NOVA AURORA

PARANÁ

Em novo fórum, Paraná promove interreligiosidade e geração de renda com o turismo da fé

Publicado em

Representantes de diferentes denominações religiosas se reúnem nesta semana na Mesquita Omar Ibn Al Khattab, em Foz do Iguaçu (Oeste), para discutir os rumos do turismo religioso no Paraná. O governador em exercício Darci Piana participou, nesta terça-feira (8), da abertura do 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, que segue até a quinta-feira (10) com uma série de palestras, painéis, visitas guiadas e rodadas de negócios, além de um show com a banda de rock cristão Rosa de Saron encerrando a programação, no Gramadão da Vila A. 

Esta é a primeira vez em que o fórum é realizado em um templo não cristão, destacando a proposta de interreligiosidade do segmento, que conta com a participação de roteiros das religiões islâmica, católica, denominações evangélicas, de matriz africana, budista, entre outras. O evento é organizado pelo Comitê Interinstitucional do Turismo Religioso Paranaense, vinculado à Secretaria do Turismo do Paraná (Setu-PR), em parceria com outras instituições.

Piana destacou o papel do segmento na geração de renda e na movimentação da economia. “O turismo religioso é o que mais atrai pessoas no mundo. Por isso, organizamos o segmento no Paraná, para gerar renda para a população. O Estado se destaca na área, vê o turismo crescer acima da média, e os roteiros religiosos têm grande participação nesse avanço”, afirmou.

“Além de já ter o turismo consolidado, Foz do Iguaçu é uma cidade que agrega diversas etnias e religiões e foi considerada a cidade-chave para se fazer esse evento. Reunindo católicos, mulçumanos, protestantes, as matrizes africanas e diversas outras denominações”, salientou. 

O secretário estadual do Turismo, Leonaldo Paranhos, destacou a importância do setor para o Paraná. “O turismo religioso tem sido uma grande referência para o Estado e para o Brasil, ajudando a desenvolver o setor turístico, que não para de crescer. Estamos gerando emprego nessa cadeia, e o turismo religioso não é importante apenas por isso, mas tem um significado ainda mais especial. Ele incorpora vários segmentos da fé, traz momentos de paz e alegria, sem deixar de fazer como os outros setores, de distribuir a renda entre a população”, disse.  

Leia Também:  Alunos de robótica se destacam na Prova Paraná com quase 70% de acertos no ensino médio

Além da sede na Mesquita Omar Ibn Al Khattab, o fórum contará com atividades também na Catedral Nossa Senhora de Guadalupe de Foz do Iguaçu. Dentro da programação também há visitas guiadas, por adesão, a diferentes pontos turísticos do município ligados à fé e religiosidade.

ATRATIVOS – O Paraná conta com uma série de atrativos envolvendo o segmento, incluindo rotas de peregrinação, templos religiosos, como a própria mesquita de Foz, e importantes festas populares, que reúnem milhares de fiéis. “O turismo religioso é um segmento que vem crescendo. Um exemplo é esta mesquita, que recebe cerca de 100 mil pessoas por ano e se torna uma referência para que o nosso Estado e o Brasil possam perceber a importância do segmento e se estruturar”, explicou o coordenador do Comitê, Eliseu Rocha.

Entre os destaques, estão as festas como a de São Miguel Arcanjo, em Bandeirantes, de Bom Jesus da Cana Verde, em Siqueira Campos, de Nossa Senhora do Rocio, em Paranaguá, e de Santa Rita de Cássia, em Lunardelli. Além disso, já conta com caminhos consolidados de peregrinação, como a Rota do Rosário, que atravessa diversas cidades dos Campos Gerais e do Norte Pioneiro, e o Caminho de São Miguel Arcanjo, que passa as pelas igrejas ucranianas com arquitetura bizantina de Prudentópolis.

“O turismo religioso tem as suas particularidades. Vemos a parte religiosa muito bem definida, com cada expressão religiosa tendo o seu modo de viver sua experiência, mas também vê o turismo como um produto de transformação de vidas”, destacou Rocha. “Isso faz com que as pessoas e as comunidades tenham dignidade, ganhando o seu sustento com esse trabalho”.

O fórum ajuda a consolidar o segmento, junto a outras iniciativas promovidas pelo comitê, como a capacitação dos agentes que trabalham nessa área. Em parceria com o Senac, o Estado já capacitou mais de mil pessoas em todo o Estado gratuitamente. “Com isso, elas aprendem a como receber o turista, como abordar e conversar o turista, como divulgar seu atrativo religioso e todos os produtos que envolvem o setor, como o souvenir, as feiras. É uma cadeia que transforma e dá qualidade de vida tanto material, quanto espiritual”, complementou Eliseu Rocha.

Leia Também:  Unidades de Conservação do Litoral estarão abertas durante o Carnaval

“Já tivemos vários eventos interreligiosos na nossa mesquita, mas deste tamanho é a primeira vez. Isso reafirma que a religião jamais será motivo de divergência e de conflito. Ao contrário, ela ajuda a aproximar as pessoas umas das outras”, destacou o sheikh Osama Al-Zahid, presidente do Centro Islâmico em Foz do Iguaçu. “E o turismo é a forma de conhecermos as graças do nosso Criador e de fazer essa ligação entre as pessoas. E várias práticas religiosas são ligadas ao turismo, como o próprio Islamismo e suas peregrinações”. 

FÓRUM – O Fórum Paranaense de Turismo Religioso teve início em 2018, reunindo profissionais envolvidos com a pauta, destinos, iniciativa pública e privada, empresários, agentes de viagens e representantes de instituições religiosas de diferentes matrizes, entre outros. Durante a programação, o evento promove a troca de experiências e conhecimentos entre especialistas do setor.

Em cada edição, o evento conta com a importante participação do município escolhido junto a atrativos turísticos religiosos e a IGR local, cooperando com o sucesso em sua realização. Na última realização, em 2024, mais de 200 participantes de diversas crenças religiosas se reuniram em Lunardelli, na região do Vale do Ivaí.

PRESENÇAS – Também participaram do evento a secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte; o prefeito de Foz do Iguaçu, Joaquim Silva e Luna; a deputada estadual Ana Julia; e representantes de diferentes matrizes religiosas.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

Published

on

By

A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

Leia Também:  DER/PR lança edital inédito de pré-qualificação para novo programa de conservação

Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

Leia Também:  Mês da Mulher: conheça a engenheira responsável pelos investimentos urbanos do Estado

Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA