NOVA AURORA

PARANÁ

Em parceria do Estado com o Exército, mutirão encerra com 660 jovens empregados

Publicado em

Ação da Agência do Trabalhador, em parceria com o Exército Brasileiro, em Curitiba, encaminhou 660 jovens que compriram serviço militar obrigatório em 2022 para vagas ofertadas no “Mutirão Força de Trabalho Militar – 1ª Baixa”, entre segunda e quarta-feira (dias 9, 10 e 11).

Mais de 1.500 vagas foram disponibilizadas pelas 22 empresas que aderiram ao projeto. Cerca de 1.300 cadastros foram pré-aprovados para as mais de 60 funções oferecidas durante os três dias de ação.

Somente no último dia, o mutirão atendeu 160 militares. Como a oferta de 550 empregos nesta data, os jovens selecionados por mais de uma empresa terão que escolher entre uma das vagas.

“Tivemos a adesão de um grande número de empresas e também de jovens, que conseguiram uma colocação via Agência do Trabalhador. E a partir da segunda quinzena deste mês, quando será efetiva a 1ª baixa, já começam a trabalhar”, destaca Mauro Moraes, secretário estadual do Trabalho, Qualificação e Renda.

Leia Também:  Estado vai investir R$ 30 milhões em revitalização de pontes no Noroeste e Centro-Oeste

“Foi um grande sucesso. A partir da semana que vem, teremos um resultado mais preciso, quando esperamos que a maioria já possa estar no novo desafio, que é o primeiro emprego”, disse Rafael Santos, gerente da Agência do Trabalhador de Curitiba.

Durante os três dias de ação, foram ofertadas vagas para analista fiscal, engenheiro mecânico, auxiliar mecânico, assistente comercial, técnico em segurança do trabalho, além de muitas outras funções.

“Ações como esta são fundamentais para dar oportunidade a nossos jovens, que possuem papel muito importante na economia do nosso Estado. Vamos seguir firmemente o projeto do governador Ratinho Junoir, que consiste em transformar o Paraná em um Estado gerador de postos de trabalho”, acrescenta Moraes.

NÚMEROS – O 1° dia do mutirão atendeu 140 jovens. As 14 empresas participantes pré-aprovaram 317 jovens para as 500 vagas disponibilizadas na segunda-feira (9).

Na terça-feira (10), segundo dia de mutirão, 15 empresas localizadas na região norte de Curitiba colocaram à disposição 500 vagas, para 360 candiatos, para as mais diversas funções. Ao todo, foram pré-aprovadas 590 candidaturas.

Leia Também:  PM apreende caminhão carregado com 176 kg de cocaína em Paranaguá

No último dia, o mutirão atendeu 160 militares, com 550 vagas disponibilizadas e 424 candidaturas pré-aprovadas. Os que foram selecionados por mais de uma empresa deverão optar entre uma das vagas.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Luana Navarro é próxima artista a expor no Espaço Vitrine, do Museu Paranaense

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Governador formaliza reajuste de programas rurais de combate à vulnerabilidade

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA