NOVA AURORA

PARANÁ

Em fase de seleção, próxima montagem do Teatro de Comédia homenageará Dalton Trevisan

Publicado em

O Centro Cultural Teatro Guaíra está com um edital de chamamento aberto para atores e atrizes profissionais para composição de elenco da próxima montagem do Teatro de Comédia do Paraná (TCP), a ser realizada em 2025. O edital já foi publicado e prevê a contratação de 12 profissionais, com pagamento de R$ 25 mil para cada. O período de inscrição vai até 30 de setembro deste ano.

Esta montagem do Teatro de Comédia do Paraná será uma grande homenagem ao maior contista vivo do País, o curitibano Dalton Trevisan, que em junho de 2025 completará seus 100 anos de vida. Uma reativação do TCP desde 2019, já que a peça “TodoMundo”, com direção de Rodrigo Portela, não chegou a estrear, pois começaria na semana em que o teatro fechou as portas devido à pandemia, em 2020.

A direção da peça ficará a cargo da atriz, diretora e produtora Nena Inoue, presente na cena teatral há mais de quarenta anos, com cerca de oitenta espetáculos no currículo. Ao longo de sua trajetória, Nena esteve em contato direto com a obra de Dalton Trevisan em diversos momentos, seja atuando, seja dirigindo.

Em 1990, atuou na primeira peça que abordou a obra de Dalton Trevisan no teatro, “Mistérios de Curitiba”, com direção de Ademar Guerra. Nena Inoue e Ademar Guerra também trabalharam juntos em “O Vampiro e a Polaquinha”, de 1992, com novas perspectivas sobre os contos de Dalton, tornando-se grande sucesso da história do teatro paranaense e que permaneceu seis anos em cartaz, com apresentações no Teatro Guaíra e Teatro Novelas Curitibanas em Curitiba, além de itinerâncias pelo Paraná e São Paulo.

O Teatro Novelas Curitibanas, aliás, ganhou este nome como uma homenagem indireta a Trevisan. “Ele se chama assim porque é uma alusão ao livro Novelas Nada Exemplares. Na época, Ademar Guerra sugeriu esta homenagem e teve o apoio de outras pessoas da classe, como Lucia Camargo, que então presidia a Fundação Cultural de Curitiba”, conta Nena Inoue. “Paranã” e “Inferninho Cabaré” foram outras duas transposições da narrativa daltoniana aos palcos idealizadas por Inoue e sua empresa, o Espaço Cênico.

Leia Também:  Ratinho Junior anuncia Leonaldo Paranhos, Rafael Greca e Ulisses Maia como secretários

“O Dalton é avesso a qualquer tipo de exposição pública, mas como ele já me conhecia desde os ‘Mistérios de Curitiba’ sempre tive um canal, uma troca com ele, e por isso autorizou essa montagem, agora pelo Teatro de Comédia do Paraná”, afirma a atriz, que contou com a intermediação de Fabiana Faversani, gestora da obra do escritor.

A grande protagonista do espetáculo será Curitiba. A cidade, muito mais do que um cenário em toda a obra do escritor curitibano, estará na montagem do TPC com grande evidência. O recorte dramatúrgico ainda está em processo, mas a peça promete apresentar uma perspectiva inédita e contemporânea da obra do vampiro de Curitiba. “Quero fazer um espetáculo que dialogue com um público jovem e pretendo falar sobre o Dalton de hoje, trazer seu olhar sobre a cidade hoje, porque ele sempre esteve antenado e nunca parou de produzir”, pontua Inoue.

A equipe já conta com Henrique Fontes na dramaturgia e assistência de direção; Beto Bruel na iluminação; Karina Matzenbacher na cenografia e adereços; Babaya na direção de texto e preparação vocal; Carlos Cavalcanti na preparação corporal física; trilha sonora por Lilia Nakahodo e Greice Torres e a consultoria de Fabiana Faversani, gestora da obra de Dalton Trevisan.

PROCESSO SELETIVO – O edital de chamamento do Teatro de Comédia do Paraná para atrizes e atores profissionais está aberto até o dia 30 de setembro de 2024. Os candidatos interessados devem preencher todos os campos do formulário de inscrição, bem como anexar os documentos obrigatórios.

Vale destacar que o processo seletivo adota critérios diferenciados de pontuação para contratação de profissionais que integrem um dos seguintes grupos: mulheres; pessoas pretas e pardas; comunidades tradicionais; populações nômades e povos ciganos; pessoas LGBTQIAP+; pessoas com deficiência e pessoas idosas.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet por links para pessoa física ou pessoa jurídica. Em caso de dúvidas dentro do período de inscrição, o candidato deverá encaminhar e-mail para dpa@cctg.pr.gov.br.

Leia Também:  Ação conjunta apreende quase uma tonelada de maconha em Santa Helena

A previsão é que as audições ocorram em novembro deste ano e os ensaios iniciem em janeiro de 2025. A peça terá uma temporada no Guairinha, em Curitiba, e o Centro Cultural Teatro Guaíra pretende levá-la para apresentações em teatros da região metropolitana de Curitiba e, em um segundo momento, apresentações pelo Paraná e outros estados Brasil afora.

TPC – Um marco do movimento teatral público, o Teatro de Comédia do Paraná já completou 60 anos. O projeto foi criado em 1963 com a finalidade de orientar e coordenar as atividades teatrais do Teatro Guaíra.

O primeiro diretor foi Cláudio Côrrea e Castro que montou ‘Um Elefante no Caos’, de Millôr Fernandes, a peça de estreia. Para a montagem do TCP, Cláudio teve como assistente de direção Glauco Flores de Sá Brito, que hoje dá nome ao Miniauditório do Teatro Guaíra. No elenco estavam Paulo Goulart, Nicete Bruno, Lala Schneider e José Maria Santos, entre outros, e nomes que estavam nos bastidores viriam a ganhar os palcos, como Danilo Avelleda, que na ocasião executava contrarregra e locução.

Em 1974, o TCP inaugurou o Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto (Guairão) com a peça “Paraná, Terra de Todas as Gentes”, de Adherbal Fortes e Paulo Vítola, sob direção de Maurício Távora.

“O TCP é a grande produção teatral do Estado e não se resume só a Curitiba; nossa expectativa é de que essa convocatória chegue a todas as regiões do Paraná”, diz Nena Inoue. “Dirigir essa montagem é uma responsabilidade grande, um desafio e uma honra por se tratar da obra do nosso maior contista, Dalton Trevisan, um escritor, vivo, lúcido e gênio.”

Serviço:

Inscrições abertas até o dia 30 de setembro de 2024

Confira o edital aqui

Em caso de dúvidas, escreva para dpa@cctg.pr.gov.br

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Faculdade UNIMEO - CTESOP faz arrecadação de chocolates para crianças e adolescentes atendidos pela Assistência Social

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Transformação energética nos hidropônicos: energia solar reduz conta de produtor em 85%

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA