PARANÁ
Em Foz do Iguaçu, 1ª etapa dos Jogos Paradesportivos define campeões em 11 modalidades
Publicado em
28 de abril de 2025por

A primeira etapa dos Jogos Paradesportivos do Paraná 2025, disputada de quinta-feira (24) até este domingo (27) em Foz do Iguaçu, definiu campeões de 11 modalidades: badminton, basquete em cadeira de rodas, ciclismo, Futsal para deficientes intelectuais, futsal para deficientes auditivos, goalball, golf 7, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, voleibol sentado e xadrez.
Organizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte (SEES), a competição reuniu mais de mil participantes, entre atletas e comissões técnicas, representando 51 municípios paranaenses. “O evento abriu o calendário de jogos oficiais o Governo do Estado em 2025. e reforçou o compromisso com o fortalecimento e valorização do paradesporto”, afirmou o secretário do Esporte, Helio Wirbiski.
- Programa Proesporte bate recorde em 2025 com 1.850 projetos inscritos
-
Atletas paranaenses conquistam 11 medalhas em mundial escolar realizado na Sérvia
De acordo ele, o sucesso desta primeira etapa reforça o papel de Foz do Iguaçu como símbolo do esporte inclusivo no Paraná, já que esta foi a terceira vez que o município recebeu os jogos paradesportivos. A segunda etapa, que acontece entre os dias 15 e 18 de maio, também será disputada em Foz, nas modalidades de atletismo, bocha, canoagem, dragon boat, handebol para deficientes intelectuais, handebol em cadeira de rodas, natação e taekwondo.
“A cada edição, vemos o crescimento do paradesporto e o envolvimento dos municípios, consolidando o Paraná como referência nacional na área”, destacou Wirbiski.
Cristiano Del Rei, diretor de Esportes da SEES, também celebrou a qualidade da organização e o acolhimento dado aos participantes. “Oferecemos estrutura completa, com hospedagem em hotéis de qualidade e árbitros especializados, garantindo conforto e excelência para todos os envolvidos”, afirmou.
Confira os campeões das modalidades disputadas na primeira etapa:
– Badminton (Feminino): Londrina / (Masculino): Londrina
– Basquetebol em cadeira de rodas (Misto): Maringá
– Ciclismo (Feminino): Ponta Grossa / (Masculino): Cascavel
– Futsal para deficientes intelectuais (Feminino): Japira / (Masculino): Siqueira Campos
– Futsal para deficientes auditivos (Masculino): São José dos Pinhais
– Goalball (Feminino): Londrina / (Masculino): Londrina
– Golf 7 (Feminino): Ponta Grossa / (Masculino): Curitiba
– Tênis de mesa (Feminino): Londrina / (Masculino): Curitiba
– Tênis em cadeira de rodas (Masculino): Curitiba
– Voleibol sentado (Misto): Curitiba
– Xadrez (Feminino): Curitiba / (Masculino): Cascavel
MAIS INFORMAÇÕES — Documentos oficiais, resultados completos, boletins e a classificação final dos Jogos Paradesportivos do Paraná estão disponíveis no site da Secretaria de Estado do Esporte.
Fonte: Governo PR

PARANÁ
Com R$ 36 bilhões em obras, contratos dos lotes 3 e 6 das rodovias paranaenses são assinados
Published
6 minutos agoon
28 de abril de 2025By

Mais de 1,2 mil quilômetros de rodovias estaduais e federais que cortam as regiões dos Campos Gerais, Vale do Ivaí, Norte, Centro-Sul, Oeste e Sudoeste do Paraná receberão R$ 36 bilhões em novas obras de ampliação e melhorias. Eles integram os lotes 3 e 6 do novo pacote de concessões rodoviárias, cujos contratos foram assinados nesta segunda-feira (28) pelo Governo do Estado, Governo Federal, ANTT e as concessionárias vencedoras do leilão, em Brasília.
Segundo o governador Carlos Massa Ratinho Junior, que participou da assinatura, o avanço do pacote de concessões rodoviárias é o reflexo de uma estratégia de longo prazo do Governo do Estado em aproveitar duas das principais vocações do Paraná: a sua capacidade de produção de alimentos e a localização geográfica privilegiada. Ele lembrou que a prioridade dada a estes setores fez com que o Paraná registrasse o maior crescimento das atividades econômicas do Brasil em fevereiro deste ano, segundo dados do Banco Central.
“Esse crescimento econômico é fruto de um grande planejamento iniciado em 2019 que buscou aumentar o valor agregado da nossa produção agrícola por meio da industrialização, transformando o Estado no ‘supermercado do mundo’, e dos investimentos que estamos viabilizando na área de infraestrutura e logística, sobretudo com as novas concessões, que formam o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina”, afirmou o governador.
Ratinho Junior também defendeu o modelo de concessão, que uniu rodovias estaduais e federais dentro do mesmo pacote para atrair mais investidores qualificados para o certame. “Estamos entregando aos paranaenses um modelo de concessão transparente e justo, e que vai nos permitir avançar na consolidação do Paraná como a grande central logística da América do Sul, aproveitando o fato do Estado estar no centro geográfico de 70% do PIB do continente, sendo a ligação do Sul com o Sudeste, o Centro-Oeste, o Paraguai e a Argentina”, acrescentou.
Os dois contratos somam quase 600 quilômetros de duplicações, além de novos viadutos, trincheiras, contornos, terceiras faixas, áreas de escape e paradas de descanso. Os projetos incluem ainda ciclovias, passarelas para pedestres e câmeras com tecnologia para reconhecimento de placas, detecção automática de incidentes, sistema de pesagem automático e monitoramento meteorológico.
Para o ministro dos Transportes, Renan Filho, o modelo adotado na elaboração dos leilões das rodovias paranaenses é um exemplo que deve ser seguido por outros estados. “Essa parceria entre os governos do Paraná e do Brasil deu certo e não tenho dúvidas que alavancará vários setores da economia, da agricultura à indústria. O Estado do Paraná, por meio de suas políticas próprias e de parcerias com o governo federal, está pilotando uma agenda que pode servir de exemplo para outros estados que precisam impulsionar o desenvolvimento”, declarou.
Guilherem Theo Sampaio, que é diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), órgão responsável pela condução dos leilões e fiscalização dos contratos, destacou as vantagens dos modelos de contratos assinados. “Apenas estes dois contratos simbolizam mais de R$ 30 milhões de investimentos apenas em melhoras melhorias da malha rodoviárias, mas mais do que isso, eles permitem estabilidade, previsibilidade e segurança tanto para as concessionárias quanto para quem pretende investir no Paraná”, disse.
PRÓXIMOS PASSOS – O prazo de concessão começará a contar a partir da Data da Assunção, caracterizada pela assinatura do Termo de Arrolamento e Transferência de Bens, o que está previsto para acontecer em até 30 dias. A partir deste momento, o sistema rodoviário e os bens serão transferidos às concessionárias mediante a assinatura do Termo de Arrolamento e Transferência de Bens entre as concessionárias, o DER, o DNIT e a ANTT.
A expectativa é de que os primeiros serviços de recuperação das rodovias comecem a ser executados já no início da vigência dos contratos.
As duas concessionárias já trabalham nas estruturas onde funcionarão as futuras praças de pedágio, mas a cobrança só poderá ser iniciada após a expedição, pela ANTT, de um Termo de Vistoria atestando a capacidade da concessionária para a operação e de uma resolução autorizando a cobrança nas praças de pedágio existentes. Após a autorização, as concessionárias também terão um período de dez dias para realizar ampla divulgação dos valores e descontos aplicáveis.
LOTE 3 – Com cerca de 570 quilômetros de extensão, o Lote 3 será gerido pelo Grupo Motiva (antiga CCR S.A), que venceu o leilão ao apresentar um desconto de 26,6% em relação à tarifa de referência. Ele integra o chamado Corredor Norte, que conecta o interior do Paraná ao Porto de Paranaguá, além de integrar o Estado com Santa Catarina e São Paulo.
O contrato receberá R$ 16 bilhões em investimentos para duplicações, faixas adicionais nas rodovias BR-369, BR-373, BR-376, PR-170, PR-323, PR-445 e PR-090. As rodovias atravessam 22 municípios: Sertaneja, Sertanópolis, Londrina, Cambé, Ibiporã, Tamarana, Mauá da Serra, Marilândia do Sul, Califórnia, Apucarana, Arapongas, Cambira, Jandaia do Sul, Mandaguari, Ortigueira, Imbaú, Faxinal, Tibagi, Ipiranga, Ponta Grossa, Palmeira e Balsa Nova.
Estão previstos 132 quilômetros de duplicações e 24,6 quilômetros de faixas adicionais. Entre as novidades, estão o Contorno de Apucarana, no Vale do Ivaí, ligando a BR-369 à BR-376 e com 13,8 quilômetros de extensão. A região também será contemplada com o Contorno de Califórnia, com pouco mais de cinco quilômetros, ligando dois trechos da BR-376.
Já Ponta Grossa, nos Campos Gerais, vai ganhar dois novos contornos: o Contorno Norte, com 14,65 quilômetros, entre a BR-376 e a BR-373, e o Contorno Leste, que vai ligar a BR-373 à PR-151 e terá 27,7 quilômetros de extensão.
Outra obra emblemática é a área de escape que será construída na altura do km 305 da BR-376 para reduzir riscos de acidentes, sobretudo de veículos pesado, a motoristas que descem a Serra do Cadeado, em Mauá da Serra.
LOTE 6 – Arrematado pelo Grupo EPR, o lote 6 é o maior projeto rodoviário do pacote de concessões rodoviárias paranaense. Ele receberá R$ 20,2 bilhões para obras ao de duplicações em 70% dos trechos das rodovias, além de faixas adicionais, vias marginais e contornos ao longo de 662,1 quilômetros. Do valor total, R$ 12,9 bilhões serão destinados para grandes obras (Capex) e R$ 7,3 bilhões em manutenção (Opex).
Com a sua contratação, todo o eixo da BR-277, que liga a região Oeste, nas fronteiras com o Paraguai e Argentina, ao Porto de Paranaguá passa a estar sob concessão. Isso porque os dois primeiros lotes que já foram concedidos contemplam os outros trechos da rodovia, na região Central, Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e Litoral. Além disso, ele coloca o Sudoeste no mapa das concessões paranaenses.
O lote inclui trechos das BR-163, BR-277, PR-158, PR-180, PR-182, PR-280 e PR-483. Eles passam por 32 municípios e possuem nove praças de pedágio, que ficarão localizadas nos municípios de Lindoeste, Prudentópolis, Candói, Laranjeiras do Sul, Cascavel, Céu Azul, São Miguel do Iguaçú, Ampére e Pato Branco.
As rodovias ainda atravessam os municípios de Guarapuava, Cantagalo, Virmond, Diamante do Sul, Nova Laranjeiras, Guaraniaçu, Ibema, Campo Bonito, Catanduvas, Santa Tereza do Oeste, Céu Azul, Santa Lúcia, Capitão Leônidas Marques, Realeza, Francisco Beltrão, Manfrinópolis, Marmeleiro, Renascença, Vitorino, Matelândia, Medianeira, Santa Terezinha de Itaipu e Foz do Iguaçu.
Entre as intervenções que o Grupo EPR deverá tirar do papel estão 462 quilômetros de duplicações, a maior parte na BR-277, mas também na PR-182, no Sudoeste. A concessão vai de Cascavel até Pato Branco, onde se encontrará com o projeto de revitalização em concreto executado pelo Governo do Estado, de Pato Branco ao Trevo do Horizonte, em General Carneiro.
Também estão previstas a construção do Contorno de Marmeleiro, que fará a ligação da PRC-280 à PR-180, com quase 7 quilômetros, e do Contorno de Lindoeste, com 6,8 km de extensão.
CONCESSÕES – Com os lotes 3 e 6, o Paraná conta agora com quatro dois seis lotes do pacote de concessões já delegados à iniciativa. A conclusão das concessões deverá acontecer ainda em 2026 com os lotes 4 e 5 previstos para serem leiloados em setembro, em evento público na Bolsa de Valores de São Paulo, a B3. Os dois últimos trechos somam 1.058 quilômetros de rodovias nas regiões Oeste, Centro-oeste, Noroeste e Norte Pioneiro do Estado.
O lote 1 é operado pelo Grupo Pátria, que arrematou o trecho em um leilão em agosto de 2023. A concessionária deverá investir R$ 7,9 bilhões em obras de melhorias e manutenção em trechos das rodovias BR-277, BR-373, BR-376, BR-476, PR-418, PR-423 e PR-427.
Já o lote 2 foi leiloado em setembro de 2023 e teve como vencedor o Grupo EPR, o mesmo que irá gerir o lote 6. O investimento nele será de R$ 10,8 bilhões, com obras nas rodovias BR-153, BR-277, BR-369, PR-092, PR-151, PR-239, PR-407, PR-408, PR-411, PR-508, PR-804 e PR-855.
No total, serão 3,3 mil quilômetros de estradas concedidas à iniciativa privada, sendo 1,1 mil quilômetros destas de rodovias estaduais. Os investimentos devem ultrapassar R$ 60 bilhões durante as três décadas de contrato.
PRESENÇAS – Também participaram da assinatura o vice-governador Darci Piana, a ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann; os secretários estaduais da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex; Agricultura e Abastecimento, Márcio Nunes; Saúde, Beto Preto; Comunicação, Cleber Mata; o presidente do DER/PR, Fernando Furiatti; o presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin; o presidente da Itaipu Binacional, Ênio Verri; o presidente do Departamento Nacional de Infraestrutura (DNIT), Fabrício Galvão; o diretor-presidente da EPR Rodovias, José Carlos Cassanig; o diretor-presidente do Grupo Motiva/CCR, Eduardo Camargo; o presidente do Movimento Pró-Paraná, Marcos Domakoski; o presidente da Faciap, Fernando Morais; e o presidente da Fetranspar, Sérgio Luiz Malucelli.
Fonte: Governo PR

Com R$ 36 bilhões em obras, contratos dos lotes 3 e 6 das rodovias paranaenses são assinados

TJPR decide indenizar por danos morais o cachorro Tokinho

Ex-panicat Carol Dias revela motivo de ter deixado igreja: ‘Você não vai para o céu’

Paranaprevidência: beneficiários devem atualizar dados para evitar bloqueio de pagamentos

Comissão de Direitos Humanos e da Cidadania aprova alterações na lei que cria o Conselho Estadual dos Povos Indígenas do Paraná
PARANÁ


Com R$ 36 bilhões em obras, contratos dos lotes 3 e 6 das rodovias paranaenses são assinados
Mais de 1,2 mil quilômetros de rodovias estaduais e federais que cortam as regiões dos Campos Gerais, Vale do Ivaí,...


Paranaprevidência: beneficiários devem atualizar dados para evitar bloqueio de pagamentos
Dos pouco mais de 135 mil aposentados e pensionistas da Paranaprevidência, 116 mil devem fazer o recadastramento obrigatório neste ano....


Programa Arte para Maiores de maio vai abordar a obra do paranaense Miguel Bakun
O encontro de maio do programa Arte para Maiores (APM), voltado ao público com mais de 60 anos e promovido...
POLÍCIA


Motociclista é preso durante operação Lei Seca no Sítio Cercado
Durante uma operação de fiscalização de trânsito – Lei Seca – realizada pelo BPTran no bairro Sítio Cercado, em Curitiba,...


Operação Lei Seca reforça segurança no Sítio Cercado e resulta em diversas autuações
Na noite da última sexta-feira (25), a 3ª Companhia da COTAMOTran, pertencente ao Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), intensificou...


BPTran realiza escolta de evento mundial “We Ride As One” da Ducati
No último sábado, 27 de abril, a Companhia Tático Móvel de Trânsito (COTAMOTRAN), unidade pertencente ao Batalhão de Polícia de...
ENTRETENIMENTO


Ex-panicat Carol Dias revela motivo de ter deixado igreja: ‘Você não vai para o céu’
A ex-panicat Carol Dias, de 37 anos de idade, contou ter deixado uma igreja evangélica após uma fiel dizer que ela...


Paolla Oliveira mostra momentos dos bastidores de novela: ‘Vale Tudo’
Paolla Oliveira compartilhou, nesta segunda-feira (28), nas redes sociais os bastidores da novela Vale Tudo. A atriz, que interpreta a personagem Heleninha...


Larissa Tomásia exibir shape trincado em passeio de lancha: ‘Até o sovaco é bonito’
Larissa Tomásia, de 28 anos, arrancou suspiros de seguidores ao compartilhar registros feitos durante um passeio de lancha na Praia...
ESPORTES


Cuiabá vence e esta na segunda colocação da Série B do Brasileiro
Em uma noite de domingo (27) vibrante na Arena Pantanal, o Cuiabá Esporte Clube superou a Ferroviária-SP por 1 a...


Cássio brilha, Cruzeiro vence e afunda Vasco no Brasileirão
Em um jogo disputado no Parque do Sabiá, o Cruzeiro venceu o Vasco da Gama por 1 a 0, em...


Palmeiras perde invencibilidade e liderança ao ser derrotado pelo Bahia
Em um jogo dramático no Allianz Parque, o Palmeiras foi surpreendido pelo Bahia e perdeu por 1 a 0, com...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
POLÍTICA PR6 dias ago
Deputado italiano fala sobre o decreto que restringe a concessão de cidadania italiana
-
POLÍCIA6 dias ago
Comandante-Geral da PMPR visita sede da Axon nos Estados Unidos
-
PARANÁ3 dias ago
Incremento de 507%: Verão Maior movimentou R$ 698 milhões em licenças ambientais
-
AGRONEGÓCIO5 dias ago
Gargalo logístico trava exportação de café e provoca prejuízos milionários