PARANÁ
Em 100 dias de gestão, obras rodoviárias avançam no Norte e Norte Pioneiro
Publicado em
14 de abril de 2023por
Itajuba TadeuOs primeiros 100 dias do ano foram significativos para o desenvolvimento da infraestrutura no Norte e Norte Pioneiro do Estado. As obras seguem na duplicação da PR-445 e na manutenção da PR-092. Em Londrina, o governador Carlos Massa Ratinho Junior autorizou o início das obras do novo viaduto da PUC. Outro destaque são os contratos para revitalização de 44 pontes das duas regiões.
Veja as principais movimentações de infraestrutura nos primeiros 100 dias de gestão no Norte e Norte Pioneiro:
DUPLICAÇÃO DA PR-445 – A duplicação da PR-445, entre Mauá da Serra e Lerroville teve avanços na construção do novo sistema de drenagem e obras de arte correntes, com execução de valetas de concreto e dos berços para implantação dos bueiros de concreto. Esses dispositivos evitam que a água das chuvas se acumule sobre o pavimento, danificando as pistas ou causando acidentes.
Também foram iniciados os serviços para implantação de uma passa-fauna e da terraplanagem do trecho, nos locais onde será executada a plataforma da nova pista, paralela à atual. O próximo passo é enviar ao Instituto Água e Terra (IAT) os relatórios de fauna para liberação de obras do trecho central.
O Governo do Paraná está investindo R$ 148 milhões para duplicar 27,07 quilômetros da rodovia estadual. A obra terá ainda um viaduto no acesso a Tamarana, pontes sobre os rios Santa Cruz e Apucaraninha, 11 retornos em nível, a correção da geometria em sete curvas consideradas críticas e restauração da pista existente.
OBRA EMERGENCIAL NA PR-445 – O Estado agiu rapidamente na obra emergencial de recuperação da PR-445, próximo a Irerê, distrito de Londrina, ocorrida em março. Em duas semanas, o DER/PR solucionou o problema de rachaduras e afundamento do acostamento, causados por dano em bueiro de concreto sob a pista. Foram executados terraplenagem do talude de aterro, substituição do bueiro, serviços complementares e reparos na pista, que precisou ser parcialmente demolida para execução dos serviços. Foram instaladas defensas e agora o trecho recebe nova sinalização, além do plantio de vegetação no talude.
OBRAS DO VIADUTO DA PUC – No fim de março, o governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou a ordem de serviço que autoriza o início das obras no viaduto que dá acesso à Pontifícia Universidade Católica (PUC) a partir da BR-369, em Londrina. O Viaduto da PUC seguirá o mesmo processo do Viaduto da Bratislava, cujo trânsito foi liberado no meio de 2022, beneficiando o tráfego na região de Londrina e Cambé.
A obra prevê a elevação da BR-369 e execução de passagem inferior com duas pistas duplas ligadas a duas rotatórias, permitindo a entrada e saída na rodovia, assim como a ligação entre as vias municipais de acesso, separando o tráfego local e o de longa distância.
INÍCIO DA CONSERVAÇÃO DA PR-092 – Em março, o DER/PR iniciou os serviços de conservação da PR-092, no Norte Pioneiro. As equipes estão com duas frentes de trabalho executando remendos, em Siqueira Campos e em Santo Antônio da Platina. A obra, que é parte do programa Proconserva, irá beneficiar cerca de 130 mil habitantes dos municípios de Andirá, Barra do Jacaré, Guapirama, Joaquim Távora, Quatiguá, Santo Antônio da Platina, Siqueira Campos e Wenceslau Braz, além de todos os condutores deste corredor logístico entre Paraná e o estado de São Paulo.
Em todo trecho contratado, que conta com 128,42 quilômetros de extensão, já está em andamento a operação tapa-buracos, realizada inicialmente para que os usuários tenham maior segurança antes do início de serviços mais pesados na rodovia.
CONTRATOS PARA REFORMA DE PONTES – O Norte e Norte Pioneiro vão receber o maior investimento do pacote de reforma de 195 pontes que o Estado está executando, considerada a maior da história do Paraná. Serão revitalizadas 44 obras de arte especiais (pontes, viadutos, galerias e pontilhões), com investimento total de R$ 34,33 milhões. As obras nas regiões estão divididas em quatro licitações, sendo que três delas já estão com contratos homologados, e o última na etapa de abertura de envelopes de preço.
Estão inclusas obras de arte importantes como a ponte interestadual do Rio Paranapanema (PR-323), em Sertaneja, que faz divisa com Florínea, em São Paulo; ponte do Rio Vermelho (PR-090; no limite entre Alvorada do Sul e Porecatu); e a ponte do Rio Itararé (Represa de Chavantes), na PR-218, em Carlópolis, na do Paraná com São Paulo.
CONTRATOS PARA CONSERVAÇÃO DE RODOVIAS – Três contratos do Proconserva avançaram no Norte e Norte Pioneiro. Os lotes C e D foram assinados, representando um investimento de R$ 78,5 milhões, enquanto o Lote A foi homologado, somando mais R$ 16,6 milhões em serviços de manutenção de rodovias. No Lote C serão atendidas 15 rodovias estaduais, beneficiando mais de 433 mil habitantes de 22 municípios.
Os principais trechos que vão receber conservação são de Apucarana a Cruzmaltina (PR-170 e PR-453); Cruzmaltina a Rio Branco do Ivaí e Rosário do Ivaí (PR-451 e PR-082); São João do Ivaí a Godoy Moreira (PR-650 e PR-082); PR-340, em Ortigueira, sentido Telêmaco Borba; PR-539, em Marilândia do Sul.
Já o Lote D, que vai beneficiar mais de 900 mil habitantes de 23 municípios, inclui a PR-445 de Londrina a Mauá da Serra e do distrito de Warta até Bela Vista do Paraíso; as rodovias ligando Mauá da Serra até Ivaiporã, abrangendo trecho no território de Manoel Ribas (região Centro); a PR-170, de Rolândia até a ponte sobre o Rio Paranapanema, em Porecatu; a PR-340 de Jaguapitã até o acesso para Santo Inácio (região Noroeste); e a PR-090, de Bela Vista do Paraíso até Porto Capim.
Por fim, o Lote A vai atender 15 municípios das duas regiões, beneficiando mais de 270 mil habitantes. Os trechos contemplados incluem as ligações entre Santo Antônio da Platina e Ribeirão do Pinhal, entre Bandeirantes e Abatiá, entre Jacarezinho e Cambará, entre Jacarezinho e Ribeirão Claro, entre Cornélio Procópio e Sertaneja, e também os acessos de Santa Mariana e Bandeirantes ao Rio Paranapanema.
SEGURANÇA VIÁRIA – O governo estadual investiu no primeiro trimestre mais de R$ 6,8 milhões no reforço de sinalização das rodovias estaduais no Norte e Norte Pioneiro. Até o final do contrato, serão atendidos mais de 4.300 km das regiões. Os serviços integram o Proseg Paraná, um dos maiores programas de segurança viária do Brasil, que executa reforço sinalização horizontal e vertical, além da instalação de dispositivos, como tachas refletivas e defensas metálicas.
ATENDIMENTOS NAS RODOVIAS – O DER/PR iniciou no fim do ano passado o atendimento com serviços de guincho mecânico, inspeção de tráfego e atendimento a outros incidentes em 342,47 quilômetros de rodovias federais e estaduais que eram administradas pela Econorte, no contrato de pedágios do antigo Anel de Integração.
Estão inclusas duas ligações entre Londrina e São Paulo, pela BR-369, rumo a Ourinhos, e pela PR-445, rumo a Assis; um trecho da Rodovia Transbrasiliana (BR-153) entre Jacarezinho e Santo Antônio da Platina; e as ligações entre Jataizinho e Assaí e entre Ibiporã e Sertanópolis, ambos trechos da PR-090. No primeiro trimestre de 2023, foram 1.736 ocorrências realizadas pelas equipes de prestação de socorro.
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Em 2024, Governo do Paraná investiu mais de R$ 250 milhões em segurança alimentar
Published
48 minutos agoon
24 de dezembro de 2024By
Segurança alimentar é uma prioridade no Paraná e a Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab) tem investido em iniciativas sólidas para garantir o acesso à alimentação de qualidade, promover a geração de renda e fortalecer a agricultura familiar. Ela acontece por meio dos programas Compra Direta, Restaurantes Populares, Hortas Urbanas, entre outros.
Em 2024, o Estado reforçou seu compromisso em combater a insegurança alimentar com ações estratégicas e integradas que beneficiaram mais de 500 mil famílias em situação de vulnerabilidade com um investimento de mais de R$ 250 milhões do Estado, promovendo também a sustentabilidade alimentar.
Para isso o Estado se guia pelo Plano de Segurança Alimentar e Nutricional 2024-2027, recém-publicado, que é o resultado de um esforço conjunto da Câmara Governamental Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan-PR) e do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea-PR).
A publicação do plano reafirma o compromisso e a busca do Governo do Estado com a promoção do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) e com a construção de um sistema agroalimentar mais sustentável, que valorize os circuitos curtos de comercialização e respeite os hábitos alimentares da população paranaense. Esse novo plano abrange 9 eixos, com seus respectivos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além de 83 metas e 170 ações relacionadas.
COMPRA DIRETA – O programa que visa adquirir gêneros alimentícios de cooperativas ou associações da agricultura familiar, para entregar diretamente à rede socioassistencial do Estado, beneficiou cerca de mil entidades filantrópicas do Paraná, atendendo 358,6 mil pessoas com o recebimento de alimentos diversificados. Essa ação promoveu também a geração de renda para aproximadamente 20,4 mil agricultores familiares de 179 associações e cooperativas do Estado, totalizando um investimento de R$ 60 milhões.
Os contratos assinados em 2024 finalizam em fevereiro de 2025 e uma nova chamada pública, que prevê a contratação de R$ 70 milhões em gêneros da agricultura familiar, está em fase final de planejamento.
LEITE DAS CRIANÇAS (PLC) – O programa que busca combater a desnutrição infantil, fornecendo diariamente 1 litro de leite enriquecido com vitaminas A, D e ferro quelato para crianças de 6 a 36 meses pertencentes a famílias em situação de vulnerabilidade social, em 2024 distribuiu aproximadamente 36,5 milhões de litros de leite de 4,5 mil produtores nos 1.291 pontos de distribuição espalhados pelo Estado, atendendo cerca de 100 mil crianças e totalizando um investimento de R$ 166 milhões.
O PLC é um programa intersecretarial, que conta com a participação da Seab, secretarias de Estado da Educação, da Justiça e Cidadania (Seju), e da Saúde (Sesa), além do monitoramento e fiscalização do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Paraná (Consea-PR).
PROGRAMA AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS (PAA) – O programa federal compra alimentos produzidos pela agricultura familiar e destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino. Entre a execução mista (com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome) e a direta (com a Seab), estão sendo beneficiados 1.666 agricultores de 162 municípios, com recursos na ordem de R$ 17,9 milhões. O grande destaque do ano foi a estreia do PAA Indígena, que beneficiou comunidades de 24 municípios com as maiores concentrações populacionais, totalizando R$ 1,5 milhão de investimento.
RESTAURANTES POPULARES – Em 2024 o programa de restaurantes que oferecem refeições saudáveis e acessíveis para a população vulnerável formalizou 4 convênios para a construção e implantação de restaurantes populares nos municípios de Pato Branco, Cianorte, Campo Mourão e Quedas do Iguaçu. Os convênios totalizaram um investimento de R$ 21,5 milhões (Seab + municípios) e beneficiaram diretamente cerca de 5.500 pessoas.
HORTAS URBANAS, CENTRAIS PÚBLICAS E FEIRAS, COZINHAS E PANIFICADORAS – Em 2024 foram formalizados 22 convênios que beneficiaram diretamente a população de 11 regionais. Os convênios totalizaram um investimento de 3,6 milhões (Seab + municípios) e devem beneficiar diretamente 38.838 pessoas.
SISTEMA NACIONAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL – Atualmente o Paraná é o Estado com maior número de adesões em números absolutos ao Sisan, com 319 municípios, que correspondem a 24,5% do total de 1.301 adesões nacionais. A iniciativa possibilita que os municípios tenham acesso facilitado a recursos e políticas públicas nacionais, além de demonstrar o compromisso crescente com o combate à fome.
Fonte: Governo PR
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