NOVA AURORA

PARANÁ

Em cooperação com o Ceará, Paraná organiza fórum de debate sobre a Reforma Tributária

Publicado em

As Secretarias da Fazenda do Paraná e do Ceará estão colaborando ativamente para discutir estratégias e compartilhar experiências na implementação da Reforma Tributária. O objetivo dessa parceria é aprimorar o sistema tributário, tornando-o mais eficiente e justo para ambos os estados e, consequentemente, para o país.

Em 2024, os dois estados apresentaram crescimento significativo em investimentos, com o Ceará registrando cerca de R$ 4 bilhões (aumento de 42%) e o Paraná alcançando o valor histórico de R$ 6,4 bilhões (aumento de 31%).

Os debates ocorreram durante o 3º Fórum de Conjuntura Macrofiscal do Estado, realizado na Secretaria da Fazenda, reunindo agentes da administração pública para debater os desafios e avanços da Reforma Tributária.

O secretário da Fazenda do Paraná, Norberto Ortigara, enfatizou a importância dos investimentos estratégicos para fortalecer os serviços essenciais e a colaboração entre os estados. “O Paraná tem investido estrategicamente para garantir o funcionamento e fortalecimento do setor público. A parceria entre Paraná e Ceará promove um diálogo essencial sobre o futuro da tributação no Brasil, permitindo soluções conjuntas para desafios comuns. A meta é consolidar um sistema moderno e eficiente, beneficiando tanto os estados quanto a população brasileira”, afirmou.

Fabrízio Gomes, secretário da Fazenda do Ceará, ministrou a palestra “Cenário Macroeconômico para Implantação da Reforma Tributária”, abordando os impactos das mudanças no sistema tributário brasileiro. Segundo ele, toda iniciativa que envolve diversas partes interessadas, incluindo órgãos de federação, cria um ambiente de cooperação e desenvolvimento mútuo.

Leia Também:  CGE é eleita para coordenar rede de controle da gestão pública no Estado

“A reforma é um projeto de médio a longo prazo que exige participação ativa de todos. Por isso, encontros como esse são essenciais e devem ser mantidos. A união em torno de um objetivo comum amplia as perspectivas e facilita a aplicação eficaz da reforma tributária”, destacou Gomes.

O diretor-geral da Sefa, Luiz Paulo Budal, complementa o peso dessa parceria ao destacar como essa junção de forças também se traduz em desenvolvimento. “Os investimentos e a reforma tributária trazem impactos positivos para ambos os estados, impulsionando o crescimento econômico. As perspectivas para os próximos anos são promissoras, com um cenário mais equilibrado e propício ao desenvolvimento sustentável”, disse.

O Fórum também contou com a explanação do auditor fiscal da Receita Estadual do Paraná, Juliano Binder, sobre os principais pontos e as implicações acerca da reforma. Binder também faz parte do grupo de trabalho que atua para a implementação da reforma no estado.

REFORMA TRIBUTÁRIA – A reforma tributária sobre o consumo se baseia em seis pilares fundamentais: não cumulatividade plena, simplicidade, manutenção da carga tributária, alíquota uniforme, regras nacionais uniformes e princípio do destino. Essas diretrizes visam reduzir a burocracia e criar um ambiente econômico mais estável. A transição será gradual, com testes a partir de 2026 e implantação completa prevista para 2033.

“Precisamos estar atentos sobre os impactos financeiros da Reforma Tributária, sobre como isso vai impactar no fluxo de caixa, nas projeções e nas estimativas de receita — e, consequentemente, como isso impacta na ponta, na política fiscal do Estado”, afirmou a diretora do Tesouro Estadual, Carin Deda. “Por isso, essa maior integração entre as Fazendas Estaduais se mostra tão importante”.

Leia Também:  Prazo de consulta pública para política de ciência e inovação é prorrogado até 8 de dezembro

IMPACTOS DA REFORMA – Em 2024, a Reforma Tributária trouxe avanços significativos, mas também desafios. A reforma sobre o consumo, aprovada pelo Congresso, reconhece a distinção de competências entre os entes federativos e estabelece o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) sob responsabilidade dos Estados, sendo um pilar fundamental para o equilíbrio federativo e sucesso da reforma.

“A reforma tributária traz benefícios tanto para a sociedade quanto para os contribuintes, mas representa um grande desafio para a administração tributária. A cooperação entre os Estados é fundamental para garantir uma transição eficiente”, afirmou Suzane Gambetta, diretora da Receita Estadual do Paraná.

FÓRUM DE CONJUNTURA – O Fórum de Conjuntura Macrofiscal do Paraná é uma iniciativa da Secretaria da Fazenda para aprimorar o conhecimento técnico das equipes envolvidas, proporcionando uma compreensão aprofundada dos debates econômicos e do contexto fiscal do Estado. A proposta é promover Reuniões de Conjuntura Econômica com economistas, especialistas e gestores públicos externos para debater e compartilhar experiências, auxiliando o Paraná a se preparar para mudanças e desafios futuros.

O evento foi organizado pela Escola Fazendária do Paraná (EFAZ) em parceria com a Diretoria do Tesouro Estadual (DTE).

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  Polícia Militar apreende mais de uma tonelada de drogas no Oeste do Estado

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  Estado realiza mutirão de empregos com 1.000 vagas nesta quarta-feira em Curitiba

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA