NOVA AURORA

PARANÁ

Em Ponta Grossa, policiais penais têm atendimento psicológico com apoio da Unicesumar

Publicado em

A Polícia Penal do Paraná (PPPR), através de sua Coordenação Regional localizada em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, em parceria com a universidade Unicesumar, promove uma importante iniciativa voltada para o cuidado e bem-estar dos policiais penais que atuam nas unidades prisionais do município.

A iniciativa tem como objetivo fortalecer o trabalho psicossocial voltado aos policiais, oferecendo um espaço de acolhimento, orientação e apoio emocional. Através dessa parceria, estagiários de psicologia da Unicesumar oferecem atendimentos especializados direcionados aos agentes que desempenham suas funções nos estabelecimentos da região. Esses atendimentos visam fornecer suporte psicológico e auxiliar na promoção de saúde mental adequada.

O diretor-adjunto da Polícia Penal do Paraná, Maurício Ferracini, vê esta iniciativa com bons olhos. Ele destaca que esta ação tende a ser uma referência para outras regiões do Estado. “A Polícia Penal do Paraná tem se aproximado muito do ambiente universitário, trazendo esses profissionais e com eles o público acadêmico para que tratem nossos profissionais e acompanhem suas rotinas, contribuindo com o trabalho da Polícia Penal”, disse. “Este projeto tem uma grande importância porque o ambiente da segurança pública demanda de atenção com a saúde física e mental de nossos profissionais. Isso tem sido uma política pública de estado, uma aproximação não apenas da comunidade, mas também do público acadêmico. Isso tem feito com que regiões desenvolvam programas de importância em várias áreas. A área psicológica tem tudo para se tornar uma grande referência para todo o Paraná”.

Leia Também:  Com dias mais frios, Copel orienta consumidores sobre o uso eficiente de energia

Segundo o coordenador regional da Polícia Penla de Ponta Grossa, William Ribas, a parceria com as universidades tem sido fundamental para ampliar os serviços de assistência voltados aos policiais. “Reconhecemos a importância do cuidado com a saúde mental desses profissionais, proporcionando um ambiente de trabalho mais saudável e contribuindo para o desenvolvimento de suas atividades no sistema prisional”, destaca. 

Quem lidera este projeto pioneiro é Renata da Rocha Frota, responsável pelo setor de Psicologia da Coordenação Regional da PPPR de Ponta Grossa. “A presença dos estagiários de Psicologia nas unidades prisionais traz benefícios significativos para os policiais penais, permitindo que tenham um espaço de escuta qualificado e apoio psicológico em suas demandas pessoais e profissionais, além de receberem orientações específicas para lidar com os desafios da profissão e trabalhar questões pessoais relacionadas ao ambiente prisional”, afirma.

Um dos agentes atendidos nesta ação elogiou a criação do projeto. “Os atendimentos são de extrema importância para nós, profissionais que enfrentamos diariamente uma realidade tão desafiadora no campo da segurança pública. Essa oportunidade de cuidar da nossa saúde mental é fundamental para que possamos desempenhar nossas funções com equilíbrio e eficiência”, ressaltou.

Leia Também:  Governo do Estado institui o Prêmio Ganhando o Mundo Servidor

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Projeto da UEL recruta gêmeos e familiares para atendimento psicológico gratuito

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Banco da Mulher Paranaense alcança R$ 195 milhões em crédito para 17 mil empresárias

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA