PARANÁ
Em reunião com secretariado, governador reforça pedido de gestão guiada pela eficiência
Publicado em
27 de fevereiro de 2023por
Itajuba TadeuO governador Carlos Massa Ratinho Junior se reuniu nesta segunda-feira (27) com a equipe de secretários para alinhar as metas da gestão neste novo mandato no Governo do Paraná. A principal orientação é um trabalho firme na redução dos gastos para ampliar a eficiência da máquina pública nos seus diversos programas.
“A redução dos custos da máquina é uma tecla que vamos bater muito. Os gastos têm que ser reduzidos e revisados diariamente em todas as áreas para potencializar os investimentos, aquilo que fica de caráter permanente para toda a sociedade”, afirmou Ratinho Junior.
“Também queremos diminuir a burocracia das secretarias e órgão estaduais, para isso deve ser feito um trabalho em sinergia. Já fizemos isso nos últimos quatro anos, mas com a pandemia de Covid-19 esse olhar interno ficou muitas vezes em segundo plano. Cada pasta tem que fazer a sua lição de casa para deixar a máquina mais ágil e mais rápida”, disse.
Outra orientação é reduzir gastos com frota, ampliando a participação do TáxiGov no deslocamento dos servidores, além da realização de certames para a locação de veiculos, com custos menores de manutenção.
Além disso, o governador também afirmou que o Estado está firmando um convênio com o Tribunal de Justiça do Paraná para que imóveis que não estão sendo utilizados pelo Judiciário abriguem núcleos regionais das secretarias, já que muitos deles ainda gastam com aluguéis.
Com uma avaliação frequente das metas do governo e destinação eficiente dos recursos públicos, uma das prioridades do mandato será atuar nas regiões paranaenses com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), com um trabalho integrado para melhorar a qualidade de vida da população desses locais.
“O nosso foco é criar politicas públicas para melhorar o IDH de regiões mais pobres, para que todo o Paraná vá bem, para que a nossa economia cresça de maneira organizada. Nós podemos ser exemplo para o Brasil e temos que nos guiar para melhorar a vida das pessoas”, salientou Ratinho Junior.
AVALIAÇÃO – Em um trabalho alinhado entre todas as pastas, com coordenação da Secretaria do Estado do Planejamento, o governo fará uma reavaliação de todos os programas e politicas públicas em execução para aplicar os recursos públicos com mais eficiência.
Ações que já cumpriram o seu objetivo, por exemplo, poderão ser descontinuadas para que o investimento vá para outra área prioritária. Por outro lado, programas que vão bem deverão ser potencializados e repaginados.
“A missão do Planejamento será acompanhar o orçamento para que todas as pastas cumpram as metas e utilizem os recursos previstos e aprovados pela Assembleia Legislativa. Quando não são utilizados, esses recursos voltam para o caixa do governo, o que faz com que outras áreas que precisariam desse dinheiro acabem ficando sem essa previsão”, ressaltou o governador.
O secretário estadual do Planejamento, Guto Silva, explicou que as metas de economia e eficiência estarão presentes no Plano Plurianual do Estado (PPA), que deve ser apresentado em abril pela pasta contendo o planejamento do governo nos próximos quatro anos.
“Olhar e acompanhar os gastos de forma muito criteriosa é uma dinâmica permanente. Vamos fazer a análise dos indicadores ponta a ponta, para apresentar no PPA um plano de economia calcado na eficiência da máquina pública”, afirmou.
“O que faremos agora é a avaliação de cada politica pública sobre a qualidade do gasto, não só analisar o valor, mas qual o impacto para a sociedade, se esse dinheiro está chegando na ponta, se é bem
aplicado”, explicou. “A orientação do governador é olhar o orçamento com profundidade, para manter a permanência da redução de gastos, o que deve ser feito com seriedade. A ideia é atender a
população de forma mais efetiva, otimizando os recursos públicos”.
- Plataforma que reúne doutores auxiliará Paraná a planejar o futuro da ciência
- Governo define diretrizes do novo ciclo de planejamento do Estado e amplia transparência
A redução dos gastos também é necessária com o cenário de queda na arrecadação, principalmente após a redução das alíquotas dos impostos que incidem sobre combustíveis e energia elétrica. Segundo o secretário estadual da Fazenda. Renê Garcia, o Estado deixou de arrecadar R$ 3,8 bilhões no ano passado. Além disso, uma recessão global causada pelo aumento da taxa de juros nos mercados americano e europeu reduz a expectativa de crescimento do PIB nacional, o que também impacta na arrecadação.
“Teremos que fazer um ajuste na qualidade do gasto e na revisão de programas. Como tivemos um superávit expressivo ao longo dos últimos anos, temos dinheiro em caixa para manter os gastos e
investimentos do Estado, mas é necessário ter esse ajuste pensando a médio e longo prazo”, explicou Garcia.
AÇÕES PARA AS MULHERES – Outro destaque da reunião foram as políticas voltadas às mulheres, com a recém-criada Secretaria de Estado da Mulher e Igualdade Racial. A secretária Leandre
Dal Ponte afirmou que a pasta fará a integração entre os programas já em execução por outras secretarias.
“Há uma série de programas e politicas públicas sendo desenvolvidos por diferentes secretarias. O Estado tem feito muitas coisas pelas mulheres paranaenses e para a inclusão e igualdade racial”,
afirmou Leandre. “Estamos identificando todas essas ações para consolidar uma politica de Estado para esses públicos. Nosso objetivo é fortalecer e trabalhar de forma integrada”.
Fonte: Governo do Paraná
PARANÁ
Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia
Published
27 minutos agoon
3 de abril de 2025By

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos específicos na área voltada para alunos desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio ou Ensino Médio Técnico das redes públicas e privadas de todo o País.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online pelo site www.obict.com.br/ ou pelo aplicativo Olímpico, disponível para os sistemas iOS e Android, até o dia 14 de abril, às 22h. As inscrições podem ser feitas pelos professores responsáveis das instituições de ensino, quanto de forma avulsa pelos alunos interessados.
Na primeira edição da Obict, o Paraná já demonstrou ser uma potência na competição. Além de ser o Estado com mais inscritos em todo o País (3.118 de 36.500 alunos), três estudantes do município de Borrazópolis, no Vale do Ivaí, conquistaram medalhas de ouro.
Para o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o Paraná tem todos os recursos para se destacar novamente na segunda edição da Olimpíada. “Vamos fazer um trabalho muito forte em conjunto com outras secretarias, principalmente a de Educação, para que nossos alunos participem ativamente da competição e que neste ano possam ter ainda mais alunos sendo premiados”.
Os medalhistas de ouro, Gabriel Telles, João Paulo Machado Filho e Kauê dos Santos, cursam o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual José de Anchieta, mas foram premiados na categoria Ensino Fundamental, pelo desempenho nas provas aplicadas em 2024, quando então estavam matriculados na Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, também em Borrazópolis.
“Os estudantes paranaenses têm se destacado em competições como a Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia, e isso é fruto de um trabalho contínuo direcionado à inovação e à inclusão de componentes curriculares como programação e robótica nas escolas paranaenses. Você que é estudante da rede estadual, inscreva-se na olimpíada, e você, professor, incentive seus estudantes a participarem. Vamos, juntos, mostrar a qualidade da educação paranaense para todo o Brasil”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.
COMO FUNCIONA – A Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia será dividida em quatro fases, sendo as duas primeiras de forma online e as duas últimas, presenciais. A primeira fase é a online e acontece entre os dias 2 e 14 de abril, com uma prova que utiliza recursos multimídia e com possibilidade de consulta. A segunda está prevista para entre os dias 21 e 27 de abril, também no formato online, mas sem possibilidade de consulta.
A terceira etapa, marcada para 30 de maio, será presencial e aplicada em diversos polos ao redor do Brasil. A quarta e última fase também acontece de forma presencial, com data e local a serem divulgados pela organização da competição.
São quatro categorias: Júnior, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Sênior, para alunos do Ensino Médio e Técnico; a categoria livre, aberta para adultos e familiares acompanharem e incentivarem os jovens, e por fim a categoria para estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, novidade da segunda edição da Obict.
A inclusão da nova categoria visa estimular desde cedo o interesse de crianças pelos estudos em ciência, tecnologia e inovação, além do espírito competitivo. Todos os alunos inscritos recebem certificados de participação, e os melhores colocados recebem uma medalha exclusiva ao final da competição.
Fonte: Governo PR

Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia

No México, Viaje Paraná intensifica a promoção do turismo estadual

PCPR prende homem por duas tentativas de homicídio em Colombo

Comandante-geral da PMPR participa do encontro do CNCG no Rio de Janeiro

Ceasa Curitiba recebe evento de drift no estacionamento neste final de semana
PARANÁ


Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia
Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos...


No México, Viaje Paraná intensifica a promoção do turismo estadual
O trabalho de promoção, apresentação e atração de investimentos ao turismo paranaense em nível internacional segue a todo vapor. O...


Ceasa Curitiba recebe evento de drift no estacionamento neste final de semana
Manobras radicais e muita adrenalina. Esse será o cenário da Ceasa Curitiba neste final de semana com a promoção do...
POLÍCIA


PCPR prende homem por duas tentativas de homicídio em Colombo
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu preventivamente um homem suspeito de duas tentativas de homicídio contra uma mesma vítima....


Comandante-geral da PMPR participa do encontro do CNCG no Rio de Janeiro
O comandante-geral da Polícia Militar do Paraná (PMPR), coronel Jefferson Silva, participa desde o dia 1 de abril, da primeira...


PCPR prende homem investigado por extorsão contra a própria mãe em Andirá
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu preventivamente um homem, de 22 anos, investigado pelo crime de extorsão, além de...
ENTRETENIMENTO


Após lipo, Rosiane Pinheiro rebate críticas ao corpo: ‘Difícil aceitar que sou gostosa’
Rosiane Pinheiro, de 50 anos, rebateu críticas após compartilhar um vídeo no qual aparece usando um biquíni fio-dental e exibindo...


Leticia Spiller entra em trend e diverte seguidores imitando a filha: ‘Excelente’
Leticia Spiller, de 51 anos, entrou para a trend de imitar os filhos e divertiu seguidores nesta quinta-feira (3). No...


Ex-chiquitita Aretha Oliveira exibe barrigão em ensaio fotográfico: ‘Na reta final’
Aretha Oliveira, de 40 anos, registrou a reta final da gravidez com um ensaio para as lentes da fotógrafa Débora...
ESPORTES


Grêmio abre campanha na Sul-Americana com vitória sobre o Sportivo Luqueño
Nesta quarta-feira, o Grêmio iniciou sua participação na Copa Sul-Americana com um resultado positivo ao vencer por 2 a 1...


São Paulo estreia na Libertadores com vitória sobre o Talleres
Em uma partida marcada pela cautela e pela busca pelo equilíbrio, o São Paulo iniciou sua participação na Libertadores de...


Botafogo sofre derrota na estreia na Libertadores
O atual campeão da competição não conseguiu repetir o feito de consagrar seu título na Libertadores de 2025. Nesta quarta-feira,...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
PARANÁ3 dias ago
Skatista paranaense Gui Khury iguala recorde de Bob Burnquist em evento internacional
-
ENTRETENIMENTO6 dias ago
Sérgio Reis recebe Amado Batista e esposa, em jantar de reencontro: ‘Meus amigos’
-
AGRONEGÓCIO6 dias ago
Financiamento privado impulsiona o agronegócio com crescimento das CPRs
-
POLÍTICA PR3 dias ago
Deputados homenageiam Operário pela conquista do Campeonato Paranaense 2025