NOVA AURORA

PARANÁ

Em meio a um ciclo de conquistas, PCPR comemora 170 anos

Publicado em

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) comemora 170 anos de história nesta quinta-feira (28). A instituição foi criada no dia 28 de setembro de 1853, no mesmo ano da emancipação do Estado, através do decreto nº 1.237, pelo imperador Dom Pedro II. Foi ele quem determinou que o chefe de polícia da Província do Paraná não acumularia mais o cargo de juiz de direito.

O delegado-geral da PCPR, Silvio Jacob Rockembach, ressalta a importância da construção coletiva ao longo desse século e dos servidores que construíram a instituição ao longo dos anos. “Os policiais civis são o maior legado da PCPR. Os que passaram pelo órgão e os que atuam diariamente junto aos paranaenses. A dedicação, o comprometimento e a soma de esforços dos nossos policiais ao longo de 170 anos fizeram com que o Paraná seja reconhecido hoje como exemplo de eficiência na segurança pública”, afirmou. 

A Polícia Civil é responsável por realizar as investigações criminais, produzindo inquéritos que são levados até a Justiça. Além disso, atua no Instituto de Identificação e em atendimento às demandas comunitárias. É formada por agentes de polícia judiciária, papiloscopistas e delegados. Do século 19 até os dias atuais, a PCPR soma diversas conquistas: autonomia, profissionalização e eficiência na prestação de serviços à população.

Leia Também:  Confira o funcionamento dos órgãos públicos estaduais com o feriado de Páscoa

Nos últimos anos, a PCPR passou por diversas melhorias. Entre elas estão a maior renovação de frota da história, com 922 viaturas distribuídas em 146 municípios; reforço no efetivo, com a maior contratação de delegados da história; retirada dos presos em delegacias, spreservando as atribuições constitucionais; e reestruturação das carreiras, quando os cargos de investigador e escrivão foram transformados em agente de polícia judiciária.

Em alusão ao aniversário da PCPR, foram programados uma série de eventos comemorativos. No dia 3 de outubro será realizada uma solenidade em comemoração aos 170 anos da instituição. No evento serão entregues medalhas para servidores que completaram 10, 20 e 30 anos de carreira.

Dia 1 de outubro, um duathlon acontecerá em Jacarezinho, no Norte Pioneiro. A prova é dividida em três categorias speed, mountain bike e revezamento, separados por grupos masculino e feminino por idades.

Leia Também:  BRDE e Fiep firmam convênio para facilitar acesso a crédito para indústrias paranaenses

A 17ª Corrida da PCPR será realizada no dia 26 de novembro, em Curitiba. As provas serão de cinco e dez quilômetros com saída prevista em frente à Escola Superior da PCPR em Curitiba. O evento tem a finalidade de estimular a prática desportiva como elemento da promoção da saúde e qualidade de vida.

Outros eventos já foram realizados. No dia 21 de setembro foi realizada uma missa no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe. A solenidade contou com uma bênção para a saúde e segurança dos policiais civis e suas famílias, além de homenagem póstuma aos servidores que faleceram ao longo dos 170 anos. E nesta quarta-feira (27) a Assembleia Legislativa realizou uma sessão solene com homenagem a mais de 800 pessoas.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia

Published

on

By

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos específicos na área voltada para alunos desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio ou Ensino Médio Técnico das redes públicas e privadas de todo o País.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online pelo site www.obict.com.br/ ou pelo aplicativo Olímpico, disponível para os sistemas iOS e Android, até o dia 14 de abril, às 22h. As inscrições podem ser feitas pelos professores responsáveis das instituições de ensino, quanto de forma avulsa pelos alunos interessados.

Na primeira edição da Obict, o Paraná já demonstrou ser uma potência na competição. Além de ser o Estado com mais inscritos em todo o País (3.118 de 36.500 alunos), três estudantes do município de Borrazópolis, no Vale do Ivaí, conquistaram medalhas de ouro.

Para o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o Paraná tem todos os recursos para se destacar novamente na segunda edição da Olimpíada. “Vamos fazer um trabalho muito forte em conjunto com outras secretarias, principalmente a de Educação, para que nossos alunos participem ativamente da competição e que neste ano possam ter ainda mais alunos sendo premiados”.

Leia Também:  Reforma de pontes e viadutos na Região Central recebe propostas de R$ 2,4 milhões

Os medalhistas de ouro, Gabriel Telles, João Paulo Machado Filho e Kauê dos Santos, cursam o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual José de Anchieta, mas foram premiados na categoria Ensino Fundamental, pelo desempenho nas provas aplicadas em 2024, quando então estavam matriculados na Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, também em Borrazópolis.

“Os estudantes paranaenses têm se destacado em competições como a Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia, e isso é fruto de um trabalho contínuo direcionado à inovação e à inclusão de componentes curriculares como programação e robótica nas escolas paranaenses. Você que é estudante da rede estadual, inscreva-se na olimpíada, e você, professor, incentive seus estudantes a participarem. Vamos, juntos, mostrar a qualidade da educação paranaense para todo o Brasil”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

COMO FUNCIONA – A Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia será dividida em quatro fases, sendo as duas primeiras de forma online e as duas últimas, presenciais. A primeira fase é a online e acontece entre os dias 2 e 14 de abril, com uma prova que utiliza recursos multimídia e com possibilidade de consulta. A segunda está prevista para entre os dias 21 e 27 de abril, também no formato online, mas sem possibilidade de consulta.

Leia Também:  Secretaria de Trabalho promove último mutirão de emprego do ano nesta quarta: veja as vagas

A terceira etapa, marcada para 30 de maio, será presencial e aplicada em diversos polos ao redor do Brasil. A quarta e última fase também acontece de forma presencial, com data e local a serem divulgados pela organização da competição.

São quatro categorias: Júnior, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Sênior, para alunos do Ensino Médio e Técnico; a categoria livre, aberta para adultos e familiares acompanharem e incentivarem os jovens, e por fim a categoria para estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, novidade da segunda edição da Obict.

A inclusão da nova categoria visa estimular desde cedo o interesse de crianças pelos estudos em ciência, tecnologia e inovação, além do espírito competitivo. Todos os alunos inscritos recebem certificados de participação, e os melhores colocados recebem uma medalha exclusiva ao final da competição.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA