NOVA AURORA

PARANÁ

Em abril, Viaje Paraná apresenta o turismo estadual em eventos do mercado norte-americano

Publicado em

O Governo do Estado, por meio do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do turismo –, tem em abril uma missão internacional, com foco em apresentar os potenciais estaduais ao trade estrangeiro, fazer networking e atrair investimentos ao setor paranaense. O órgão participa do Roadshow Festival Brasil, no México, e do Seatrade, nos Estado Unidos.

A participação do Viaje Paraná nas programações é de relevância aos planos do Estado, que tem como foco atrair turistas e posicionar o Paraná nas prateleiras mais elevadas do turismo mundial. O México é um mercado em expansão, com viajantes que buscam novas experiências culturais, naturais e gastronômicas. Enquanto os Estados Unidos é um grande hub e sede de empresas que administram escalas internacionais de navios de cruzeiros.

O diretor-presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes, afirma que a cada participação em eventos internacionais do turismo, mais o Estado é divulgado e reconhecido em meios ao trade estrangeiro. “Enquanto Estado, temos sempre que estar inseridos nas maiores feiras e eventos, nacionais e internacionais, apresentando o Paraná ao público”, disse.

“Nossa expectativa é abrir novas possibilidades de mercado ao Paraná. Em 2025 estamos investindo nas convenções de operadoras nacionais, e queremos fechar também negócios com o trade latino e norte-americano, elevando ainda mais o alcance da nossa indústria turística”, acrescentou o diretor-presidente.

Leia Também:  Paraná tem a 5ª maior população em área urbana do Brasil

ROADSHOW – O evento acontece entre os dias 1.º e 3 de abril, com programações itinerantes, passando pela Cidade do México, Guadalajara e Monterrey. Road Show de turismo no México tem como objetivo promover o Brasil como destino turístico de excelência, atraindo operadores de turismo e jornalistas mexicanos especializados.

A interação direta entre o trade turístico brasileiro e mexicano aumenta as oportunidades de vendas e parcerias comerciais. O Paraná será destaque no evento, apresentando seus potenciais turísticos, como Foz do Iguaçu (Oeste), Curitiba e o Litoral paranaense, além de sua diversidade cultural, natural e as oportunidades de viagens.

O Paraná, com sua rica diversidade de destinos, tem um grande potencial para atrair turistas mexicanos. Em 2022, o número de turistas mexicanos no Brasil foi de 52.171. De janeiro a setembro de 2023, foram 52.725 visitantes, enquanto de janeiro a setembro de 2024 foram 63.872 turistas mexicanos.

SEATRADE – Do México, o Viaje Paraná parte diretamente para Miami, nos Estados Unidos, para participar do Seatrade Cruise Global 2025, entre os dias 7 e 10 de abril. O evento chega a sua 40ª edição, reunindo as maiores operadoras de navios de cruzeiros e turismo náutico do mundo. Marcelo Martini, diretor de Operações e Segmentação Turística do Viaje Paraná, afirma que a participação trará bons resultados ao Estado.

“No evento, poderemos fomentar futuras atracações de navios de cruzeiro no Paraná, uma vez que os resultados das ultimas temporadas foram positivos, servindo como atrativo para que novas operadoras cheguem ao Estado. Aumentando o fluxo de navios, o contingente de turistas também cresce, movimentando a economia paranaense”, disse.

Leia Também:  Agroshow Copagril abre a temporada de eventos agropecuários no Paraná

A última edição do Seatrade Cruise Global, em 2024, foi responsável por atrair mais de 11 mil visitantes, 600 expositores de mais de 120 países, além de reunir mais de 70 marcas e operadoras de navios de cruzeiro. O evento é uma boa oportunidade de se conectar com trade mundial, atraindo novos investimentos, turistas e operações internacionais dos navios no Paraná, além de mostrar os resultados alcançados nas temporadas anteriores.

PARANAGUÁ – A primeira temporada de navios de cruzeiro em Paranaguá (Litoral) aconteceu entre dezembro de 2023 e março de 2024, com 16 paradas, onde mais de 39 mil turistas foram recepcionados pela Secretaria de Estado do Turismo (Setu-PR), na Praça Mario Roque, e com apoio da Portos do Paraná. Ela movimentou mais de R$ 25 milhões na economia local.

Enquanto a segunda temporada também teve receptivo montado pelo turismo do Estado, entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025. Foram movimentadas mais de 19 mil cruzeiristas, em 8 paradas no Litoral do Paraná.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Museu Oscar Niemeyer é destaque em importante publicação de arte internacional

Published

on

By

O jornal britânico The Art Newspaper, um dos mais importantes veículos internacionais de arte, publicou nesta terça-feira (1º) uma reportagem sobre a volta do grande público aos museus, após o período da pandemia. Na matéria, o Museu Oscar Niemeyer (MON), espaço do Governo do Estado, localizado em Curitiba, aparece em destaque como a instituição brasileira com mais visitantes numa única mostra e também como a que registrou maior crescimento percentual entre 2023 e 2024. Confira a matéria.

A reportagem informa que no ano passado o MON alcançou 712 mil visitantes, um aumento de 41% comparado ao ano anterior. A matéria destaca, ainda, a mostra “Extravagâncias”, da artista Joana Vasconcelos, cujo período expositivo atraiu 600 mil pessoas (entre novembro de 2023 e setembro de 2024).

“Ver o MON citado em uma publicação internacional dessa importância é o reconhecimento do trabalho de uma equipe comprometida e que está sempre trabalhando em prol de um espaço melhor e cada vez mais completo”, diz a diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika. “Temos tido uma excelente resposta do público às exposições apresentadas e a uma série de atividades educativas oferecidas pela instituição, o que é motivo de muita satisfação e alegria para nós”, comenta. “Todo o nosso trabalho visa sempre garantir a melhor experiência possível aos visitantes do MON”.

Leia Também:  Com ampla programação e reforço do efetivo, Governo do Estado abre Verão Maior Paraná

THE ART NEWSPAPER – Segundo a matéria veiculada pela publicação The Art Newspaper, o MON foi o museu brasileiro que recentemente mais ganhou público. O segundo foi a Pinacoteca de São Paulo. “Esses dois museus superaram seus números pré-pandêmicos: o Museu Oscar Niemeyer subiu 89% em relação a 2019, enquanto a Pinacoteca de São Paulo subiu 50%”, diz a reportagem.

Em 2024, o Museu Oscar Niemeyer registrou o maior público desde a sua inauguração: 712.196 pessoas. Nos últimos três anos, o MON vem numa curva ascendente, superando seus próprios recordes anteriores. Do total de 2024, 75% foram ingressos gratuitos. Entre os destaques do ano passado, além de 13 exposições realizadas, o Museu entregou importantes obras de infraestrutura e conquistou diversos prêmios, nacionais e internacionais.

“Meu Pequeno Maxixe”: MON realiza oficina sensorial para bebês de 2 a 3 anos em abril

A exposição da artista portuguesa Joana Vasconcelos, “Extravagâncias”, foi inaugurada em 24 de novembro de 2023 e ficou em cartaz até 29 de setembro do ano passado. Foi a maior mostra individual da artista no Brasil e uma das mais grandiosas já realizadas pelo MON, ocupando o Olho e diversos espaços singulares abaixo dele, andares da torre e a principal rampa interna do Museu, com obras gigantescas como a “Valquíria Miss Dior”, com mais de 20 metros de comprimento.

Leia Também:  UENP oferece curso preparatório gratuito para o próximo vestibular

SOBRE O MON – O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA