NOVA AURORA

PARANÁ

Em Campo Mourão, governador participa da celebração de 40 anos da multinacional Beontag

Publicado em

Responsável pela fabricação de rótulos de marcas consolidadas no mercado e tecnologias para tags de pagamento, a multinacional brasileira Beontag Colacril celebra 40 anos de história, 23 deles em Campo Mourão, no Centro-Oeste do Paraná. O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou nesta sexta-feira (27) das comemorações da empresa na cidade e destacou a importância da corporação ao inovar na produção de tecnologias que são exportadas para diversos países do mundo.

A empresa é uma das principais fornecedoras mundiais em soluções de Internet das Coisas (IoT), materiais gráficos e etiquetas. Com operações em mais de 15 países e atuação em mais de 40 mercados internacionais, a Beontag é uma empresa global que oferece um portfólio completo de soluções para que as empresas divulguem suas marcas, gerenciem informações e compartilhem dados. Um exemplo são as tags utilizadas para pagamento de pedágios e estacionamentos e em etiquetas de roupas de grifes como Prada e Louis Vuitton.

“É um orgulho para o Paraná ver o crescimento de uma empresa que atua em uma área estratégica, de tecnologia, e que ajuda a consolidar o Paraná como um polo da inovação, exportando produtos e mão de obra para outros países”, afirmou Ratinho Junior. “É uma empresa que está expandindo seus negócios no mundo, ajudando a gerar muitos empregos para a cidade e o Estado”.

Leia Também:  Estado amplia diálogo com a Instância de Governança do turismo do Norte Pioneiro

Em Campo Mourão, a indústria conta com apoio do programa de investimentos Paraná Competitivo, do Governo do Estado, com diferimento de ICMS para aquisição de produtos para a fabricação dos materiais e a liberação de crédito presumido para a aquisição de equipamentos. Atualmente, mais de 800 pessoas trabalham na fábrica, que está expandindo os negócios e pretende contratar novos funcionários.

Valdir Gaspar, fundador da Beontag, explicou que a fábrica foi instalada na cidade nos anos 2000, vinda de Ribeirão Preto (SP), e é a maior planta da empresa no âmbito mundial. “Adotamos o Paraná como nosso Estado do coração, os maiores investimentos nossos são feitos aqui em Campo Mourão. Começamos pequenos, com 40 funcionários, e estamos em fase de contratação, podendo chegar próximo a mil trabalhadores”, disse.

“Hoje somos a maior do mundo nesse mercado. Muitos dos rótulos que se veem nos mercados e farmácias são fabricados aqui em Campo Mourão e atendemos empresas na Ásia, na Europa e nas Américas, com grandes marcas em nosso portfólio”, ressaltou Gaspar. “Fazemos o caminho contrário e exportamos chips fabricados aqui para a China, fechamos um contrato com uma grande empresa postal dos Estados Unidos. O Paraná tem um ambiente bom, é um Estado muito próspero para se investir, com uma mão de obra muito boa e localização estratégica”.

Leia Também:  Universidades estaduais têm ações para acessibilidade a estudantes com deficiência

O CEO da Beontag, Ricardo Lobo, destacou o apoio do Estado nas ampliação dos investimentos da empresa. “Desde que chegamos a Campo Mourão, sempre tivemos incentivo dos programas estaduais, inclusive nas expansões recentes. Temos a máquina mais moderna do Brasil, com 96 metros de comprimento e que fabrica 400 metros de adesivo por minuto”, explicou. “Também investimos R$ 250 milhões para fazer etiquetas chipadas. Estamos em um processo de modernização, em uma empresa que começou com ciência de materiais e passou para a produção eletrônica e, agora, de software”.

PRESENÇAS – Participaram do evento o secretário estadual do Turismo, Marcio Nunes, e o subchefe da Casa Civil, Lúcio Tasso.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  No Dia Nacional da Vacinação, Saúde alerta para a importância de manter a imunização em dia

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Porto de Paranaguá abre temporada de visitação ao cais público

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA