NOVA AURORA

PARANÁ

Empresa pública Portos do Paraná leva princípios da permacultura a 15 comunidades

Publicado em

A Portos do Paraná, por meio da diretoria de Meio Ambiente, reformulou em 2022 a estratégia do seu Programa de Educação Ambiental (PEA). A nova proposta leva às 15 comunidades que estão nas áreas de abrangência dos portos de Paranaguá e Antonina, os princípios e ética da permacultura – que é cuidar das pessoas, cuidar do planeta e a partilha justa da distribuição dos excedentes.

A permacultura consiste no planejamento de ocupações humanas sustentáveis, unindo práticas ancestrais aos conhecimentos de ciências agrárias, engenharias, arquitetura e ciências sociais, sempre sob a ótica da ecologia. Todos os projetos ambientais e monitoramentos executados pela Portos do Paraná têm relação direta com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), do qual a empresa pública é signatária.

Na nova estruturação, o programa conta com cinco linhas de atuação: fortalecimento da pesca artesanal, fortalecimento das associações, saneamento básico, apoio ao público jovem, turismo e cultura socioambiental. Todos pensados através do princípio da permacultura. “A partir disso, desenvolvemos várias pequenas ações que nos permitem resolver problemas que percebemos dentro das comunidades”, avalia o diretor de Meio Ambiente da Portos do Paraná, João Paulo Santana.

Segundo ele, muitas dessas ações já acontecem na prática. “São os sistemas alternativos de esgotos, a preservação de nascentes no modelo caxambu, o Selo Verde para pousadas na Ilha do Mel, a capacitação dos jovens, os ensinamentos de compostagem, a conscientização sobre os cuidados com os manguezais, entre outros”, completa.

Confira outras ações ambientais da Portos do Paraná:

SELO VERDE – Vinte e quatro estabelecimentos da Ilha do Mel foram certificados em 2022 com o Selo Verde, chancela ambiental criada para reconhecer empresas que fazem a coleta seletiva e destinação correta do lixo. A iniciativa reúne Portos do Paraná, Prefeitura de Paranaguá e moradores, com o objetivo de proteger o meio ambiente e as belezas naturais de um dos destinos paranaenses mais procurados.

PRAD – A Portos do Paraná construiu ao longo do ano oito viveiros comunitários para produção e manutenção de mudas de árvores, que serão usadas na recuperação de áreas degradadas. A intenção é recuperar 40 hectares de áreas, seja na beira de rios ou no entorno de nascentes. A ação faz parte do Programa de Recuperação de Áreas de Preservação Permanente Degradadas, o PRAD.

Leia Também:  Governador reforça parcerias com o TJPR em posse da nova cúpula diretiva

Os viveiros vão atender as propriedades agrícolas parceiras, dentro da Área de Proteção Ambiental de Guaraqueçaba, nos núcleos Rio do Nunes, Cedro, Boa Esperança, Guardiões e Guardiãs da Mata Atlântica, São Sebastião, Água Viva, Vale do Gigante e Esperança.

Paralelamente à implantação dos viveiros, a Portos do Paraná firmou um convênio com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) para avaliar a quantidade de sedimento que vai deixar de chegar até o estuário com a recuperação de áreas degradadas por sistemas agroflorestais.

SEMANA DO MEIO AMBIENTE – A Portos do Paraná participou da 15ª Semana do Meio Ambiente, organizada pela Prefeitura de Paranaguá, com o tema “Preservação ambiental significa um compromisso com a vida, a terra é nossa, cuidemos dela com amor”. No estande da empresa pública, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer o Projeto Fauna, equipamentos de contenção de óleo e uma minicomposteira, além de levar para casa vários materiais educativos.

CORTE E COSTURA – Outra ação desenvolvida pela empresa pública, em parceria com a Prefeitura de Paranaguá e o Serviço Social do Comércio (Sesc), em 2022, foi com cursos que visam a capacitação e o desenvolvimento de ações que possam gerar renda para moradores das comunidades que estão nas áreas de abrangência dos portos paranaenses. Alunas da Ilha de Piaçaguera tiveram a oportunidade de participar do curso de corte e costura.

A ação está alinhada ao programa de Educação Ambiental da empresa pública, como ação de compensação da licença ambiental de operação, liberada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

TEATRO – Ao longo do ano, mais de 500 crianças assistiram à peça teatral “O Velho, o Burro e o Manguezal”, em todas as escolas localizadas nas comunidades ilhadas, em Antonina e Paranaguá. Mais uma ação que acontece dentro do Programa de Educação Ambiental da Portos do Paraná.

Leia Também:  Banco do Brasil prevê R$ 23 bilhões para o financiamento da safra 2023/2024 no Paraná

TRILHAS DO AMANHà– A Portos do Paraná deu início em 2022 ao projeto “Trilhas do Amanhã”, promovido em parceria com a rede estadual de ensino. Voltado para jovens moradores das ilhas do Litoral, inclui palestras, capacitações e oficinas que preparam os estudantes do ensino médio para o mercado de trabalho.

PORTO CIDADE – Mais de 500 pessoas foram atendidas em Antonina pelo Porto Cidade, que levou diversos serviços relacionados à educação ambiental, saúde, credenciamento de programas sociais e geração de emprego. Com a coordenação da Portos do Paraná e da prefeitura do município, o evento lotou o Centro Esportivo Educacional de Antonina, com a presença de moradores, instituições e empresas que ofereceram os serviços. Em Paranaguá, a Portos do Paraná participou de quatro edições do Porto Cidade, levando conhecimento ambiental para 2 mil pessoas.

SEMINÁRIOS DA PESCA – A Portos do Paraná promoveu também cinco Seminários da Pesca, na Ilha de Amparo, Antonina, Ilha dos Valadares, Eufrasina e Guaraqueçaba. O objetivo foi apresentar aos pescadores os dados de produção levantados através do Programa de Monitoramento da Atividade Pesqueira, desenvolvido pela empresa pública, além de levantar sugestões, observações e anseios dos pescadores locais.

COMPOSTAGEM – Alunos da escola municipal de Nova Brasília e do colégio estadual Lucy Requião, na Ilha do Mel, receberam aulas práticas de compostagem. A iniciativa envolveu 40 crianças, além de professores, merendeiras e equipe pedagógica das escolas. Também utilizando métodos de permacultura, recentemente foram feitos na Ilha do Teixeira três bancos, que formaram uma praça, elaborados no sistema hiperadobe; foram construídas espirais de ervas na comunidade de Eufrasina e na Ilha do Mel e um forno para os moradores de Piaçaguera.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Sanepar capacita profissionais que farão a limpeza do Litoral

Published

on

By

Os profissionais que farão os serviços de limpeza das praias, durante o verão no litoral paranaense, vão receber da Sanepar treinamento técnico e de orientação nos dias 26 e 27 de dezembro. Serão 120 pessoas que estarão diariamente na orla trabalhando na coleta, separação e destinação dos resíduos das praias. A capacitação será feita na Associação dos Funcionários da Sanepar do Litoral (AESLI).

Técnicos da Sanepar prepararam conteúdo com informações básicas sobre o saneamento, sobre as estruturas dos sistemas de abastecimento de água e de coleta e tratamento do esgoto do Litoral, além de temas relacionados à conduta e ética profissional, pautados no Código de Conduta da Sanepar. Os supervisores das equipes desse trabalho também passam pelo treinamento e ainda recebem preparação para uso dos aplicativos de supervisão remota, como por exemplo o Google Forms, o Timestamp e o WhatsApp. Esses aplicativos auxiliam na elaboração dos relatórios e da autofiscalização da Sanepar.

Leia Também:  Com soja recorde, safra de grãos 2022/23 no Paraná pode chegar a 47,12 milhões de toneladas

Após receberem as informações teóricas, os agentes de limpeza farão visita técnica na Associação de Coletores de Resíduos Sólidos de Pontal do Paraná, localizado no Balneário Ipanema.

A limpeza nas praias, durante a temporada, será feita todos os dias das 8h30 às 12h e das 14h às 17h20. São 9 equipes: duas em Guaratuba, quatro em Matinhos e três em Pontal do Paraná. No ano passado foram recolhidas 344 toneladas de lixo durante a temporada.

Por decisão da diretoria da Sanepar e com o de acordo da Empresa Rodoservice, e ainda em razão das condições atuais das praias, os serviços que seriam feitos a partir do próximo dia 28 de dezembro foram antecipados para esta terça-feira (24). Duas equipes, totalizando 22 pessoas mais dois quadriciclos, farão a partir de amanhã a coleta nas areias da orla, com trabalho mais intensivo no município de Matinhos.

SANEADORAS – A Sanepar também está disponibilizando para essa temporada do Verão Maior Paraná as equipes saneadoras. Elas terão a incumbência de fazer a limpeza noturna nas praias, após os shows programados pelo projeto do Governo do Estado Verão Maior Paraná para a temporada de verão 2024/2025. As saneadoras são os equipamentos utilizados para remover os resíduos pequenos, de tamanhos diminutos. Eles revolvem e peneiram a areia da praia, em profundidade média de 20 centímetros.

Leia Também:  Projeto da Copel viabiliza cursos profissionalizantes gratuitos para mulheres

Serviço:

Capacitação para agentes de limpeza

Data: 26 e 27/12/2024

Horários: 26/12 – 13h30 às 17h30

27/12 – 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30

Local: Associação dos Funcionários da Sanepar do Litoral (AESLI) – Avenida Paraná,105 – Matinhos/PR.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA