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Em audiência pública, DER/PR detalha contratação para travessia do ferry-boat de Guaratuba

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O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) realizou na noite desta quinta-feira (9) a audiência pública em Guaratuba para debater o novo contrato para operação do ferry-boat de ligação com Matinhos. Atualmente, a travessia está operando através de um contrato emergencial com a empresa Internacional Marítima, com prazo de término para agosto deste ano.

“Não é uma contratação simples, considerando que tivemos problemas com a última empresa, anteriormente ao contrato emergencial. Tivemos um aprendizado ao longo desses anos, tanto que fizemos uma grande reforma nas embarcações, nos flutuantes e nas pontes. Viemos coletar sugestões da sociedade civil, das autoridades públicas, e dos usuários da travessia”, explicou o diretor-geral do DER/PR, Alexandre Castro Fernandes.

Somente em 2022, o Governo do Paraná investiu R$ 80.393.485,32 no ferry-boat de Guaratuba-Matinhos. Foram R$ 36 milhões destinados para a reforma de três ferry-boats e quatro atracadouros, com objetivo de garantir maior segurança e uma travessia mais rápida aos usuários.

Na audiência, foram apresentadas à população as premissas da nova contratação, entre elas os estudos ambiental, jurídico, operacional, de tráfego e a modelagem econômica.

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Como é previsto pela lei estadual 15.749/2007, todos os veículos emplacados e pertencentes a proprietários residentes no município de Guaratuba terão isenção da tarifa.

Já o valor da nova taxa ainda não está definido, mas o diretor-geral do DER/PR destaca que ela não deve sofrer grandes alterações. “A nossa expetativa é que a tarifa não mude muito através dos estudos que foram realizados. A tarifa atual, que é de R$ 8,90, é uma referência para nós”, garante.

Após a realização da audiência pública, as dúvidas e sugestões serão analisadas para inclusão no termo de referência.

O diretor de Operações do DER/PR, Rui Assad, afirma que os prazos dos trâmites serão cumpridos com rigor. “O edital para nova contratação deve ser publicado até o fim de fevereiro, para que no máximo até julho o contrato seja assinado. A modalidade de licitação já está definida e agora a equipe técnica vai analisar as sugestões“, detalha.

A licitação ocorrerá pela modalidade de concorrência pública em lote único. Neste modelo, são analisadas as propostas mais vantajosas para administração pública, com análise rigorosa dos documentos de habilitação das participantes pela comissão de julgamento do DER/, para que então seja declarada a vencedora.

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PONTE DE GUARATUBA – O novo contrato do ferry-boat terá duração de três anos, previsto para ser encerrado juntamente com a entrega da obra da Ponte de Guaratuba. “Essa é uma das premissas para que a gente possa suprir essa lacuna até a entrega da ponte. Nesse período, o governo estadual vai fazer o aporte de recursos. Depois da Ponte de Guaratuba, a travessia do ferry-boat deve passar por nova licitação porque será outra realidade”, esclarece Alexandre Castro Fernandes.

O prefeito do município, Roberto Justus, ressalta a importância do prazo de duração do novo contrato ser de três anos. “A concessão da travessia não pode de maneira nenhuma ser um impeditivo para o início das obras da Ponte de Guaratuba. Temos a confiança que a ponte será entregue no prazo definido. Por isso, o contrato não pode ser procrastinatório”, afirmou.

O projeto da construção da Ponte de Guaratuba, cujo contrato já foi assinado, está na fase atual de licenciamento ambiental. O objetivo é conectar Guaratuba a Matinhos com uma ponte de 1.244 metros, com largura útil mínima de 22,60 metros.

Fonte: Governo do Paraná

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Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

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O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

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De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

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Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

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