PARANÁ
Em novo fórum, Paraná promove interreligiosidade e geração de renda com o turismo da fé
Publicado em
9 de abril de 2025por

Representantes de diferentes denominações religiosas se reúnem nesta semana na Mesquita Omar Ibn Al Khattab, em Foz do Iguaçu (Oeste), para discutir os rumos do turismo religioso no Paraná. O governador em exercício Darci Piana participou, nesta terça-feira (8), da abertura do 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, que segue até a quinta-feira (10) com uma série de palestras, painéis, visitas guiadas e rodadas de negócios, além de um show com a banda de rock cristão Rosa de Saron encerrando a programação, no Gramadão da Vila A.
Esta é a primeira vez em que o fórum é realizado em um templo não cristão, destacando a proposta de interreligiosidade do segmento, que conta com a participação de roteiros das religiões islâmica, católica, denominações evangélicas, de matriz africana, budista, entre outras. O evento é organizado pelo Comitê Interinstitucional do Turismo Religioso Paranaense, vinculado à Secretaria do Turismo do Paraná (Setu-PR), em parceria com outras instituições.
Piana destacou o papel do segmento na geração de renda e na movimentação da economia. “O turismo religioso é o que mais atrai pessoas no mundo. Por isso, organizamos o segmento no Paraná, para gerar renda para a população. O Estado se destaca na área, vê o turismo crescer acima da média, e os roteiros religiosos têm grande participação nesse avanço”, afirmou.
“Além de já ter o turismo consolidado, Foz do Iguaçu é uma cidade que agrega diversas etnias e religiões e foi considerada a cidade-chave para se fazer esse evento. Reunindo católicos, mulçumanos, protestantes, as matrizes africanas e diversas outras denominações”, salientou.
O secretário estadual do Turismo, Leonaldo Paranhos, destacou a importância do setor para o Paraná. “O turismo religioso tem sido uma grande referência para o Estado e para o Brasil, ajudando a desenvolver o setor turístico, que não para de crescer. Estamos gerando emprego nessa cadeia, e o turismo religioso não é importante apenas por isso, mas tem um significado ainda mais especial. Ele incorpora vários segmentos da fé, traz momentos de paz e alegria, sem deixar de fazer como os outros setores, de distribuir a renda entre a população”, disse.
Além da sede na Mesquita Omar Ibn Al Khattab, o fórum contará com atividades também na Catedral Nossa Senhora de Guadalupe de Foz do Iguaçu. Dentro da programação também há visitas guiadas, por adesão, a diferentes pontos turísticos do município ligados à fé e religiosidade.
- Atrativos do Paraná são destaques em publicações turísticas no Brasil e no Exterior
- Com movimento de R$ 50 milhões na economia, Festival de Curitiba impacta o turismo
ATRATIVOS – O Paraná conta com uma série de atrativos envolvendo o segmento, incluindo rotas de peregrinação, templos religiosos, como a própria mesquita de Foz, e importantes festas populares, que reúnem milhares de fiéis. “O turismo religioso é um segmento que vem crescendo. Um exemplo é esta mesquita, que recebe cerca de 100 mil pessoas por ano e se torna uma referência para que o nosso Estado e o Brasil possam perceber a importância do segmento e se estruturar”, explicou o coordenador do Comitê, Eliseu Rocha.
Entre os destaques, estão as festas como a de São Miguel Arcanjo, em Bandeirantes, de Bom Jesus da Cana Verde, em Siqueira Campos, de Nossa Senhora do Rocio, em Paranaguá, e de Santa Rita de Cássia, em Lunardelli. Além disso, já conta com caminhos consolidados de peregrinação, como a Rota do Rosário, que atravessa diversas cidades dos Campos Gerais e do Norte Pioneiro, e o Caminho de São Miguel Arcanjo, que passa as pelas igrejas ucranianas com arquitetura bizantina de Prudentópolis.
“O turismo religioso tem as suas particularidades. Vemos a parte religiosa muito bem definida, com cada expressão religiosa tendo o seu modo de viver sua experiência, mas também vê o turismo como um produto de transformação de vidas”, destacou Rocha. “Isso faz com que as pessoas e as comunidades tenham dignidade, ganhando o seu sustento com esse trabalho”.
O fórum ajuda a consolidar o segmento, junto a outras iniciativas promovidas pelo comitê, como a capacitação dos agentes que trabalham nessa área. Em parceria com o Senac, o Estado já capacitou mais de mil pessoas em todo o Estado gratuitamente. “Com isso, elas aprendem a como receber o turista, como abordar e conversar o turista, como divulgar seu atrativo religioso e todos os produtos que envolvem o setor, como o souvenir, as feiras. É uma cadeia que transforma e dá qualidade de vida tanto material, quanto espiritual”, complementou Eliseu Rocha.
“Já tivemos vários eventos interreligiosos na nossa mesquita, mas deste tamanho é a primeira vez. Isso reafirma que a religião jamais será motivo de divergência e de conflito. Ao contrário, ela ajuda a aproximar as pessoas umas das outras”, destacou o sheikh Osama Al-Zahid, presidente do Centro Islâmico em Foz do Iguaçu. “E o turismo é a forma de conhecermos as graças do nosso Criador e de fazer essa ligação entre as pessoas. E várias práticas religiosas são ligadas ao turismo, como o próprio Islamismo e suas peregrinações”.
FÓRUM – O Fórum Paranaense de Turismo Religioso teve início em 2018, reunindo profissionais envolvidos com a pauta, destinos, iniciativa pública e privada, empresários, agentes de viagens e representantes de instituições religiosas de diferentes matrizes, entre outros. Durante a programação, o evento promove a troca de experiências e conhecimentos entre especialistas do setor.
Em cada edição, o evento conta com a importante participação do município escolhido junto a atrativos turísticos religiosos e a IGR local, cooperando com o sucesso em sua realização. Na última realização, em 2024, mais de 200 participantes de diversas crenças religiosas se reuniram em Lunardelli, na região do Vale do Ivaí.
PRESENÇAS – Também participaram do evento a secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte; o prefeito de Foz do Iguaçu, Joaquim Silva e Luna; a deputada estadual Ana Julia; e representantes de diferentes matrizes religiosas.
Fonte: Governo PR

PARANÁ
Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná
Published
2 meses agoon
5 de maio de 2025By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2.
Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.
O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor.
De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.
Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.
SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).
Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.
Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .
Fonte: Governo PR

TJPR participa do 4º Encontro do Colégio Permanente de Vice-Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil
Comissão do TJPR media acordo de regularização fundiária em Araucária
Comarca de Bandeirantes recebe alunos do 5° ano pelo programa “Justiça e Cidadania se Aprendem na Escola”

Comitê de Políticas Penais do Paraná realiza consulta pública até 19/07

Comarca de Alto Paraná realiza 1ª Roda de Conversa sobre Adoção Responsável
PARANÁ


Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná
O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto...


Espetáculo Orfeu e Eurídice retorna ao palco do Guairão no próximo final de semana
Após uma estreia de sucesso em novembro de 2024, o espetáculo Orfeu e Eurídice, do Balé Teatro Guaíra, retorna ao...


Método Wolbachia: Londrina e Foz do Iguaçu vão ampliar projeto para 100% do território
Os municípios de Foz do Iguaçu, no Oeste, e Londrina, no Norte do Estado, ampliarão o projeto relacionado à implementação...
POLÍCIA


BPTran Realiza Fiscalização Intensa no Litoral no Feriado do Dia do Trabalhador
O Batalhão de Polícia de Trânsito, por meio da Companhia Tático Móvel de Trânsito, realizou, no último fim de semana...


BPTran apreende 279 kg de maconha após veículo capotar na região sul de Curitiba
Uma ação rápida da Polícia Militar do Paraná, por meio do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), no dia 1º...


BPTran promove educação no trânsito para crianças da Escola Viver
Nesta quarta-feira (30), a Escola Viver, localizada no bairro Boqueirão, recebeu uma visita especial do Batalhão de Polícia de Trânsito...
ENTRETENIMENTO


Filho de Carla Perez e Xanddy revela mudança na rotina fitness: ‘Aumentar HRV’
Victor Alexandre, de 22 anos, filho de Carla Perez e Xanddy, impressionou seguidores ao exibir nas redes sociais seu abdômen ultradefinido e...


Fernanda Torres faz selfie com a mãe, durante passeio e declara: ‘Doce de mãe’
Fernanda Torres, de 59 anos, compartilhou em seu Instagram, neste domingo (4), alguns registros do encontro com sua mãe, Fernanda Montenegro,...


Isis Valverde se emociona durante troca de votos com Marcus Buaiz: ‘Meu porto’
Isis Valverde chorou na troca de votos do casamento religioso com Marcus Buaiz. O casal, que trocou alianças no sábado (3), compartilhou neste domingo...
ESPORTES


Cruzeiro vence o Flamengo com gol de Gabigol e assume o G4 do Brasileirão
Em uma partida emocionante e disputada até os últimos instantes, o Cruzeiro venceu o Flamengo por 2 a 1, neste...


Palmeiras vence o Vasco com gol de Vitor Roque pelo Brasileirão
Em uma partida disputada no Estádio Mané Garrincha, o Palmeiras superou o Vasco por 1 a 0 neste domingo, garantindo...


Grêmio vence o Santos e afasta fantasma do rebaixamento no Brasileirão
Em um jogo tenso e de extrema importância para ambas as equipes, o Grêmio venceu o Santos por 1 a...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
Justiça3 dias ago
Corregedoria da Justiça do TJPR orienta uso do termo “gênero não definido”
-
Justiça5 dias ago
TJPR divulga Edital de Retificação do Concurso Público para técnico judiciário
-
Justiça2 dias ago
TJPR homenageia servidores aposentados no fórum de Jacarezinho
-
Justiça1 dia ago
Comarca de Alto Paraná realiza 1ª Roda de Conversa sobre Adoção Responsável