NOVA AURORA

PARANÁ

Em Japira, Cohapar entrega títulos de regularização fundiária a 102 famílias

Publicado em

Por meio do programa Casa Fácil, na modalidade Escritura na Mão/Morar Legal Paraná, a Cohapar regularizou nesta quarta-feira (3) os imóveis e garantiu o direito à propriedade para 102 famílias da Vila Nova, Vila Esperança e do Distrito Novo Jardim, do município de Japira, no Norte do Estado. A documentação foi entregue aos beneficiários em um evento realizado em parceria com a prefeitura. A titulação recebeu investimento estadual de R$ 72,4 mil e foi custeada com recursos do Fundo de Combate à Pobreza.

Coordenado pela Cohapar e vigente desde 2019, o programa contempla um conjunto de medidas jurídicas e sociais que conferem às famílias a posse e o direito legal sobre a moradia. Nessa modalidade, os municípios interessados indicam as áreas passíveis de regularização. Após essa etapa, a Companhia contrata uma empresa especializada via licitação, a qual fica responsável por todos os trâmites até a entrega da matrícula averbada e registrada no Cartório de Registro de Imóveis. O processo é feito sem custos para o público com renda de até três salários mínimos.

Leia Também:  Ação integrada do Paraná contra tuberculose está entre as melhores do Brasil

O auxiliar de produção Jamilto Lopes da Silva, de 63 anos, que esperou mais de quatro décadas para viver esse momento, não escondeu a alegria de ter a documentação no próprio nome. “É muito gratificante, porque foi uma coisa que a gente lutou a vida inteira. E isso dá um futuro melhor, podemos pensar em aumentar a casa, arrumar bem certinho, porque agora é da gente”, disse.

Para a comerciante Adriele Ferreira de Brito, 34 anos, a titulação trouxe segurança para a família e valorização ao bairro. “É uma garantia muito grande ter o imóvel regularizado e documentado. E traz muitos benefícios, o bairro tem mais valor, o lugar tem mais utilidade e garantia para nós. Era um sonho de todos do bairro Novo Jardim, estamos realizados mesmo”, frisou ela.

PRESENÇAS – Estiveram presentes na cerimônia o prefeito Paulo José Morfinati; o coordenador do Escritório Regional da Cohapar de Cornélio Procópio, Vagno Valério Orias; o deputado estadual Luiz Claudio Romanelli; o presidente da Câmara de Vereadores, Alekisson Michel Tomazi; a secretária de Assistência Social do município, Maria Claudia Moreira dos Santos Silva; além de outras lideranças locais.

Leia Também:  Diretor do departamento de Meio Ambiente Luiz Fernando Pereira Barbosa fala sobre medidas e projetos 2022/2023 para o Município de Nova Aurora

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Na maior contratação em dez anos, 419 bombeiros se formam para atuar em todo o Paraná

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  POLÍCIA MILITAR É ACIONADA POR DENÚNCIA DE DISPAROS DE ARMA DE FOGO EM CAFELÂNDIA

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA