NOVA AURORA

PARANÁ

Em Cândido de Abreu, mulheres aprendem a fazer sabão ecológico com apoio da Sanepar

Publicado em

Trinta e sete mulheres de Cândido de Abreu e do Distrito de Tereza Cristina, no Centro do Estado, aprenderam com a Sanepar a fazer o sabão ecológico a partir do reaproveitamento do óleo de cozinha usado. Além de beneficiar o meio ambiente, o produto pode ser uma fonte de economia doméstica e de geração de renda para as famílias.

As oficinas de sabão fazem parte do trabalho social desenvolvido pela Sanepar após as obras de ampliação do sistema de abastecimento de água na cidade. A iniciativa tem o apoio da Secretaria Municipal de Assistência e Promoção Social de Cândido de Abreu.

Jaqueline da Rocha foi uma das alunas da oficina. Entusiasmada com o curso, ela pretende fazer o sabão para uso da família e, ainda, revender para ter uma renda extra.

A diarista Rosicler Alves da Conceição, moradora do Distrito de Tereza Cristina, também aprovou. “Gosto de aprender coisas diferentes. Nunca tinha visto a receita de sabão na garrafa, é bem prático, gostei muito, vou continuar a fazer a receita em casa”, afirma.

Leia Também:  Novembro Azul: Saúde promove mutirão de consultas urológicas no Litoral

Cada participante levou para casa luvas, óculos de proteção e o sabão preparado na oficina. A Sanepar também disponibilizou bombonas (tanques) para receber o descarte do óleo usado pelos moradores. A Secretaria Municipal de Assistência e Promoção Social irá distribui-las em locais estratégicos no centro da cidade e no distrito.

O descarte indevido do óleo na tubulação provoca a obstrução da rede coletora do esgoto, que pode transbordar em vias públicas ou até mesmo retornar para dentro dos imóveis.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Sanepar faz obras de reforço no sistema de abastecimento de Prudentópolis

Published

on

By

O diretor de Operações da Sanepar, Sérgio Wippel, vistoriou nesta segunda-feira (23) as estruturas do sistema de abastecimento de Prudentópolis, no Centro-Sul, acompanhado da gerente geral da Sanepar na região e equipe regional.

Neste mês de dezembro, foram feitas várias intervenções de melhoria no sistema para garantir o abastecimento à população, mesmo nos momentos de maior demanda.

No último fim de semana, foi substituída a bomba que atende a Vila das Flores por equipamento de maior capacidade, que amplia em 25% a vazão para aquela região da cidade. Também foram feitas melhorias no reservatório Vila das Flores e estão em andamento reforços na tubulação para atender o bairro, com a instalação de 1300 metros de nova rede de distribuição, com 200 mm de diâmetro e em fevereiro mais 500 m em diâmetro 75 mm.

Leia Também:  TV Paraná Turismo transmite para todo Brasil a finalíssima da Segundona do Paranaense

Também deve ser instalado, ainda no primeiro semestre de 2025, um reforço na reservação, por meio de um bag com capacidade para armazenar 200 mil litros de água tratada, no terreno atual do reservatório Vila das Flores, e deve ser licitada a aquisição de gerador de energia para a captação, evitando as paralisações na produção por intercorrências na rede elétrica.

Para o próximo triênio, a programação da Sanepar inclui a ampliação geral em toda a infraestrutura do sistema de abastecimento de Prudentópolis, com aumento na capacidade de produção, distribuição e reservação do sistema de abastecimento da cidade. O Projeto Básico de Engenharia, que contempla os projetos hidráulico, estrutural, geotécnico, sondagem, mecânico, elétrico e de automação para estas obras, já está em execução.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA