NOVA AURORA

PARANÁ

Empresas selecionadas pelo BRDE Labs discutem desafios que serão lançados às startups

Publicado em

Dez empresas do Paraná selecionadas pelo BRDE Labs entraram na etapa em que definirão até quatro desafios que serão lançados às futuras startups que devem entrar no programa em maio – o tema desta edição é Inovação Verde e Equidade.

Em reunião realizada nesta segunda-feira (27), as equipes também se aprofundaram na discussões sobre as próximas fases, como as trilhas de capacitações, encontros presenciais (Pato Branco, Toledo, Londrina, Guarapuava e Curitiba), o apoio de padrinhos do programa, que são colaboradores do BRDE que tiram dúvidas, além do selo de reconhecimento de empresa inovadora.

O Labs é um programa de inovação e fomento ao empreendedorismo e é esta é a quarta edição no Paraná. Ele é promovido pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, em parceria com a Hotmilk PUC-PR (Ecossistema de Inovação da PUCPR) e a AMCHAM Brasil (Câmara Americana de Comércio).

Na prática, o BRDE Labs busca parceiros que atuam no Estado e precisam de soluções inovadoras relacionadas ao tema central, tais como energia limpa, consumo consciente, direitos humanos, diversidade e inclusão, entre outros. A meta é apoiar projetos inovadores e empreendedores na região Sul do Brasil por meio de iniciativas como financiamento, aceleração, mentoria e networking

Leia Também:  Com vigas concretadas, obras do viaduto de São José dos Pinhais entram em nova etapa

“Os encontros presenciais visam promover os temas de inovação, a conexão com ecossistema local e o engajamento entre as empresas”, explicou a gerente de Planejamento do BRDE e uma das coordenadoras do Labs, Lisiane Astarita.

PARCERIAS – Integram essa edição a Atlas Eletrodomésticos (Pato Branco), Cooperativa Copagril (Marechal Cândido Rondon), Furgão Ibiporã (Ibiporã), Grupo BTZ (Jaguapitã), Krindges (Ampére), Magius Metalúrgica (São José dos Pinhais), Potencial Biodiesel (Lapa), Prodiet (Curitiba), SL Alimentos (Mauá da Serra) e Cooperativa Lar (Cascavel e Medianeira).

A Lar está no programa pela segunda vez. “Acreditamos que essa parceria renovada nos traz insights positivos, reconhecimento de marca e geração de valor”, comentou a analista de Gestão da Inovação, Laine Cechinel.

EDIÇÕES ANTERIORES – Nas edições anteriores, o BRDE Labs no Paraná, trabalhou com soluções para cooperativas, indústrias e ESG. Mais sobre o BRDE Labs no site.

Leia Também:  Paraná recebe novo investimento de R$ 107 milhões do Grupo Boticário

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Nanini, Guta Stresser, Deborah Colker e comédias: Guairão recebe o Festival de Curitiba

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Estado cria Centro de Operações Aéreas com foco na proteção do meio ambiente

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA