de 2024).

“Ver o MON citado em uma publicação internacional dessa importância é o reconhecimento do trabalho de uma equipe comprometida e que está sempre trabalhando em prol de um espaço melhor e cada vez mais completo”, diz a diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika. “Temos tido uma excelente resposta do público às exposições apresentadas e a uma série de atividades educativas oferecidas pela instituição, o que é motivo de muita satisfação e alegria para nós”, comenta. “Todo o nosso trabalho visa sempre garantir a melhor experiência possível aos visitantes do MON”.

Leia Também:  Invest Paraná levará produtos do Estado a uma das maiores feiras de alimentos da América Latina

THE ART NEWSPAPER – Segundo a matéria veiculada pela publicação The Art Newspaper, o MON foi o museu brasileiro que recentemente mais ganhou público. O segundo foi a Pinacoteca de São Paulo. “Esses dois museus superaram seus números pré-pandêmicos: o Museu Oscar Niemeyer subiu 89% em relação a 2019, enquanto a Pinacoteca de São Paulo subiu 50%”, diz a reportagem.

Em 2024, o Museu Oscar Niemeyer registrou o maior público desde a sua inauguração: 712.196 pessoas. Nos últimos três anos, o MON vem numa curva ascendente, superando seus próprios recordes anteriores. Do total de 2024, 75% foram ingressos gratuitos. Entre os destaques do ano passado, além de 13 exposições realizadas, o Museu entregou importantes obras de infraestrutura e conquistou diversos prêmios, nacionais e internacionais.

“Meu Pequeno Maxixe”: MON realiza oficina sensorial para bebês de 2 a 3 anos em abril

A exposição da artista portuguesa Joana Vasconcelos, “Extravagâncias”, foi inaugurada em 24 de novembro de 2023 e ficou em cartaz até 29 de setembro do ano passado. Foi a maior mostra individual da artista no Brasil e uma das mais grandiosas já realizadas pelo MON, ocupando o Olho e diversos espaços singulares abaixo dele, andares da torre e a principal rampa interna do Museu, com obras gigantescas como a “Valquíria Miss Dior”, com mais de 20 metros de comprimento.

Leia Também:  Fazenda promove Audiência Pública para receber sugestões da população para a PLOA 2024

SOBRE O MON – O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA