NOVA AURORA

PARANÁ

Em Cascavel, pessoas privadas de liberdade auxiliam população no combate ao mosquito da dengue

Publicado em

Dez pessoas privadas de liberdade (PPLs) da Penitenciária Industrial Marcelo Pinheiro – Unidade de Progressão (PIMP/UP) participam de uma ação para o combate à dengue em Cascavel, no Oeste do Paraná. O objetivo é encontrar os locais que acumulam água parada para acabar com os criadouros do mosquito Aedes aegypti, causador da doença.

A ação vai até o dia 27 e é uma iniciativa da Secretaria da Saúde de Cascavel e da Associação de Moradores do XIV de Novembro. Para a sua implementação, elas solicitaram o apoio da Polícia Penal do Paraná (PPPR), que disponibilizou a mão de obra.

Desde a última quinta-feira (23), os dez detentos estão auxiliando os moradores do bairro a coletar o lixo descartado de forma irregular em áreas inapropriadas. As PPLs foram autorizadas previamente pela Justiça a fazer o trabalho externo e estão sendo acompanhadas o tempo todo por equipes da Polícia Penal.

Para o diretor da PIMP/UP, Álvaro Marcelo Alegrette, auxiliar a comunidade também é uma forma de ressocialização para os custodiados. “A atividade laborativa das pessoas privadas de liberdade, prevista em lei, seja dentro ou fora das unidades, colabora para a sua ressocialização. O seu trabalho nesta ação também traz benefícios à comunidade, recolhendo materiais que acumulam água e contribuem para a proliferação do mosquito causador da dengue e de outras doenças”, diz.

Leia Também:  Bionova convida você para um Coffee Break em comemoração ao dia do consumidor

O presidente da Associação de Moradores do XIV de Novembro, Antenor Marcos Mateus, explica que a iniciativa é um reflexo do primeiro Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) de 2023, feito pela Secretaria Municipal da Saúde, que colocou o bairro em 2º lugar de infestação de mosquito da dengue em Cascavel.

“A Associação de Moradores implementa, com essa ação, o projeto ‘Bairro Limpo’, pelo qual efetuamos diversas ações de limpeza, de conscientização da população para que não seja descartado lixo em locais públicos e inapropriados, pois são resíduos que servem de criadouros para o mosquito da dengue”, alerta.

Para reforçar o resultado buscado com o trabalho das PPLs, a Secretaria Municipal de Saúde instalou diversas caçambas em cruzamentos do bairro para que os moradores destinem os materiais de pequeno volume, considerados vilões na proliferação do mosquito. Para grandes volumes, como sofás e outros móveis, os moradores podem acionar a Secretaria de Meio Ambiente.

Leia Também:  "Cumprimos o compromisso com o povo paranaense", diz Ratinho Junior após leilão

Além das caçambas, durante a ação, 50 agentes de endemias estão orientando os moradores sobre a importância de manter os quintais limpos e livres de água parada.

PIMP/UP – A Penitenciária Industrial Marcelo Pinheiro, antiga Penitenciária Industrial de Cascavel (PIC), está em funcionamento há 21 anos. Está inserida no planejamento estratégico da Polícia Penal, que inclui a custódia e segurança dos detentos e, principalmente, a sua ressocialização através dos canteiros de trabalho e da educação.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

R$ 77 milhões: Governo divulga resultado preliminar do Compra Direta Paraná 2025

Published

on

By

O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, divulgou nesta sexta-feira (04) a classificação preliminar da Chamada Pública do Programa Compra Direta Paraná 2025. Por meio dele serão contratados gêneros alimentícios da agricultura familiar destinados à rede socioassistencial, restaurantes populares, cozinhas comunitárias e hospitais filantrópicos, entre outros.

Também serão atendidos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas). Estes poderão disponibilizar os alimentos na forma de cestas básicas diretamente à população vulnerável.

Para esta edição deverão ser contratadas 185 Associações e Cooperativas, de todas as regionais do Estado, totalizando um investimento de R$ 77 milhões, provenientes do Fundo Estadual de Combate à Pobreza. Nos próximos 12 meses serão entregues 63 gêneros, de 10 grupos: arroz, complementos, farinhas, feijão, frutas, hortaliças, legumes, ovos, pão, polpas e sucos, totalizando 8.300 toneladas.

Leia Também:  Saúde recebe representante da ONU e debate gravidez e paternidade na adolescência

Os projetos preliminares foram encaminhados a todas as organizações para conferência e eventuais ajustes, como desistência de grupos, municípios a serem atendidos e valor limite do contrato. Neste caso o grupo passa automaticamente para o próximo classificado, que deverá se manifestar sobre o interesse no fornecimento por email.

Na próxima semana deverá ser divulgada a classificação final, com início da formalização dos contratos. Estima-se que o início do fornecimento ocorra na segunda quinzena de abril.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA