NOVA AURORA

PARANÁ

Em abril, Viaje Paraná apresenta o turismo estadual em eventos do mercado norte-americano

Publicado em

O Governo do Estado, por meio do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do turismo –, tem em abril uma missão internacional, com foco em apresentar os potenciais estaduais ao trade estrangeiro, fazer networking e atrair investimentos ao setor paranaense. O órgão participa do Roadshow Festival Brasil, no México, e do Seatrade, nos Estado Unidos.

A participação do Viaje Paraná nas programações é de relevância aos planos do Estado, que tem como foco atrair turistas e posicionar o Paraná nas prateleiras mais elevadas do turismo mundial. O México é um mercado em expansão, com viajantes que buscam novas experiências culturais, naturais e gastronômicas. Enquanto os Estados Unidos é um grande hub e sede de empresas que administram escalas internacionais de navios de cruzeiros.

O diretor-presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes, afirma que a cada participação em eventos internacionais do turismo, mais o Estado é divulgado e reconhecido em meios ao trade estrangeiro. “Enquanto Estado, temos sempre que estar inseridos nas maiores feiras e eventos, nacionais e internacionais, apresentando o Paraná ao público”, disse.

“Nossa expectativa é abrir novas possibilidades de mercado ao Paraná. Em 2025 estamos investindo nas convenções de operadoras nacionais, e queremos fechar também negócios com o trade latino e norte-americano, elevando ainda mais o alcance da nossa indústria turística”, acrescentou o diretor-presidente.

Leia Também:  Governadores do Cosud e Codesul discutem política de desenvolvimento em Brasília

ROADSHOW – O evento acontece entre os dias 1.º e 3 de abril, com programações itinerantes, passando pela Cidade do México, Guadalajara e Monterrey. Road Show de turismo no México tem como objetivo promover o Brasil como destino turístico de excelência, atraindo operadores de turismo e jornalistas mexicanos especializados.

A interação direta entre o trade turístico brasileiro e mexicano aumenta as oportunidades de vendas e parcerias comerciais. O Paraná será destaque no evento, apresentando seus potenciais turísticos, como Foz do Iguaçu (Oeste), Curitiba e o Litoral paranaense, além de sua diversidade cultural, natural e as oportunidades de viagens.

O Paraná, com sua rica diversidade de destinos, tem um grande potencial para atrair turistas mexicanos. Em 2022, o número de turistas mexicanos no Brasil foi de 52.171. De janeiro a setembro de 2023, foram 52.725 visitantes, enquanto de janeiro a setembro de 2024 foram 63.872 turistas mexicanos.

SEATRADE – Do México, o Viaje Paraná parte diretamente para Miami, nos Estados Unidos, para participar do Seatrade Cruise Global 2025, entre os dias 7 e 10 de abril. O evento chega a sua 40ª edição, reunindo as maiores operadoras de navios de cruzeiros e turismo náutico do mundo. Marcelo Martini, diretor de Operações e Segmentação Turística do Viaje Paraná, afirma que a participação trará bons resultados ao Estado.

“No evento, poderemos fomentar futuras atracações de navios de cruzeiro no Paraná, uma vez que os resultados das ultimas temporadas foram positivos, servindo como atrativo para que novas operadoras cheguem ao Estado. Aumentando o fluxo de navios, o contingente de turistas também cresce, movimentando a economia paranaense”, disse.

Leia Também:  Governo do Paraná firma parceria para promoção da cadeia ética de reciclagem

A última edição do Seatrade Cruise Global, em 2024, foi responsável por atrair mais de 11 mil visitantes, 600 expositores de mais de 120 países, além de reunir mais de 70 marcas e operadoras de navios de cruzeiro. O evento é uma boa oportunidade de se conectar com trade mundial, atraindo novos investimentos, turistas e operações internacionais dos navios no Paraná, além de mostrar os resultados alcançados nas temporadas anteriores.

PARANAGUÁ – A primeira temporada de navios de cruzeiro em Paranaguá (Litoral) aconteceu entre dezembro de 2023 e março de 2024, com 16 paradas, onde mais de 39 mil turistas foram recepcionados pela Secretaria de Estado do Turismo (Setu-PR), na Praça Mario Roque, e com apoio da Portos do Paraná. Ela movimentou mais de R$ 25 milhões na economia local.

Enquanto a segunda temporada também teve receptivo montado pelo turismo do Estado, entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025. Foram movimentadas mais de 19 mil cruzeiristas, em 8 paradas no Litoral do Paraná.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Conselho de Administração aprova nova diretoria executiva da Portos do Paraná

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Do Clic Rural aos 19 mil km de redes do Paraná Trifásico, Copel leva investimentos ao campo

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA