NOVA AURORA

PARANÁ

Em Brasília, Paraná estreia nesta sexta-feira nos Jogos Escolares Brasileiros

Publicado em

A delegação paranaense vai estrear nesta sexta-feira (27) nos Jogos Escolares Brasileiros (Jebs), em Brasília (DF). O campeonato organizado pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) acontece entre 27 de outubro e 8 de novembro com 15 modalidades oficiais e quatro demonstrativas.

Mais de 6 mil atletas de 12 a 14 anos, de vários lugares do país, vão participar da competição. No Paraná, as vagas foram definidas nas finais dos Jogos Escolares do Paraná (JEPS), disputadas em Apucarana, no Vale do Ivaí, em agosto. Os Jeps são organizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte.

A delegação do Paraná é composta por 262 pessoas (230 atletas), entre dirigentes, oficiais e técnicos, participando em todas as modalidades, exceto na ginástica artística masculina, que não é realizada dentro do Estado.

“Temos uma expectativa muito boa, onde estaremos ali brigando junto com São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais, pelos primeiros lugares dos Jogos Escolares Brasileiros. Nos esforçamos ao máximo junto com todos os integrantes da delegação para que possamos alcançar o melhor resultado”, afirma o diretor de Esporte da Secretaria e chefe de delegação do Estado, Cristiano Barros Homem D’el Rei.

Leia Também:  Governador discute novos investimentos com duas multinacionais do Oriente Médio

As modalidades são basquete, futsal, handebol, vôlei, vôlei de praia, atletismo, atletismo adaptado, ciclismo, ginástica artística, ginástica rítmica, tênis de mesa, xadrez, badminton, judô, karatê, taekwondo, wrestling e natação. Estarão em fase de demonstração as competições de escalada, corrida de orientação, curling e esgrima.

EMBAIXADORES – Os Jebs têm uma extensa lista de apoiadores formada por grandes nomes do esporte brasileiro e mundial, como André Domingos, Arthur Zanetti, Maurren Maggi, Serginho, José Aldo, Giba, Bia Ferreira, Thiago Braz, Mayra Aguiar, Fabíola Molina, Flavia Saraiva, Luisa Parente, Rafaela Silva.

BLOCOS – O torneio é dividido em dois blocos: um entre os dias 27 de outubro e 2 de novembro e o outro de 3 e 9 de novembro. Confira a programação:

BLOCO 1

Xadrez (27 a 30/10)

Judô (28 e 29/10)

Ginástica Rítmica (28 e 29/10)

Atletismo E Atletismo Adaptado (28 a 30/10)

Basquete (28/10 a 01/11)

Futsal (28/10 a 01/11)

Vôlei de Praia (28/10 a 01/11)

BLOCO 2

Taekwondo (02 e 03/11)

Leia Também:  Associação de Amigos do MAC Paraná anuncia reabertura do Festival de Audiovisualidades

Ciclismo (04 e 05/11)

Natação (04 e 05/11)

Wrestling (04 e 05/11)

Badminton (04 a 06/11)

Vôlei (04 a 08/11)

Ginástica Artística (06 e 07/11)

Tênis de Mesa (07 e 08/11)

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Educação divulgará resultado provisório do PSS 2024 no dia 4 de novembro 

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Fundação Araucária ganha novo nome público com outra identidade visual

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA