NOVA AURORA

PARANÁ

Empresários expõem produtos e prospectam negócios no espaço da Setu, na Expoingá

Publicado em

A Secretaria do Turismo do Paraná (Setu) reúne em seu estande na Expoingá mais de 100 empresários para mostrar produtos e serviços aos visitantes do evento, que é um dos maiores do setor agroindustrial brasileiro. A iniciativa faz parte da série de ações que o Governo do Estado realiza, por meio da Setu, para promover e valorizar os atrativos turísticos regionais.

A expectativa é que cerca de 600 mil pessoas circulem pela feira até o dia 19 de maio  e no espaço de 100 metros quadrados da Setu é possível conhecer mais do potencial turístico do Estado com agências de viagens, empresários de meios de hospedagem, como os resorts, além de gastronomia e eventos turísticos.

Frederico Bortoluzi, empresário do ramo de bebidas da cidade de Floraí, participa pela primeira vez da Expoingá. Para ele, a presença no estande gera negócios e um bom networking, uma vez que além de promover seus produtos, ele também entra em contato com outros empresários da região.

“Já conversamos com alguns clientes e consumidores que compraram a nossa bebida. Aqui no estande falamos com pessoas ligadas à rede hoteleira e com isso temos a oportunidade de conhecer novas empresas locais e evoluir como empresário. A gente acredita que esses dez dias de evento vão nos render ótimos negócios”, disse.

Leia Também:  Paraná renova compromisso com o Pacto Global de Sustentabilidade da ONU

Beatriz Viana, representante do Chalé do Lago, um eco resort do município de Mandaguaçu, na Região Metropolitana de Maringá, comenta que o número de seguidores dela nas redes sociais aumentou graças à divulgação na feira.

“Estar aqui nos proporciona uma troca de experiências única, conhecendo inclusive outros resorts. Já estamos observando um retorno positivo, ganhando muitos seguidores e as pessoas têm se interessado no nosso empreendimento. Esperamos participar de outras feiras como estas”, disse.

Para o secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes, chamar empresários para mostrar os produtos em feiras está sendo uma das principais estratégias de divulgação do turismo paranaense. “São feiras com grande circulação de pessoas da região, de outras cidades e até outros estados. Quando elas vêm à Expoingá em busca do agronegócio também se deparam com o que temos de turismo”, destacou.

MUNICÍPIOS – O espaço também está sendo utilizado para o atendimento aos municípios, que tiram dúvidas a respeito de programas e projetos do Governo do Estado para a área do turismo. Foram mais de 20 atendimentos somente nesta sexta-feira (10), no primeiro dia de Expoingá.

Para a diretora-geral da Secretaria do Turismo, Camila Aragão, o contato com os gestores é fundamental para que os municípios entendam a importância e relevância dos programas da pasta. “A partir do momento que passam a entender os programas e trâmites da Secretaria, por meio de uma explicação como a que estamos fazendo, eles se sentem mais acolhidos e passam a enxergar a virada de chave que o turismo local precisa”, disse.

Leia Também:  Paraná recebe mais 512 mil imunizantes contra Influenza; vacina já está disponível

IDENTIDADE – Um produto que tem chamado atenção dos visitantes é a bala de banana de Novo Itacolomi, na região de Apucarana, Norte do Estado. A produtora Kellen Favorito, que também participa pela primeira vez da Expoingá, alega que apesar da fama do doce na cidade de Antonina, no Litoral do Paraná, mostrar seu produto local em uma feira como  Expoingá demonstra que o Estado tem produtos com potencial por todas as regiões.

“Cada produto regional tem a sua característica. Estar aqui está nos ajudando a espalhar cada vez mais a nossa marca nos proporciona um contato empresarial muito eficiente. É gratificante mostrar um produto da nossa região às pessoas que não o conhecem e também às que já conhecem, porque muitas vezes elas nos veem muito localmente, e agora estamos em um estande com grande visibilidade estadual e até nacional”, afirmou.

A Expoingá está na sua 50ª edição. A programação segue até o dia 19 deste mês, com  shows e exposições. 

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Calendário turístico de abril tem eventos regionais de Páscoa, Festa do Pacu e ExpoLondrina

Published

on

By

As celebrações da Páscoa, exposições e festas típicas são destaques entre os eventos que atraem turistas e movimentam as diversas regiões do Paraná no mês de abril. Eles compõem a programação do calendário de eventos da Secretaria do Turismo (Setu-PR) e do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor. 

A gastronomia, como sempre, ajuda a enriquecer e dar sabor ao calendário. Um exemplo é o Circuito Gastronômico de Matinhos, no Litoral, que começou no dia 1º do mês e segue até junho. São ofertados pratos típicos, que valorizam a cultura caiçara, em 17 estabelecimentos do município, atraindo visitantes e consumidores para a cidade, em período fora da temporada.

Em Icaraíma, na região Noroeste, acontece a Festa do Pacu, nos dias 12 e 13. Rancho Alegre do Oeste (Oeste) realiza, também nos dias 12 e 13, a Festa da Tilápia no Tacho e Arraiá Municipal, enquanto em Rio Bom (Vale do Ivaí) tem a tradicional Festa do Espeto de Bambu (25 a 27).

Cascavel promove junto, com com a homenagem do Dia do Trabalhador, a 28ª Festa do Costelão, entre 26 de abril e 1º de maio.

TURISMO RELIGIOSO – Unindo atividades físicas com a religiosidade paranaense, acontece no dia 6 a segunda edição do Pedalando com Fé, no município de Cruzeiro do Oeste (Noroeste). 

Entre 8 e 10 deste mês, Foz do Iguaçu recebe o 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, que vai reunir empresários e profissionais ligados ao segmento, em um momento capacitação e networking sobre o turismo ligado à fé, em suas mais variadas matrizes.

A Paixão de Cristo ganha apresentações e encenações ao redor do Paraná na semana de 13 a 20. Elas acontecem nos municípios de Arapongas, no dia 13; em Altônia e Itaipulândia, ambas no dia 18; e em Medianeira, no dia 20. Já Antonina, no Litoral, promove no dia 11 a sua Páscoa municipal.

FEIRAS E EXPOSIÇÕES – Começa no dia 4 e segue até 13 a ExpoLondrina, uma das maiores feiras do setor agro do Paraná, que reúne, além de eventos técnicos, shows de Ana Castela, Luan Santana, Matheus e Kauan, Simone Mendes, entre outros.

Leia Também:  Lote 1 prevê duplicação e 21 viadutos e passarelas entre Ponta Grossa e Prudentópolis

Também acontecem a ExpoPalmeira (4 a 7), a ExpoRio, em Rio Bonito do Iguaçu (25 a 27) e a ExpoReal, em Realeza (30 a 4 de maio). Em Toledo, de 9 a 13, será realizada a segunda edição da Toledo Bulls, evento de grandes competições de montaria e shows de renomados artistas do cenário nacional.

Haverá festas de rodeios em Nova Esperança (10 a 12) e Manoel Ribas (25 a 27). Irati promove a sua Motofest, de 11 a 13. Na mesma data, São José das Palmeiras realiza sua festa municipal. Maripá conta com o Arrancadão de Tratores (de 25 a 27), enquanto Guaíra recebe a 46ª Festa das Nações, de 30 de abril a 4 de maio.

Por fim, Missal realiza a 22º Deu Tsches Fest, também de 25 a 27. O evento é um resgate e preservação das tradições germânicas na culinária, na religiosidade e na música e dança.

TRADE – O Viaje Paraná apresenta ao trade do turismo os potenciais do setor no Capacita CVC, em Foz do Iguaçu, de 2 a 6. Também na Terra das Cataratas, de 26 a 29, acontece a Convenção da operadora BWT, reunindo cerca de 300 agentes de viagens, que serão impactados com o turismo paranaense.

ANIVERSÁRIOS E EMANCIPAÇÕES – Abril é marcado também por comemorações que celebram o aniversário ou a emancipação política de municípios paranaenses. É o caso do 61º aniversário de Tapejara, nos dias 12 e 13, e dos 48 anos de emancipação de Francisco Alves, celebrado de 19 a 21.

Em comemoração ao Dia do Trabalhador, em 1º de maio, alguns municípios já antecipam festas alusivas à data. Em Jussara e Rondon, ambos no Noroeste, a comemoração inicia no dia 30.

FORA DO ESTADO – Neste mês, além dos encontros as confraternizações, convenções e festivais ao redor do Paraná, o Estado participa também de eventos ao redor do Brasil. Em São Paulo (SP), entre os dias 14 e 16, acontece a WTM Latin America, enquanto no Rio de Janeiro (RJ), o turismo paranaense estará presente mais uma vez na Boat Show, importante evento ligado ao segmento náutico, que segue até 4 de maio.

Leia Também:  Maio Amarelo: DER/PR destaca investimentos em segurança e conservação das rodovias

Confira o calendário de eventos turísticos de abril:

1º de abril a 1º de junho – Circuito Gastronômico de Matinhos

02 a 06 – Capacita CVC Paraná – Foz do Iguaçu

04 a 13 – ExpoLondrina 2025 – Londrina

04 a 07 – ExpoPalmeira – Palmeira

06 – 2ª Edição do Pedalando com Fé – Cruzeiro do Oeste

08 a 10 – 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso – Foz do Iguaçu

09 a 13 – Toledo Bulls – 2ª Edição – Toledo

10 a 12 – Rodeio – Nova Esperança

11 – Páscoa Antonina 2025 – Antonina

11 a 13 – Festa do Município – São José das Palmeiras

11 a 13 – Irati Motofest – Iratí

12 a 13 – 61º Aniversário de Tapejara

12 a 13 – Festa do Pacu – Icaraíma

12 a 13 – Tilápia no Tacho e Arraia Municipal – Rancho Alegre do Oeste

13 – Cavalgada de Rio Bom – Rio Bom

13 – A Paixão de Cristo – Arapongas

14 a 16 – WTM Latin America – São Paulo

18 – Teatro da Paixão de Cristo – Altônia

18 – Encenação da Paixão de Cristo – Itaipulândia

19 a 21 – 48 Anos de Emancipação Política – Francisco Alves

20 – A Paixão de Cristo – Medianeira

25 a 27 – Festa Tradicional do Espeto no Bambu – Rio Bom

25 a 27 – 22º Deu Tsches Fest – Missal

25 a 27 – 30º Rodeio Crioulo – Manoel Ribas

25 a 27 – Exporio 2025 – Rio Bonito do Iguaçu

25 a 27 – Arrancadão de Tratores – Maripá

26 a 29 – Convenção BWT – Foz do Iguaçu

26 a 01 de maio – 57º Festa do Trabalhador e 28º Festa do Costelão – Cascavel

26 a 04 de maio – Boat Show – Rio de Janeiro

30 a 04 de maio – Expo Real – Realeza

30 a 01 de maio – Festa de Comemoração ao Dia do Trabalhador – Jussara

30 a 01 de maio – Festa do Trabalhador – Rondon

30 a 04 de maio – 46° Festa das Nações – Guaíra

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA