NOVA AURORA

PARANÁ

Em Rebouças, Copel orienta quase 500 estudantes sobre cuidados com a rede elétrica

Publicado em

Quase 500 pessoas, a maior parte estudantes com idades entre 9 e 10 anos, de oito escolas municipais da cidade de Rebouças, no Centro-Sul paranaense, receberam orientações sobre os cuidados com a rede elétrica. A ação aconteceu nesta terça-feira (8).

O evento, organizado em parceria da Copel e a Secretaria de Educação do município, reuniu crianças do 4º e 5º anos do ensino fundamental, professores e funcionários das escolas que se dividiram em dois turnos para assistir a palestras do Programa Iluminando Gerações, no Centro Cultural Flórido Cabral.

A presença de público foi maciça e o conteúdo agradou aos presentes. Pela manhã, 322 estudantes e 29 funcionários das escolas assistiram às apresentações. À tarde, participaram 132 crianças e 16 profissionais de educação, num total de 499 espectadores nos dois turnos.

“Foi um evento muito especial e importante. Gostamos muito. As crianças se interessaram pela palestra e também os professores. A equipe da Copel está de parabéns por esta iniciativa. Esperamos mais eventos como este na cidade”, afirmou a coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Rebouças, Rogéria Ducat.

Leia Também:  Com impacto do feijão e do leite, Ipardes divulga Índice de Preços de junho

Segundo ela, o que mais chamou a atenção nas orientações passadas pelos profissionais da Copel, foi a explicação dos aparelhos que mais consomem energia e dos riscos do uso de cerol nas linhas de pipas. “Várias crianças têm mania de soltar pipas e não têm noção do perigo que isso representa”, pontuou Rogéria.

SEGURANÇA – Foram palestrantes da Companhia João Abel Alves Junior, Carlos Roberto Gavron Junior e Jose de Jesus Domingues (como o mascote Lúcio). O evento integra o plano de ação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da regional da Copel, com sede em Irati, e que abrange 19 municípios da região.

Para o presidente da CIPA e coordenador da regional da Copel em Irati, Giovani de Souza, o resultado do evento foi gratificante. “É importante levarmos orientações de segurança para as crianças e também promover o voluntariado entre os nossos funcionários”, disse.

Segundo ele, a participação do mascote Lúcio, em Rebouças, foi um pedido especial da Secretaria de Educação devido ao sucesso do personagem com as crianças de Rio Azul, em evento recente realizado em escola da cidade vizinha.

Leia Também:  Governo compra óculos de inteligência artificial para alunos cegos da rede estadual 

Outra ação de segurança promovida pela CIPA de Irati nesta terça foi uma palestra para empregados de empresas operadoras de internet na cidade de Imbituva, sobre os cuidados que esses profissionais precisam ter ao trabalhar próximo das redes da Copel. O palestrante de Imbituva foi o técnico de segurança Marco Antônio Siqueira.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Referência nacional, sistema de socioeducação do Paraná ajuda a transformar vidas

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Com impacto do feijão e do leite, Ipardes divulga Índice de Preços de junho

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA